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O RASCUNHO ESTÁ PRONTO – E AGORA?

O RASCUNHO ESTÁ PRONTO – E AGORA?

Antes de entregar sua redação, faz-se necessário lê-la várias vezes, com atenção, atribuindo a cada uma das leituras um objetivo ou uma função, como, por exemplo:

CONVERSA INICIAL

O segredo para melhorar a redação depois de pronta no rascunho é nunca passar a limpo imediatamente após ter terminado a primeira versão. A proximidade entre você e seu texto faz com que sua criticidade esteja baixa e você não perceba informações faltando, palavras repetidas, erros ortográficos, entre outros. Desse modo, o primeiro passo para otimizar a qualidade do seu texto é ter um intervalo mínimo de 20 minutos entre o fim da elaboração e o início da reescrita. O ideal mesmo é fazer a redação no início do exame e só passá-la a limpo no final da prova, após ter feito as questões objetivas.

ASSUMA UMA POSTURA DE BANCA

Antes de entregar sua redação, faz-se necessário colocar-se no lugar do seu leitor (no caso, a banca) que lerá sua produção textual com atenção e atribuirá nota a cada competência. Assim, você pode propor a si mesmo uma leitura em busca de possíveis erros.

Uma alternativa prática é submeter-se a um questionário bem preciso relacionado a essas competências:

01. O que escrevi atende, perfeitamente, à proposta apresentada?

Você deve saber se cada palavra do tema foi abordada durante o texto.

02. Estão bem definidas as partes do meu texto (introdução, desenvolvimento e conclusão)?

Nesta parte é bom perceber se o desenvolvimento retoma elementos apresentados na introdução.

03. Há erros de modalidade padrão?

Regência, crase, colocação, concordância e adequação à escrita formal são essenciais para a primeira competência.

04. Há algum elemento (palavras, frases, parágrafos) solto no texto?

Qualquer fragmento que não contribua para o tema age contra ele. Fique ligado.

05. Seus parágrafos estão mais ou menos simétricos?

Tamanho de parágrafo não é critério de correção, mas a deformidade entre eles pode revelar que você dedicou mais esforço sobre um tópico em detrimento de outro dentro do seu texto.

06. Existe a repetição de qualquer tipo de elemento?

Sejam pronomes, conjunções ou qualquer substantivo, classifique as palavras e tente não repetir. Palavras muito comuns (repita pouco em cada parágrafo); palavras comuns (só repita em parágrafos diferentes, se muito necessário); palavras incomuns (NÃO REPITA NUNCA).

07. Ocorrem períodos muito longos ou confusos?

Dentro dos parágrafos, procure evitar o período único. Trabalhe com uma média de 3 períodos por parágrafo.

08. Minha proposta de intervenção apresenta AGENTE + AÇÃO + MEIO/MODO + DETALHAMENTO + FINALIDADE?

Sua conclusão deve retomar sua abordagem do tema e apresentar cada um desses elementos que valem 40 pontos.

09. Usei recursos que demonstrem domínio de outras áreas de conhecimento (história, física, biologia, etc.) relacionados ao eixo temático da redação?

A competência 2 requer a apresentação de um repertório social, relacionado ao seu eixo temático, que ajude a ilustrar seu posicionamento.

10. Apresentei dados, exemplos, fatos relacionados ao meu posicionamento?

Informações jornalísticas atuais representam um poderoso aliado em seu processo de argumentação.

11. Meus parágrafos de desenvolvimento apresentam frase crítica?

É muito importante envolver-se, posicionar-se e criticar os dados que você emprega no texto. Lembre-se: você não está produzindo um texto jornalístico. A marca de autoria é essencial!

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