Assunto, tema e tese no ENEM
DOIS DEDOS DE PROSA
Uma das principais preocupações e, talvez, a maior dificuldade de muitos candidatos a ENEM, vestibulares e concursos, de uma maneira geral, reside no ato de escrever. Escrever bem não é tão difícil como aparenta à primeira vista. Contudo, é preciso APRENDER a redigir. Faz-se necessário vencer a preguiça e o medo. Este é fruto da insegurança, que, por sua vez, pode ter origem nas incertezas, na falta de conhecimento e de ideias, no fato de a pessoa não saber organizar bem o pensamento. Aquela se deve muito mais a um aspecto cultural e prático: não temos o hábito de escrever e é “muito mais fácil (prático e objetivo) falar”.
Não se aprende a redigir “por decreto”. Na verdade, é um processo gradual e sistemático, que parte do indivíduo desde a sua iniciação nos estudos e o acompanha pelo resto de sua vida. Escrever é um processo constante, que se renova a cada momento, através da prática de exercícios de escrita. No começo, pode parecer um pouco difícil transpor os obstáculos que surgirão à sua frente, entretanto, com dicas simples e práticas, você descobrirá que a escrita é um produto com características simples que podem ser treinadas e aperfeiçoadas por você através das suas redações. A produção textual também lhe permitirá desenvolver melhor sua capacidade de compreender o mundo em que vive e, numa visão prática e objetiva, poderá responder, com mais propriedade e certeza, às questões que lhe serão propostas nas mais diversas áreas do conhecimento. Daí surge também a preocupação com o tema.
Para escrever bem e com desembaraço, é preciso, antes, falar bem e praticar, com bastante frequência, o hábito da leitura. Isso não quer dizer que você já tenha de ser um grande leitor hoje, mas que deva se tornar daqui para frente e com a nossa ajuda no ProEnem. Isso permite desenvolver, sem se dar conta, seu potencial de expressão escrita, uma vez que uma boa leitura faz com que seu vocabulário se amplie e que as boas estruturas frasais sejam armazenadas em sua cabeça, para serem usadas quando necessário.
OS DESAFIOS
Um dos desafios a quem pretende escrever bem é dominar alguns aspectos do tema apresentado pela banca. Isto faz com que muitos candidatos se desesperem tentando adivinhar o tema, sem saber sequer a diferença entre assunto, tema e tese.
Inicialmente, devemos tratar o conceito de ASSUNTO. De forma mais simplificada, ASSUNTO é qualquer aspecto relacionado à realidade do qual se possa falar. São exemplos de assunto “educação”, “violência”, “saúde”, “meio ambiente”, “religião”, “preconceito”, entre outros.
Entretanto, em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, você não encontra essas palavras soltas para discorrer sobre elas. Isso ocorre, pois a banca, após escolher o assunto, faz uma delimitação, uma restrição do que o candidato deve escrever. É assim que surgem os temas.
A banca escolhe o assunto “violência”, delimita e apresenta na prova “Persistência da Violência contra mulher no Brasil”. A banca escolhe o assunto “religião”, restringe e apresenta “Caminhos para o combate ao preconceito religioso no Brasil”. A banca escolhe o assunto “Lei Seca”, especifica e apresenta “Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Desse modo, você já pode perceber que o tema é mais pontual do que o assunto. Cada restrição proposta ao assunto pela banca representa um tópico a ser tratado por você e avaliado por ela.
Se a banca apresenta o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, ela já assinalou para o candidato que não pode focar seu texto em “causas” (pois a palavra “efeitos” pressupõe “consequências”) tampouco em medidas semelhantes, mas no exterior (pois a delimitação da banca é Brasil).
O QUE DISSE O MANUAL DO CANDIDATO EM 2018?
Durante os próximos módulos, serão discutidos argumentos e propostas. Por enquanto, vamos discutir um pouco mais a relação entre assunto, tema e tese.
SUA DELIMITAÇÃO
Apesar de o tema já vir delimitado, há possibilidade de o candidato restringir ainda mais, dependendo do que a banca já especificou. Ao fazer essa delimitação, determina melhor sua linha argumentativa.
