Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Search

Estude para o Enem totalmente grátis

INTRODUÇÃO: Nota 1000 Rápida e Fácil

INTRODUÇÃO: Nota 1000 Rápida e Fácil

Olá! A partir de agora, apresentamos 3 redações nota 1000 cuja estrutura é simples e fácil de assimilar. Se você já segue um modelo próprio e ele tem sido bem avaliado, é claro, mantenha e aperfeiçoe sua escrita. Porém, se você ainda se sente perdido em algum aspecto, este é o momento de ajustar os detalhes ou se inspirar em modelos rápidos e fáceis de introdução.

TEMA: GESTANTES EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE NO BRASIL

TEXTO 1

Atualmente, no Brasil, há um número alarmante de mulheres grávidas em presídios. A falta de atenção médica humanizada nesse contexto permite-nos considerar que a situação de gestantes em situação de cárcere no país representa um problema a ser enfrentado de maneira mais organizada em nossos dias. Isso se evidencia não apenas pela precariedade nos tratamentos de prénatal, como também por agressões sofridas por essas mulheres.

Comentário: Este pode ser considerado um parágrafo clássico que segue as três etapas da introdução de forma bem marcada.

Contextualização do tema: Atualmente, no Brasil, há um número alarmante de mulheres grávidas em presídios.

Tese: A falta de atenção médica humanizada nesse contexto permite-nos considerar que a situação de gestantes em situação de cárcere no país representa um problema a ser enfrentado de maneira mais organizada em nossos dias.

Projeto de texto: Isso se evidencia não apenas pela precariedade nos tratamentos de pré-natal, como também por agressões sofridas por essas mulheres.

OBSERVAÇÃO

A contextualização do tema realizou-se por meio de livre comentário relacionado a uma das palavras do tema. Vale lembrar que a tese se apoia na adaptação da dica “a situação de gestantes em situação de cárcere no país representa um problema a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira”.

No parágrafo, o autor optou por argumentos em vez de encaminhamento argumentativo.

TEXTO 2

A Lei n° 11492, sancionada em 2009, prevê a garantia de atendimento médico à gestante em cárcere no período pré-natal e no pós-parto. No Brasil, entretanto, inúmeras violações são cometidas em relação a essa parcela da população, como violência e discriminação. Desse modo, convém analisarmos as principais causas e consequências dessa problemática.

Comentário: Este Texto 2 segue as três etapas em ordem, porém se utiliza de alternativas completamente diferentes. Trata-se de uma introdução curta e objetiva.

Contextualização do tema: A Lei n° 11492, sancionada em 2009, prevê a garantia de atendimento médico à gestante em cárcere no período pré-natal e no pós-parto.

Tese: No Brasil, inúmeras violações são cometidas em relação a essa parcela da população, como violência e discriminação.

Projeto de texto: Desse modo, convém analisarmos as principais causas e consequências dessa problemática.

OBSERVAÇÃO

A contextualização do tema realizou-se por meio da apresentação prévia do repertório sociocultural relacionado a uma das palavras do tema. Trata-se da estrutura denominada “Mundo Ideal X Mundo Real”, em que se parte de uma reflexão positiva para posteriormente contrapô-la a uma tese crítica/ negativa. No parágrafo, o autor optou por encaminhamento argumentativo em vez de utilizar-se de argumentos.

TEXTO 3

No século XVIII, a França passou por um período em que o Estado negligenciava as aspirações de seu povo e desrespeitava condições humanas básicas de existência. De forma análoga, ocorre atualmente, no Brasil, em relação à precária situação das gestantes mantidas em cárcere. Isso não só se deve à falta de acesso a tratamentos médicos adequados como também às agressões durante o parto.

Comentário: Outro parágrafo simples, objetivo e bem pontuado. Também segue as três etapas da introdução de forma bem marcada.

Contextualização do tema: No século XVIII, a França passou por um período em que o Estado negligenciava as aspirações de seu povo e desrespeitava condições humanas básicas de existência .

Tese: De forma análoga, ocorre atualmente, no Brasil, em relação à precária situação das gestantes mantidas em cárcere.

Projeto de texto: Isso não só se deve à falta de acesso a tratamentos médicos adequados como também às agressões durante o parto.

OBSERVAÇÃO

A contextualização do tema realizou-se por meio da apresentação do repertório sociocultural que serve de base para introdução da tese.

Convém observar a articulação entre os dois primeiros períodos com “De forma análoga”, o que permite ao autor interromper a reflexão histórica do passado e apresentar sua tese vinculada ao presente.

No parágrafo, o autor optou por argumentos em vez de encaminhamento argumentativo.

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook OS SEGREDOS DA REDAÇÃO NOTA 1000, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno