Dissertação
Qualquer texto apoiado em argumentos pode ser considerado DISSERTATIVO, porém, para que se tenha uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, é necessário mais do que a exposição de dados, mas as críticas e os comentários sobre esses dados.
É importante desenvolver sua ideia, examinando um tema do modo mais completo possível, através de uma série de raciocínios, a fim de que não fiquem dúvidas a respeito de sua natureza, de seu significado e sentido, de seu conteúdo.
Portanto, dissertar significa expor ideias, juízos, opiniões, pontos de vista, calcados em argumentos, sobre um determinado assunto ou tema;
No ENEM, a abordagem temática surge relacionada a problemas sociais, econômicos, culturais, políticos, científicos, filosóficos.
Recomendações se fazem necessárias à construção de um bom texto dissertativo-argumentativo:1.
1. só pode emitir uma opinião acerca de um assunto aquele que o conhece, de preferência muito bem, a fundo; é preciso que haja uma familiarização com o assunto a ser tratado;
2. as opiniões e os conceitos emitidos numa DISSERTAÇÃO representam a “verdade” de seu autor; logo, este tem que demonstrar um profundo espírito reflexivo, o qual se pode observar através da análise dos fatos, procurando o dissertador, sempre, prová-los, elucidá-los ou refutá-los;
3. elaboração de um plano, que tenha compromisso com a coerência e a coesão, um método de exposição em decorrência do qual as ideias não fiquem soltas, independentes, como se o texto fosse uma “colcha de retalhos”;
4. estar sempre a par dos grandes problemas, dos grandes acontecimentos, de tudo o que está se passando no mundo, saber tratar dos temas em geral, ao máximo possível, o que podemos chamar de “ter cultura geral”;
Não perca mais tempo, inicie agora sua preparação para o ENEM!
5. ter bastante conhecimento do assunto sobre o qual se propõe a escrever, além de inteligência, da habilidade, do enfoque e da concepção do assunto;
6. não se deve achar que escreve melhor quem escreve muito; não confundir quantidade com qualidade. Cada proposta de redação exige uma extensão que lhe convém, de acordo com a importância do tema e da cultura e da “competência” de quem irá expor o assunto.
7. nunca se esquecer de que ninguém escreve para si próprio; o destinatário de sua mensagem deverá, sempre, ser outrem, o que vale uma lembrança: ponha-se no lugar do receptor e procure sentir se o texto que você produziu traduz, verdadeiramente, o seu objetivo, de forma clara, correta e concisa; se você, o redator do texto, a fonte geradora da redação, sente dificuldades para compreender, e aceitar, certas passagens de seu escrito, imagine a situação em que ficará o leitor.
8. de acordo com o manual do candidato, a prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, espera-se que você defenda uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
Gostou de nosso conteúdo sobre redação para o enem?
Temos uma série de outros conteúdos que podem te interessar , dentre eles aulas de redação para o enem
e possíveis temas de redação para o enem 2022…
Para ficar por dentro deste nosso conteúdo se inscreva em nossa lista
MODALIDADE PADRÃO É IMPORTANTE.
Não se esqueça de que seu texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Você deverá, também, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
É POSSÍVEL ZERARA A REDAÇÃO?
A redação receberá nota zero se apresentar uma das características a seguir: – fuga total ao tema; – não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; – extensão de até sete linhas; – cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos motivadores apresentados no caderno de questões; – impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação; – parte deliberadamente desconectada do tema proposto; – assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante; – texto integralmente em língua estrangeira; – desrespeito aos direitos humanos; e – folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Para efeito de avaliação e de contagem do mínimo de linhas, a cópia parcial dos textos motivadores ou de questões objetivas do caderno de questões acarretará a desconsideração do número de linhas copiadas, valendo somente as que foram produzidas pelo participante.
E COMO SUA REDAÇÃO SERÁ CORRIGIDA?
Sua redação será corrigida de acordo com as cinco competências, usadas como critério de avaliação do seu texto. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma dessas competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
O QUE É DISCREPÂNCIA?
Considera-se discrepância quando as notas atribuídas pelos avaliadores – diferirem, no total, por mais de 100 pontos; ou – obtiverem diferença superior a 80 pontos em qualquer uma das competências. Nesse caso, o texto passa por novos avaliadores.
Durante nosso curso, um módulo dedicado à introdução, outro ao desenvolvimento e mais um à conclusão. Neles, discutiremos a estruturação de cada uma dessas partes que juntas compõem a estrutura dissertativa do ENEM.
NO ENEM, TÍTULO NÃO É IMPORTANTE!
O título é elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita. Porém, o título não será avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências da matriz de referência.
CADASTRE-SE
E receba em primeira-mão todas as novidades dos Vestibulares, Ofertas, Promoções e mais!