Émile Durkheim
Durkheim acreditava que a melhor forma de comprovar os fenômenos sociais, era através da elaboração de um método científico. O método criado por Durkheim é chamado de ‘Método Comparativo’, ou de “Funcionalismo”.
Esse formato de fazer Sociologia para Durkheim era marcado por:
- Observação de um fenômeno
- Elaboração de hipóteses
- Realização de experiências controladas
Émile Durkheim era adepto do “Funcionalismo”, que acredita que toda e qualquer ação de um indivíduo possui uma função direcionada dentro da sociedade, sendo assim não existem ações irracionais por parte dos indivíduos, as ações partem de experiências e práticas coletivas. Os indivíduos seriam parte de um corpo social, corpo esse que para possuir funcionamento perfeito necessita que todos os seus membros exerçam suas atividades de maneira correta.
Uma das maiores preocupações de Émile Durkheim, era encontrar o objeto de estudo específico da Sociologia, essa nova ciência deveria direcionar os seus estudos, delimitar sua área de conhecimento. Durkheim vai dizer em sua obra que o objeto de estudo da Sociologia são os FATOS SOCIAIS. Os fatos sociais são os aspectos da vida social, que condicionam nossas ações como indivíduos, é um conjunto de normas coletivas que delimitam a ação individual
Para o sociólogo francês, os fatos sociais possuem três características básicas:
- São Exteriores (Existem independente da vontade do indivíduo)
- São Coercitivos (Realizam coerção para com aqueles que não o cumprem)
- São Gerais (São cumpridos por todos)
Durkheim entende que a sociedade é anterior ao indivíduo, já que impõe sobre ele suas visões e relações, os fatos sociais assim se constituem como objeto maior da Sociologia. A primazia da sociedade sobre o indivíduo, se dá no momento em que as regras e comportamentos sociais são impostos através de coerção.
Devemos pensar a sociedade como um corpo, que para funcionar é necessário que todos os órgãos estejam em plena adequação, esses órgãos são os indivíduos, quando todos estão em harmonia está se formando uma coesão social, que acaba por gerar uma solidariedade social entre os membros de um mesmo grupo.
No caso de algum indivíduo que foge do padrão, que realize uma fuga da lógica imposta, esse ser deve ser observado como um desvio da curva, como uma patologia, Durkheim vai chamar esse comportamento de ANOMIA.
TEXTO1:
“Até o presente, os sociólogos pouco se preocuparam em caracterizar e definir o método que aplicam ao estudo dos fatos sociais. É assim que, em toda a obra de Spencer, o problema metodológico não ocupa nenhum lugar; pois a Introdução à ciência social, cujo título poderia dar essa ilusão, destina-se a demonstrar as dificuldades e a possibilidade da sociologia, não a expor os procedimentos que ela deve utilizar. Stuart Mill, é verdade, ocupou-se longamente da questão; mas ele não fez senão passar sob o crivo de sua dialética o que Comte havia dito, sem acrescentar nada de verdadeiramente pessoal. Um capítulo do Curso de filosofia positiva, eis praticamente o único estudo original e importante que possuímos sobre o assunto. Essa despreocupação aparente, aliás, nada tem de surpreendente. De fato, os grandes sociólogos cujos nomes acabamos de mencionar raramente saíram das generalidades sobre a natureza das sociedades, sobre as relações do reino social e do reino biológico, sobre a marcha geral do progresso; mesmo a volumosa sociologia de Spencer quase não tem outro objeto senão mostrar como a lei da evolução universal se aplica às sociedades.”(DURKHEIM – AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO)