Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Search

Estude para o Enem totalmente grátis

INTRODUÇÃO NOTA 1000 NO ENEM

INTRODUÇÃO NOTA 1000 NO ENEM

A introdução é uma das partes mais importantes de um texto. Trata-se de uma parte inicial da redação que apresenta três finalidades importantes:

O primeiro parágrafo de uma redação representa uma de suas partes mais importantes, por isso vamos detalhar relevantes observações sobre ele. Neste módulo, dividimos nossa discussão em duas partes: como começar a introdução e como terminar a introdução. Para iniciar um texto argumentativo, destacamos algumas possibilidades e modelos de organização textual.

COMO COMEÇAR UMA BOA INTRODUÇÃO?

MODELO: ENUMERAÇÃO INICIAL

Uma possibilidade produtiva para abrir seu texto é a enumeração inicial. Você destaca três ou quatro palavras impactantes relacionadas ao tema e começa seu texto com elas. Pode apresentá-las com vírgula ou ponto, respeitando o emprego de maiúsculas e minúsculas. Umas das estratégias consiste em: você pensar em 4 tópicos, empregar três na enumeração e um na construção da sua tese. Vejamos um exemplo com o tema “Persistência da violência contra mulher na sociedade brasileira”, usando os tópicos desigualdade salarial, abuso sexual, feminicídio e assédio moral no mercado de trabalho.

Desigualdade salarial, abuso sexual, feminicídio. Entre os vários desafios enfrentados pela mulher contemporânea figura o assédio moral no mercado de trabalho, o que corrobora uma nociva situação de instabilidade profissional e psicológica, herança da estrutura patriarcal formadora da organização social brasileira. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais consequências dessa prática de desrespeito em nosso tecido social.

MODELO: MUNDO IDEAL X MUNDO REAL

Esse tipo de parágrafo de introdução permite que você faça um contraste entre fatores positivos e negativos relacionados ao tema. O positivo pode ser algo de fora do Brasil, ou do passado, ou específico de dentro do Brasil, ou uma citação, ou uma situação hipotética, ou situação literária etc. O negativo necessariamente será uma situação do Brasil e revelará a sua tese. Trata-se de uma boa oportunidade para iniciar seu texto demonstrando sua capacidade de analisar os problemas do Brasil a partir de uma perspectiva mais abrangente. Vejamos o exemplo:

TEMA: Crise hídrica.

MUNDO IDEAL: Em muitos países do mundo, o uso consciente de água já se tornou uma prioridade.

MUNDO REAL: No Brasil, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminaram na recente crise hídrica.

ARGUMENTOS: Falta de interesse da população. Falta de investimento do poder público.

OU

DIRECIONAMENTO ARGUMENTATIVO: É pertinente analisarmos os elementos causadores dessa crise.

INTRODUÇÃO 1

(com conectivos e sem repetição de palavras):

Consoante às práticas de desenvolvimento sustentável em países como a Inglaterra, Austrália e Japão, o combate ao desperdício de água tornou-se prioridade nas últimas décadas; no Brasil, entretanto, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica que atualmente afeta milhões de pessoas. Isso se evidencia não só pela falta de interesse da população, mas também pela ausência de investimento do poder público.

INTRODUÇÃO 2
(com conectivos e sem repetição de palavras):

Consoante às práticas de desenvolvimento sustentável em países como a Inglaterra, Austrália e Japão, o combate ao desperdício de água tornou-se prioridade nas últimas décadas; no Brasil, entretanto, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica que atualmente afeta milhões de pessoas. Nesse sentido, é relevante analisarmos os elementos causadores dessa problemática.

MODELO: ALUSÃO HISTÓRICA

Trata-se de um dos modelos mais impactantes para a banca. Com ele, o candidato já parte da demonstração do seu domínio de outras áreas do conhecimento, o que eleva a nota na competência 2.

Nesse tipo de introdução, você abre seu texto com uma referência histórica – geralmente algo do passado – e estabelece uma relação com o problema atual implicado no tema. Em seguida, apresenta seus argumentos, enumeração final ou direcionamento argumentativo.

TEMA: Crise hídrica

APRESENTAÇÃO HISTÓRICA: Desde a chegada oficial dos portugueses ao Brasil no final do século XV, parte da sociedade vive no país sob a equivocada compreensão de que nossos recursos naturais são inesgotáveis.

PROBLEMA: Atualmente, no Brasil, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica.