Observe que, sobre A EDUCAÇÃO, é possível promover algumas delimitações, como:
a. tipo:
A educação sexual.
b. tempo:
A educação sexual atualmente.
c. lugar:
A educação sexual, atualmente, no Brasil.
d. aspecto:
A carência do ensino de educação sexual, atualmente, no Brasil.
Tese :
Ainda que seja de grande importância, podendo, mesmo, ser considerado um assunto da maior relevância para o futuro do nosso país, verifica-se uma carência do ensino de educação sexual, atualmente, no Brasil.
O mesmo poderia ocorrer com o assunto geral A TELEVISÃO:
5. tipo:
A televisão educativa.
6. tempo:
A televisão educativa na última década.
7. espaço:
A televisão educativa, na última década, no Brasil.
8. aspecto:
A pouca exploração da televisão educativa, na última década, no Brasil
Tese :
Por questões de interesse majoritariamente político, constata-se que, por parte do governo, houve a pouca exploração da televisão educativa, na última década, no Brasil.
Desse modo, a banca apresenta sempre um TEMA (já delimitado) que está relacionado a um ASSUNTO. É necessário prestar muita atenção nos recursos de delimitação utilizados por ela para estabelecê-lo. A restrição em relação ao que se pretende escrever favorece a elaboração da sua tese.
OS TIPOS DE DELIMITAÇÃO:
• Aspecto (Delimitação obrigatória. Escolha apenas uma das possíveis abordagens do tema.)
• Tipo (Delimitação facultativa. Depende do tema abordado.)
• Espaço (Delimitação facultativa. Depende do tema abordado.)
• Tempo (Delimitação facultativa. Depende do tema abordado.)
Opa! Vamos entender melhor ASPECTO, TIPO, ESPAÇO e TEMPO. Perceba a seguir exemplos utilizados a partir do tema VIOLÊNCIA.
ASPECTOS RELACIONADOS À VIOLÊNCIA
• O aumento;
• A diminuição;
• “as medidas de controle”;
• “a erradicação”;
• “as principais causas de”;
• “as principais consequências de”
TIPOS RELACIONADOS À VIOLÊNCIA
• “contra idosos”;
• “contra mulher”;
• “contra criança”;
• “contra a humanidade” (genérico);
• “contra minha família” (subjetivo);
ESPAÇO RELACIONADO À VIOLÊNCIA
• “nas principais metrópoles brasileiras”;
• “na periferia do Rio de Janeiro”;
• “em bairros pobres de Brasília”;
• “na zona leste de São Paulo”;
• “no Colégio Dr. Albert Sabin” (subjetivo);
• “onde eu trabalho” (subjetivo);
• “no mundo” (genérico).
TEMPO RELACIONADO À VIOLÊNCIA
• “no último semestre”;
• “nos últimos anos”;
• “na primeira década do novo milênio”;
• “atualmente”/ “hodiernamente” / “nos dias tuais”;
• “no século vinte e um” / “no século XXI”.
FORMAÇÃO DA DELIMITAÇÃO:
• “As principais causas da diminuição da violência contra mulher na periferia do Rio de Janeiro nos últimos anos”.
• “A erradicação da violência contra idosos nas principais metrópoles brasileiras no século XXI”.
• “A diminuição do número de casos de sequestro na zona leste de São Paulo em 2013”.
• “Medidas preventivas para a contenção de manifestantes armados após os protestos de rua por todo o Brasil nos
últimos anos”
Vamos nos aprofundar? Observe esses outros temas e delimitações:
a) Qualidade de vida;
b) Inversão da pirâmide etária no Brasil;
c) Segurança e esporte;
d) Livros digitais;
e) Crescimento sustentável;
f) A importância da organização para o crescimento de uma instituição.
TEMA
a) Qualidade de vida:
• Inadequados
– Qualidade de vida no Brasil (de quem?)
– Qualidade de vida dos imigrantes (quais? Onde?)
– Qualidade de vida no trabalho (qual?)
– A relação entre esporte e qualidade de vida (qual? De quem?)
• Adequados:
– A qualidade de vida dos cadeirantes nas cidades do nordeste brasileiro.
– A qualidade de vida dos imigrantes chineses em São Paulo.
– A qualidade de vida dos professores da rede pública de ensino fundamental no Brasil frente aos desafios enfrentados na sala de aula.
– Prática esportiva e melhoria na saúde dos idosos aposentados de Santa Catarina.
Veja a delimitação adequada com outros temas:
b) Inversão da pirâmide etária no Brasil:
“As principais mudanças nos planos de previdência privada com base na inversão da pirâmide etária no Brasil”.
c) Segurança e esporte:
“Principais medidas para prevenção da violência entre torcidas nos estádios brasileiros”.
d) Livros digitais:
“As principais consequências do aumento do número de livros digitais no Brasil”.
e) Crescimento sustentável:
“O aumento de campanhas educativas, relacionadas à reciclagem doméstica do lixo, em escolas públicas de Goiás”.
f) A importância da organização para o crescimento de uma instituição:
“A importância da organização do material didático para o crescimento de uma instituição de ensino a distância”.
DÚVIDAS
Para alguns, o processo de delimitação não parece tão claro. Nesse sentido, cabem algumas perguntas:
Onde aparece a delimitação do assunto?
Não aparece. Estará no rascunho ou na sua mente, mas dará luz a sua tese. Esta, sim, estará no texto.
Posso utilizá-la como título da minha redação?
Não. Parece um título, mas não é. A delimitação do assunto é longa, pois quanto mais específico for seu recorte temático, mais fácil será para você produzir sua tese (declaração).
O título, por sua vez, deve ser breve e resumir em poucas palavras o teor do seu texto.
Qual a diferença entre “assunto”, “tema”, “título” e “tese”?
No Brasil, muitos autores tratam “assunto” e “tema” como sinônimos. Algumas bancas fazem o mesmo. Isso não é um problema. No entanto, “assunto” é o tópico que você recebe. “Tema” é o assunto, após a delimitação.
• “Tese” é uma declaração (apresenta verbo).
• “Título” é o “nome” que você dá ao seu texto
OBSERVAÇÃO
Outra possibilidade com o assunto: televisão
• Tema: A influência dos telejornais brasileiros no comportamento econômico da classe média no país nos últimos anos.
• Tese: Os telejornais têm influenciado significativamente o comportamento econômico da classe média brasileira nos últimos anos.
• Título: Informação e economia.
Já a TESE não parte da banca, mas de você, autor. É a afirmação que o candidato faz sobre o tema apresentado.
Características de uma boa tese:
• Não pode ser muito pessoal
“É possível afirmar que a economia lá em casa vem passando por momentos difíceis, tendo em vista…”
• Não pode ser muito genérica
“Percebemos que o Brasil vem passando por problemas graves. Isso se evidencia não só pela alta quantidade de…”
• Não pode ser uma informação
“No Brasil, 13 por cento dos idosos vivem em situação de abandono nas grandes metrópoles, haja vista…”
É importante lembrar que informações são muito bem-vindas no desenvolvimento para servir de base às ideias apresentadas na introdução. Porém, utilizar dados como tese causa um esvaziamento do plano argumentativo que diminui a nota do candidato, sobretudo, em textos dissertativo-argumentativos.
Existem várias possibilidades para começar o texto dissertativo. É possível apresentar enumerações, situações históricas ligadas ao tema, pergunta retórica, entre outras possibilidades. Isso não basta, a tese se institui a partir da explicitação do seu posicionamento.
Uma tese ideal demonstra para a banca que o tema foi lido com cuidado e compreendido. Assim, o que acontece na vida é o ASSUNTO, o que a banca lhe apresenta é o TEMA, o que você afirma sobre o tema é a TESE. Aquilo que você apresenta de informação para dar suporte à sua tese chama-se ARGUMENTO. Mas isso já é assunto de outra aula.
DECLARAÇÃO PRINCIPAL: A TESE
Você pode perceber, portanto, que a tese é a delimitação do tema que recebe um verbo para tornar-se uma declaração.
OBSERVAÇÃO
Tema: Qualidade de vida = (AMPLO, IMPRECISO, GENÉRICO)
Sua delimitação: A qualidade de vida dos cadeirantes nas cidades do nordeste brasileiro = (ESPECÍFICO, OBJETIVO, SEM VERBO, PARECE UM TÍTULO, ESTÁ NO RESCUNHO).
Tese: “É possível afirmar que a qualidade de vida de muitos cadeirantes tem melhorado nas cidades do nordeste brasileiro, tendo em vista…” – (AFIRMAÇÃO ESPECÍFICA, APRESENTA VERBO)