DEBATE SOBRE TEMAS DE SAÚDE E SOCIEDADE

Aprenda mais sobre 3 temas relacionados a Saúde e Sociedade.

TEMA: O LEGADO DA VIOLÊNCIA URBANA PARA A SAÚDE DO BRASILEIRO

Violência pode provocar câncer, doenças mentais e obesidade.

Apesar de que desde o ano 2000 os homicídios em todo mundo estejam em queda, só em 2012 morreram assassinadas 475.000 pessoas, a maioria homens entre 15 e 29 anos, e entre eles a maioria vítima de armas de fogo.

Além das consequências imediatas (ferimentos, maus-tratos, dias perdidos de trabalho ou escola), segundo o relatório “a violência contribui para que a má saúde se prolongue durante toda a vida -especialmente no caso das mulheres e das crianças- e para uma morte prematura”.

O documento acrescenta que “muitas das principais causas de morte, como as doenças coronarianas, os acidentes vasculares cerebrais, o câncer e a AIDS estão estreitamente vinculadas com experiências de violência por meio do tabagismo e do consumo indevido de álcool e drogas e pela adoção de comportamentos sexuais de alto risco”.

Também enumera outras consequências, como transtornos do sono ou da alimentação (anorexia, obesidade), depressão e ansiedade, gravidezes involuntárias e diabetes.

Disponíveis: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/27/internacional/1425061917_350818.html (Fragmento)


Gostou de nosso conteúdo sobre redação para o enem?
Temos uma série de outros conteúdos que podem te interessar , dentre eles aulas de redação para o enem
e possíveis temas de redação para o enem…

Para ficar por dentro deste nosso conteúdo se inscreva em nossa lista

TEMA: EFEITOS DA GRAVIDEZ PRECOCE ENTRE JOVENS BRASILEIROS

Não perca mais tempo, inicie agora sua preparação para o ENEM!

A taxa mundial de gravidez adolescente é estimada em 46 nascimentos para cada 1 mil meninas de 15 a 19 anos, enquanto a taxa na América Latina e no Caribe é estimada em 65,5 nascimentos, superada apenas pela África Subsaariana, segundo o relatório “Aceleração do progresso para a redução da gravidez na adolescência na América Latina e no Caribe“. No Brasil, a taxa é de 68,4.

A América Latina e o Caribe é a única região do mundo com uma tendência ascendente de gravidez entre adolescentes com menos de 15 anos, segundo o UNFPA. A estimativa é de que, a cada ano, 15% de todas as gestações na região ocorram em adolescentes com menos de 20 anos e 2 milhões de crianças nasçam de mães com idade entre 15 e 19 anos.

“A falta de informação e o acesso restrito a uma educação sexual integral e a serviços de saúde sexual e reprodutiva adequados têm uma relação direta com a gravidez adolescente. Muitas dessas gestações não são uma escolha deliberada, mas a causa, por exemplo, de uma relação de abuso”, disse Esteban Caballero, diretor regional do UNFPA para América Latina e Caribe. “Reduzir a gravidez adolescente implica assegurar o acesso a métodos anticoncepcionais efetivos”.

Disponível em: https://nacoesunidas.org/taxa-de-gravidez-adolescente-no-brasil-esta-acima-da-media-latino-americana-e-caribenha/

TEMA: COMBATE AO VÍCIO EM JOGOS ELETRÔNICOS NO BRASIL

O vício em jogos de videogame passou a ser considerado pela primeira vez um distúrbio mental pela Organização Mundial da Saúde.

A 11ª Classificação Internacional de Doenças (CID) irá incluir a condição sob o nome de “distúrbio de games”. O documento descreve o problema como padrão de comportamento frequente ou persistente de vício em games, tão grave que leva “a preferir os jogos a qualquer outro interesse na vida”. Alguns países já haviam identificado essa condição como um problema importante para a saúde pública. Muitos, incluindo o Reino Unido, têm clínicas autorizadas a tratar o distúrbio.

A última versão da CID foi finalizada em 1992, e a nova versão do guia será publicada neste ano. Ele traz códigos para as doenças, sinais ou sintomas e é usada por médicos e pesquisadores para rastrear e diagnosticar uma doença. O documento irá sugerir que comportamentos típicos dos viciados em games devem ser observados por um período de mais de 12 meses para que um diagnóstico seja feito. Mas a nova CID irá reforçar que esse período pode ser diminuído se os sintomas forem muito graves.

Os sintomas dos distúrbios incluem:

não ter controle de frequência, intensidade e duração com que joga videogame;

priorizar jogar videogame a outras atividades;

continuar ou aumentar ainda mais a frequência com que joga videogame, mesmo após ter tido consequências negativas desse hábito;

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-42545208

TEMA: OS AVANÇOS DA MEDICINA E SEU LEGADO PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XXI

Comparando com o início do século XX, a longevidade do brasileiro saltou dos 35 anos para 70 anos, tudo isso graças ao avanço da medicina no desenvolvimento de vacinas e antibióticos no combate de várias doenças — como a tuberculose.

Depois de alguns anos, pesquisadores chegaram à cura para sífilis, paralisia infantil e lepra. Com a passagem das décadas e mais investimentos nos centros de estudo, foi possível encontrar os fatores causadores de vários tipos de cânceres — como aspectos genéticos, má alimentação, tabagismo, ingestão de álcool e sedentarismo.

Foi em 1929 que o médico e bacteriologista Alexander Fleming descobriu a fórmula da penicilina, o primeiro antibiótico do mundo. Após 12 anos, o medicamento começou a ser utilizado em seres humanos, revolucionando o combate a várias doenças causadas por bactérias, além de impulsionar a indústria farmacêutica.

Com a descoberta do DNA na década de 1950, considerado “a chave da vida”, muitas enfermidades começaram a ser compreendidas de uma maneira mais clara, principalmente aquelas causadas por heranças genéticas.

Dessa maneira, os estudos criaram fórmulas mais sofisticadas e mostraram novas formas de viver que trouxeram qualidade de vida à população — aumentando a longevidade, consequentemente.

Atualmente, os diagnósticos em 3D e utilização das novas tecnologias em equipamentos de tomografia computadorizada, além de cirurgias a laser ou com câmeras em alta resolução, auxiliam os médicos a curar diferentes tipos de doenças ou deformidades nos tecidos e ossos. Hoje existem novos medicamentos que auxiliam no tratamento do diabetes, da depressão, pressão alta, HIV, entre outros males. 

Disponível em: https://www.planosdesaudeemsaopaulo.com.br/como-o-avanco-da-medicina-garante-mais-longevidade-para-sua-familia/

CADASTRE-SE

E receba em primeira-mão todas as novidades dos Vestibulares, Ofertas, Promoções e mais!