ARGUMENTOS 1: Falta de interesse da população. Falta de investimento do poder público.

OU

ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO 2: É pertinente analisarmos os elementos causadores dessa crise.

NTRODUÇÃO 1
(com conectivos e sem repetição de palavras):

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil no final do século XV, parte da sociedade vive no país sob a equivocada compreensão de que nossos recursos naturais são inesgotáveis; atualmente, entretanto, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica que atualmente afeta milhões de pessoas. Isso se evidencia não só pela falta de interesse da população, mas também pela ausência de investimento do poder público.

INTRODUÇÃO 2
(com conectivos e sem repetição de palavras):

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil no final do século XV, parte da sociedade vive no país sob a equivocada compreensão de que nossos recursos naturais são inesgotáveis; atualmente, entretanto, o atraso nas discussões pertinentes ao uso sustentável da água culminou na recente crise hídrica que atualmente afeta milhões de pessoas. Nesse sentido, é relevante analisarmos os elementos causadores dessa problemática.

COMO TERMINAR UM BOM PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO?

Como vimos em outros módulos, uma das formas mais seguras para o encerramento da introdução é apresentar os argumentos que serão discutidos no desenvolvimento. No entanto, existem outras maneiras possíveis de construção e você deve utilizar aquela com que se sente mais à vontade. Entre as novas possibilidades de encerramento do primeiro parágrafo que você aprenderá neste módulo, um dos mais produtivos é a chamada introdução por encaminhamento argumentativo.

O QUE É INTRODUÇÃO POR ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO

Neste modelo, você pode começar sua introdução com tese, com comentário crítico, com citação contextualizada ou da maneira que lhe couber, pois o diferencial está no final. No final do parágrafo de introdução, você encerra sem citar os argumentos, mas apresenta um encaminhamento do que será abordado no desenvolvimento.

INTRODUÇÃO 2
(com conectivos e sem repetição de palavras):

Desde a chegada oficial dos portugueses ao Brasil, em 1500, até os dias de hoje, vive-se sob a equivocada compreensão que nossos recursos naturais são inesgotáveis; atualmente, entretanto, o atraso nas discussões em relação ao seu uso sustentável culminaram na recente crise hídrica no país. Nesse sentido, é relevante analisarmos as principais consequências dessa problemática para a sociedade brasileira.

Como você percebeu, a última frase do parágrafo não apresenta argumentos específicos, mas explicita para banca qual a linha argumentativa traçada para explorar o tema. É muito importante que você destine seus parágrafos de desenvolvimento a esse “contrato” de escrita. Isso contribuirá para seu PROJETO DE TEXTO (Competência 3).

QUAIS OS MODELOS DE ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO?

Existem vários tipos possíveis de encaminhamento argumentativo. Neste módulo, trataremos dos mais práticos para a sua prova discursiva: encaminhamento argumentativo por causa, encaminhamento argumentativo por consequência, encaminhamento argumentativo dialético, encaminhamento argumentativo por base histórica, encaminhamento argumentativo por soluções e encaminhamento argumentativo roteirizado.

Encaminhamento argumentativo por causa

Na introdução terminada em encaminhamento argumentativo por causa, você mostra à banca qual a relevância de dissertar sobre os fatores que ocasionaram o problema implicado no tema. Mas atenção, você não cita tais fatores na introdução, apenas assinala que vai tratá-los durante o desenvolvimento.

Passo a passo:

1. Identifique o tema.

2. Identifique o problema social que o tema reflete (X).

3. Construa seu parágrafo, dentro do tema, acerca do problema social identificado.

4. Encerre com uma das seguintes frases a seguir (ou semelhante criada por você):

– Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas para o aumento de X em nossa sociedade.

– É, pois, necessário avaliar os principais elementos motivadores da propagação de X em nosso país nos últimos anos.

– Sob esse aspecto, é relevante compreendermos as reais causas de X para o Brasil.

Como fica na prática?

TEMA: Crise hídrica

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, atualmente a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas para o aumento da seca em nossa sociedade.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, atualmente a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. É, pois, necessário avaliar os principais elementos motivadores da propagação desse fenômeno em nosso país nos últimos anos.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, atualmente a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Sob esse aspecto, é relevante compreendermos as reais causas dessa profunda falta de água para o Brasil.

Encaminhamento argumentativo por consequências

Na introdução terminada em encaminhamento argumentativo por consequência, você mostra à banca a relevância de dissertar sobre implicações que derivam do problema relacionado ao tema. Lembramos novamente que você não cita tais fatores na introdução, apenas assinala que vai tratá-los durante o desenvolvimento.

Passo a passo:

1. Identifique o tema.

2. Identifique o problema social que o tema reflete (X).

3. Construa seu parágrafo, dentro do tema, acerca do problema social identificado.

4. Encerre com uma das seguintes frases a seguir (ou semelhante criada por você):
– Nesse sentido, convém discutirmos os principais resultados relacionados ao aumento de X em nossa sociedade.
– É, pois, necessário avaliar as consequências do propagação de X em nosso país nos últimos anos.
– Sob esse aspecto, é relevante compreendermos o real legado que X impõe à sociedade brasileira.

Como fica na prática?

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Nesse sentido, convém discutirmos os principais resultados relacionados ao aumento da seca em nossa sociedade.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. É, pois, necessário avaliar as consequências da propagação desse fenômeno em nosso país nos últimos anos.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Sob esse aspecto, é relevante compreendermos o real legado que a seca impõe à sociedade brasileira.

Encaminhamento argumentativo dialético

Por meio do encaminhamento argumentativo dialético, você mostra para a banca a relevância de dissertar sobre os fatores positivos e negativos relacionados ao tema. É importante frisar que você não cita tais fatores na introdução, apenas assinala que vai tratá-los durante o desenvolvimento.

Passo a passo:

1. Identifique o tema.

2. Identifique o problema social que o tema reflete (X).

3. Construa seu parágrafo, dentro do tema, acerca do problema social identificado.

4. Encerre com uma das seguintes frases a seguir (ou semelhante criada por você):
– Nesse sentido, convém discutirmos os principais fatores negativos e positivos relacionados a esse fenômeno social em nossos dias.
– É, pois, necessário avaliar os reais benefícios e malefícios dessa nova conjuntura em nosso país.
– Sob esse aspecto, é relevante compreendermos os fatores negativos e positivos que a nova conjuntura revela no Brasil.

Como fica na prática?

• A inversão da pirâmide etária no Brasil, apesar de revelar o aumento na expectativa de vida em nossa sociedade derivado do avanço da medicina, entre outros fatores sociais e tecnológicos, mostra-nos também o quanto a saúde pública, os planos de previdência e a estrutura urbana encontram-se deficitários para receber a população idosa. Nesse sentido, convém discutirmos os principais fatores negativos e positivos relacionados a esse fenômeno social em nossos dias.

• A inversão da pirâmide etária no Brasil, apesar de revelar o aumento na expectativa de vida em nossa sociedade derivado do avanço da medicina, entre outros fatores sociais e tecnológicos, mostra-nos também o quanto a saúde pública, os planos de previdência e a estrutura urbana encontram-se deficitários para receber a população idosa. É, pois, necessário avaliar os reais benefícios e malefícios dessa nova conjuntura em nosso país.

• A inversão da pirâmide etária no Brasil, apesar de revelar o aumento na expectativa de vida em nossa sociedade derivado do avanço da medicina, entre outros fatores sociais e tecnológicos, mostra-nos também o quanto a saúde pública, os planos de previdência e a estrutura urbana encontram-se deficitários para receber a população idosa. Sob esse aspecto, é relevante compreendermos os fatores negativos e positivos que a nova conjuntura revela no Brasil.

Encaminhamento argumentativo por base histórica

Com o encaminhamento argumentativo por base histórica, você mostra para a banca a relevância de dissertar sobre as circunstâncias históricas que se relacionam ao problema implicado no tema. É importante ressaltar que você deve apenas dar indícios de quais argumentos serão discutidos no desenvolvimento.

Passo a passo:

1. Identifique o tema.

2. Identifique o problema social que o tema reflete (X).

3. Construa seu parágrafo, dentro do tema, acerca do problema social identificado.

4. Encerre com uma das seguintes frases a seguir (ou semelhante criada por você):
– Nesse sentido, convém discutirmos alguns dos fatores históricos relacionados ao aumento de X em nossa sociedade.
– É, pois, necessário avaliar os elementos históricos que compõem o aumento de X em nosso país nos últimos anos.
– Sob esse aspecto, é relevante compreendermos as reais causas que conduziram o Brasil a X.

Como fica na prática?

