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COMPETÊNCIA 2

COMPETÊNCIA 2

Compreenda a proposta de redação e aplique conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

O ISSO QUER DIZER?

A competência 2 avalia estrutura, tema e repertório.

Estrutura = Dissertação.

Tema = Frase temática completa.

Repertório = Informações utilizadas pelo candidato para
dar suporte às suas ideias.

QUANTO VALE?

40. Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.

80. Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio
insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.

120. Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

160. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

200. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

OBSERVAÇÃO

Não há grau zero, pois o candidato que zera esta competência, zera automaticamente a redação. A fuga ao tema condena a redação e ela nem sequer é corrigida pela banca.

SOBRE A ESTRUTURA

No Exame Nacional do Ensino Médio, a estrutura textual exigida, desde o início desta avaliação, é o modelo dissertativoargumentativo. Como vimos anteriormente, essa tipologia baseiase nas explicitações das relações argumentativas e crítica sobre os argumentos apresentados. O texto dissertativo-argumentativo apresenta o posicionamento do autor sobre determinado tema e pode utilizar como recursos de persuasão fatos, dados, argumentos, exemplificações, citações, alusões, no sentido de persuadir o seu leitor, ou seja, a banca.

SOBRE O TEMA

Em um tema como “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, por exemplo, o candidato não deve se prender a causas na abordagem do tema, pois o termo “efeitos” pressupõe “consequências”. Além disso, não deve focar em medidas semelhantes fora do Brasil, pois o tema explicita a necessidade de abordar o tema em nosso país. Desse modo, cada expressão acrescida ao assunto (ideia central = Lei Seca) precisa ser tratada dentro do texto apresentado.

GRANDE DICA: Os temas do ENEM estão sempre compreendidos entre 7 eixos temáticos que se revezam entre criança, meio ambiente, minoria, comunicação social, comportamento social, mobilização social e valorização do conhecimento. Portanto, procure aproximar-se de informações relacionadas aos problemas sociais voltados a essas vertentes.

SOBRE O REPERTÓRIO

Entendem-se por repertório as informações reunidas no texto para comprovar o ponto de vista do autor do texto. Para apresentar tais informações, o autor costuma usar três fontes distintas na hora de redigir: o repertório pessoal (não aconselhável, por ser subjetivo), o repertório dos texto motivadores (perigoso, pois pode ser considerado cópia dos mesmos e abaixar a sua nota na competência 2) e o sociocultural (aconselhável).

OBSERVAÇÃO

Atualmente, o ENEM valoriza as citações e os conteúdos relacionados às palavras que foram apresentadas no tema. Portanto, não procure decorar uma citação para tentar encaixá-la apenas a partir do que você argumenta. Um tema como “Publicidade infantil no Brasil”, por exemplo, implicaria na exigência de um repertório relacionado à palavra “publicidade” ou “infantil”.

O PRÓPRIO INDIVÍDUO COMO FONTE

O repertório pessoal está relacionado às experiências próprias da vida de cada indivíduo, que muitos candidatos querem usar como exemplo para validar sua tese. Apesar de a tese até poder ser válida e o argumento até combinar com ele, a experiência particular não deve ser ponto de partida para comprovar nenhum posicionamento argumentativo.

Exemplo:

É possível afirmar que a economia do Brasil tem melhorado nos últimos anos. Isso se evidencia pelo meu pai, que recentemente conquistou a compra da sua primeira casa própria como da minha tia, que recebeu já o terceiro aumento de salário em seu emprego.

A COLETÂNEA DE TEXTOS COMO FONTE

O repertório dos textos motivadores representa um perigo. Se o aluno copia suas palavras, o trecho é desconsiderado pela banca. Se o aluno faz uma paráfrase dos trechos da coletânea, as passagens só vão compor uma boa pontuação se na argumentação o candidato não se restringir às ideias do texto de apoio. Desse modo, a qualidade dos seus argumentos está ligada principalmente à apresentação de novos dados relacionados ao tema da redação.

CULTURA E SOCIEDADE COMO FONTE

Entende-se como repertório sociocultural as informações validadas pelas diversas áreas de conhecimento como disciplinas escolares, artes, música, entre outros. Apesar de música, desenho animado, filmes e outros elementos poderem contribuir para um bom texto, a forma mais segura de usar conteúdo cultural em seu texto é apropriar-se de informações relacionadas a matérias escolares: História, Filosofia, Biologia, Sociologia, Física, Matemática, etc.

OBSERVAÇÃO

Uma das principais preocupações do candidato deve ser, porém, contextualizar, retomar, explicitar as referências que emprega. Portanto, em vez de empregar várias citações de variadas disciplinas, o ideal é retomar a que já foi usada com seu contexto histórico, com seus ideais, com os personagens envolvidos na situação do que foi mencionado.

Uma outra fonte a ser combinada com esses dados relaciona-se aos fatos cotidianos. Usar jornais, revistas e outras base de informação e notícia para dar suporte aos seus posicionamento contribui bastante para sua boa pontuação.

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