ESTRUTURA DISSERTATIVA E CORREÇÃO DIRIGIDA
Já sabemos que dissertação implica posicionamento (tese) e comprovação (argumentos). Já sabemos que cada parágrafo do desenvolvimento deve retomar elementos da introdução. Já sabemos que a proposta de intervenção deve relacionar-se ao problema relacionado ao tema e discutido no texto. Já sabemos que as citações de jornais revistas bem como menção de fatos de outras matérias ou áreas de cultura favorecem a pontuação do texto. É, portanto, necessário, revermos como as notas se relacionam nas competências.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
0 pontos: Não conhece a norma culta da Língua Portuguesa
40 pontos: Demonstra domínio precário da norma culta, desvios frequentes e diversos
80 pontos: Demonstra domínio insuficiente, com muitos desvios
120 pontos: Demonstra domínio médio, com alguns desvios
160 pontos: Demonstra bom domínio, com poucos desvios
200 pontos: Demonstra domínio excelente, desvios são aceitos como exceção e sem reincidência
Competência 2:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
0 pontos: Foge ao tema ou não é um texto dissertativo argumentativo
40 pontos: Tangencia o tema ou têm traços de outros tipos textuais
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80 pontos: Copia trechos dos textos de apoio ou não possui proposição, argumentação e conclusão
120 pontos: Argumentação previsível e domínio mediano das estruturas proposição, argumentação e conclusão
160 pontos: Argumentação consistente e bom domínio das estruturas proposição, argumentação e conclusão
200 pontos: Argumentação consistente, repertório sociocultural produtivo e excelente domínio das estruturas do texto dissertativo argumentativo
Competência 3:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
0 pontos: Informações, fatos e opiniões apresentados não possuem relação com o tema
40 pontos: Informações, fatos e opiniões são pouco relacionados com o tema ou incoerentes, não há defesa de um ponto de vista
80 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas apresentados de forma desorganizada ou contraditória, defendendo o ponto de vista
120 pontos: Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos textos de apoio e pouco organizados, defendendo o ponto de vista
160 pontos: informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma organizada, com indícios de originalidade, defendendo o ponto de vista
200 pontos:
Informações, fatos e opiniões relacionam-se ao tema, de forma consistente e organizada de forma original, defendendo o ponto de vista.
Competência 4:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
0 pontos: Texto não articulado, com ideias fragmentadas
40 pontos: Articulação precária
80 pontos: Repertório precário de recursos coesivos e articulação inadequada entre as partes do texto
120 pontos: Repertório pouco diversificado de recursos coesivos e articulação mediana entre as partes do texto
160 pontos: Repertório diversificado de recursos coesivos e articulação com poucas inadequações entre as partes do texto
200 pontos: Repertório diversificado de
recursos coesivos e boa articulação entre as partes do texto
Competência 5:
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Quais as razões para se atribuir nota 0 (zero) a uma redação?
0 pontos: Sem proposta de solução ou proposta não é relacionada ao tema ou ao assunto
40 pontos: Proposta de solução vaga, ou relacionada somente ao assunto
80 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema, mas elaborada de forma insuficiente, ou não articulada com a discussão do texto
120 pontos: Proposta de solução relacionada ao tema e articulada com à discussão do texto, mas elaborada de forma mediana
160 pontos: Proposta de solução bem elaborada e articulada ao tema e à discussão do texto
200 pontos: Proposta de
solução muito bem elaborada,
detalhada,
articulada ao tema e à discussão do texto
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