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Nesse sentido, convém discutirmos alguns dos fatores históricos relacionados ao aumento da seca em nossa sociedade.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. É, pois, necessário avaliar os elementos históricos que compõem o aumento da seca em nosso país nos últimos anos.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Sob esse aspecto, é relevante compreendermos as reais causas que conduziram o Brasil a essa seca sem precedentes.

Encaminhamento argumentativo por soluções

No encaminhamento argumentativo por soluções, você mostra para a banca qual a relevância de dissertar sobre possíveis medidas que possibilitam resolver o problema indicado no tema. Você não deve citar os argumentos, mas dar indícios de que vai discuti-los no desenvolvimento.

Passo a passo:

1. Identifique o tema.

2. Identifique o problema social que o tema reflete (X).

3. Construa seu parágrafo, dentro do tema, acerca do problema social identificado.

4. Encerre com uma das seguintes frases a seguir (ou semelhante criada por você):
– Nesse sentido, convém discutirmos possíveis soluções para o nocivo agravamento de X em nossa sociedade.
– É, pois, necessário analisar as possíveis medidas solucionadoras ao nocivo agravamento de X em nosso país nos últimos anos.
– Sob esse aspecto, é relevante considerar quais medidas seriam mais efetivas para resolver essa triste problemática dos últimos anos no Brasil.

Como fica na prática?

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. É necessário analisar possíveis medidas solucionadoras ao agravamento dessa problemática em nosso país nos últimos anos.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. É necessário analisar as possíveis medidas solucionadoras ao nocivo agravamento da seca em nosso país nos últimos anos.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Sob esse aspecto, é relevante considerar quais medidas seriam mais efetivas para resolver essa triste problemática dos últimos anos no Brasil.

Cuidado!

Se você utilizar o desenvolvimento para indicar soluções, elas já serão analisadas pela banca como proposta de intervenção. Por isso, além de exemplos e citações para comprovar o que você escreve, é necessário também que se apresente AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, DETALHAMENTO.

Encaminhamento argumentativo roteirizado

Trata-se de um dos mais produtivos, muito utilizado pelos candidatos bem avaliados no ENEM. Neste tipo de encaminhamento, você assinala à banca que pretende falar sobre causas, consequências e possível medida. Quando a banca percebe que cada parágrafo do texto equivale a um desses tópicos, sua avaliação de projeto de texto é majorada.

Passo a passo:

1. Identifique o tema.

2. Identifique o problema social que o tema reflete (X).

3. Construa seu parágrafo, dentro do tema, acerca do problema social identificado.

4. Encerre com uma das seguintes frases a seguir (ou semelhante criada por você):
– Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse preocupante cenário em nossa sociedade.
– É, pois, necessário analisar as principais causas, consequências e possível medida para atenuar o agravamento desse fenômeno em nosso país.
– Sob esse aspecto, é relevante considerarmos as principais causas, consequências e refletirmos sobre como resolver essa triste problemática social no Brasil.

Para ajudar a revelar marca de autoria, acrescentamos expressões como “possíveis”, “efetivas”, “nocivas” e “triste”. Desse modo, o texto demonstra melhor seu posicionamento crítico.

Como fica na prática?

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Nesse sentido, convém discutirmos as principais causas, consequências e possível medida relacionada a esse preocupante cenário em nossa sociedade.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. É, pois, necessário analisar as principais causas, consequências e possível medida para atenuar o agravamento desse fenômeno em nosso país.

• Casas sem água. Hospitais em estado de alerta. Regiões em seca. Não mais percebida como uma circunstância da natureza, hoje a crise hídrica no Brasil vem sendo interpretada como um dos maiores problemas político-sociais de nossos dias. Sob esse aspecto, é relevante considerarmos as principais causas, consequências e refletirmos sobre como resolver essa triste problemática social no Brasil.

INTRODUÇÃO COM ENUMERAÇÃO FINAL

Após contextualizar o tema e apresentar a tese, você pode demonstrar seu projeto de texto por meio de uma enumeração final. Nela, você destaca os aspectos que pretende abordar no desenvolvimento.

Como fica na prática?

A inversão da pirâmide etária no Brasil, apesar de revelar o aumento na expectativa de vida em nossa sociedade, mostra-nos também o quanto a saúde pública e nosso sistema econômico encontram-se deficitários para receber a população com mais idade. Entre os fatores relacionados a essa reorganização social, destacam-se a reforma previdenciária, organização urbana e a carência da medicina especializada em idosos.

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook OS SEGREDOS DA REDAÇÃO NOTA 1000, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno