Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Search

Estude para o Enem totalmente grátis

DESENVOLVIMENTO NOTA 1000 NO ENEM

DESENVOLVIMENTO NOTA 1000 NO ENEM

Uma das partes mais importantes do seu texto é o desenvolvimento. Trata-se do corpo da sua produção textual. Nesse módulo, você vai conhecer os elementos que farão a sua redação ter um desenvolvimento objetivo, claro e que pontue de acordo com a grade de correção do ENEM.

O DESENVOLVIMENTO DEPENDE DA INTRODUÇÃO

Desenvolvimento é a parte da redação em que você demonstra à banca o aprofundamento nos fatores em que se apoia para comprovar sua ideia. A melhor forma de você escrever bem e não fugir do assunto proposto é usar esses parágrafos para retomar os argumentos iniciais ou seguir o que você declarou em sua ARGUMENTAÇÃO FINAL, ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO ou ENUMERAÇÃO FINAL. Isso compõe o seu PROJETO DE TEXTO.

Desse modo, o que norteia seu desenvolvimento é a introdução. Se a última frase do primeiro parágrafo expressa um encaminhamento argumentativo por consequência, você não pode resolver, no meio do texto, escrever sobre causas, por exemplo. Você estaria quebrando a coerência argumentativa da sua redação, PREJUDICANDO SEU PROJETO DE TEXTO.

Outro problema comum é o candidato apresentar somente argumentos positivos no primeiro parágrafo e, durante o desenvolvimento, decidir escrever sobre aspectos positivos e negativos relacionados ao tema. Portanto, a primeira pergunta a se fazer é: qual foi o modelo de introdução usado?

O QUE PODE SER USADO EM SEUS PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO
Enumeração

Quando se enumeram na introdução os argumentos ou informações que serão abordados nos parágrafos subsequentes, tratar-se-á de um desenvolvimento a partir de enumeração. É importante que em cada parágrafo do desenvolvimento seja abordado e desenvolvido somente um argumento. Além disso, é necessário que você não esqueça de desenvolver nenhum dos argumentos antecipados na introdução, desta forma, a chance de você perder pontos devido a falhas no projeto de texto é menor.

Contra-argumentação

Você pode expor posições opostas aos seus argumentos, ou mesmo citar a opinião daqueles que discordam da sua posição. Lembre-se de que, em ambos os casos, você deve relacionar e contextualizar as informações, de modo que elas não fiquem isoladas ou incompletas.

Dados históricos

Fazer comparações a outras épocas e a outros países pode ser um poderoso recurso para sua redação. O importante é nunca se esquecer de que, para o ENEM, é fundamental o reconhecimento dos problemas atuais no Brasil, não se pode fugir disso. Além disso, os dados devem estar relacionados ao tema e contextualizados.

Definição

Levar para a prova a definição de alguns conceitos relevantes, como “democracia”, “liberdade”, “cidadania”, “sociedade”, “educação”, “violência” e suas fontes, representa uma alternativa para quem não sabe como redigir um bom desenvolvimento. Relacionar uma dessas citações a um dos seus argumentos é meio caminho andado para uma nota satisfatória.

Questionamentos

Fazer perguntas demonstra posicionamento crítico. Nem sempre as perguntas têm de ser respondidas no texto. As chamadas perguntas retóricas, por exemplo, servem para direcionar a discussão, mas não exigem resposta do autor. Por exemplo: Quantas crianças nascem nas ruas nas grandes metrópoles do Brasil?

Dados estatísticos

Ter em mente dados estatísticos relacionados a fatores sociais pode ajudar você. Lembre-se sempre de não copiar as palavras do texto motivador. Se você não tiver ideia alguma e precisar realmente usar aquelas informações, dê preferência aos gráficos, pois geralmente são imagens com mais números e figuras do que palavras, logo fica mais fácil usar a informação sem produzir cópia.

O QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO

• Retomada de seu projeto de texto.

• Citações, alusões, dados, estatísticas ou qualquer outro elemento que ilustre seu posicionamento e demonstre domínio de outra área.

• Marca de autoria e intervenção crítica no texto acerca dos dados que apresenta.

Seu desenvolvimento deve apresentar informações da realidade que confirmem seu posicionamento. Para isso, um poderoso aliado é a citação. Como vimos, há duas formas principais de citar: (a) citação de outras áreas e (b) citação cotidiana. Já discutimos possibilidades relacionadas ao domínio de outras áreas; neste módulo vamos falar um pouco sobre as informações cotidianas.

Os temas do ENEM são sempre sociais e relacionados à responsabilidade social, à cidadania, ao bem-estar, à qualidade de vida. Nesse sentido, separamos algumas citações que poderiam ser utilizadas em praticamente qualquer tema proposto.

OBSERVAÇÃO

Lembre-se de que os temas do ENEM são sempre moralmente não polêmicos. Por isso, se bem comentadas por você, essas citações podem elevar sua nota.

• De acordo com o jornal Estadão, cada vez mais mulheres denunciam a violência em sua primeira ocorrência.

• Brasileiros que investem em energia limpa ganham em economia. Segundo o Portal G1, com medidas como teto solar, além de contribuir para preservação do ambiente, é possível ter bons descontos ou mesmo deixar de pagar a conta de luz.

• De acordo com o site do MEC, medidas como chamar pais à escola para estimular nos filhos o gosto e o hábito da leitura vem gerando consequências positivas em Porto Alegre.

• Segundo o Portal do Ministério da Saúde, a amamentação contribui para desenvolvimento infantil e sustentável.

• De acordo com a agência Brasil de Notícias, medidas como MoveCidade (plataforma interativa) vem abordando de maneira fácil e interativa a questão da mobilidade urbana.

• De acordo com o portal G1, acidente de trânsito é a principal causa de mortes entre jovens no mundo, o que levou países do Mercosul a assinar acordo para tentar reduzir a violência.

SUA ANÁLISE

Muitos candidatos se preocupam tanto em demonstrar fatos e citações que, por vezes, se esquecem de comentá-las, relacioná-las ao conteúdo do parágrafo ou mesmo posicionar-se claramente em relação aos dados que expõem em seu texto. Falta-lhes a chamada “marca de autoria”, o que representa a manifestação do juízo de valor por parte do autor em relação à citação e aos argumentos apresentados. Os dados utilizados por você devem ser apresentados de forma crítica e explicitamente relacionada à sua argumentação.

Expressões que ajudam a demonstrar autoria

• Felizmente
• Infelizmente
• Novamente
• X apresenta-se como relevante
• X vem apresentado melhorias
• X vem se agravando
• X representa um impedimento para y
• X percebemos que
• X é grave
• X é alarmante
• X pode representar um ganho
• X sofre
• X enfrenta

Exemplo de declaração sem marca de autoria

O Brasil passa por uma crise sem precedentes nos últimos anos.

Exemplo de declaração com marca de autoria

Infelizmente, o Brasil enfrenta uma grave crise sem precedentes que vem se agravando nos últimos anos.

Perceba que a primeira declaração parece um texto jornalístico, dada a isenção de marcas modalizadoras por
parte do autor. A mesma informação é apresentada com caráter mais dissertativo na segunda proposição, uso que
você deve desenvolver em sua escrita.

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook OS SEGREDOS DA REDAÇÃO NOTA 1000, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno