Razão e Proporção e Regra de Três
Aprenda sobre Razão, Proporção e Regra de Três.
RAZÃO
A razão entre dois números a e b, nessa ordem, nada mais é que o quociente a/b, com (b ≠ 0).
Ex.: A razão entre 5 e 7 é .
A razão entre 4 e 6 é ou .
PROPORÇÃO
Proporção é a igualdade de duas razões, ou seja, dados quatro números a, b, c e d (com b ≠ 0 e d ≠ 0), então:
Proporção
Ex: A razão entre 5 e 10 é e a razão entre 6 e 12 é , então:
é uma proporção.
OBSERVAÇÃO
logo, essas duas razões não formam uma proporção.
PROPRIEDADES
Dados os números a, b, c e d (com b ≠ 0 e d ≠ 0) e se , então:
(quando ab tiver o mesmo sinal de cd).
OBSERVAÇÃO
Muito abordado em provas, o GNV (Gás Natural Veicular) ganhou grande destaque no cenário nacional na década passada, como uma importante alternativa para a população brasileira no que diz respeito ao consume de combustíveis. Mais econômico e mais rentável que o álcool e a gasolina, o GNV acabou sendo adquirido por muitos condutores sendo tema de muitas questões de vestibular.
EXERCÍCIO RESOLVIDO
01. (ENEM) O gás natural veicular (GNV) pode substituir a gasolina ou álcool nos veículos automotores. Nas grandes cidades, essa possibilidade tem sido explorada, principalmente, pelos táxis, que recuperam em um tempo relativamente curto o investimento feito com a conversão por meio da economia proporcionada pelo uso do gás natural. Atualmente, a conversão para gás natural do motor de um automóvel que utiliza a gasolina custa R$3.000,00. Um litro de gasolina permite percorrer cerca de 10 km e custa R$2,20, enquanto um metro cúbico de GNV permite percorrer cerca de 12 km e custa R$1,10. Desse modo, um taxista que percorra 6.000 km por mês recupera o investimento da conversão em aproximadamente:
a) 2 meses.
b) 4 meses.
c) 6 meses.
d) 8 meses.
e) 10 meses.
Resolução: B
A despesa com gasolina após n meses é dada por 6000/10 . n . 2,2 = 1320 . n, enquanto que a despesa com GNV após n meses é 6000/12 . n . 1,1 + 3000 = 550 . n . +3000.
Desse modo, para que o taxista recupere o investimento da conversão deve-se ter 1320 · n > 550 · n + 3000 ⇒ 770 · n > 3000 ⇒ n > 3,9, ou seja, o investimento trará retorno num prazo mínimo de 4 meses.
GRANDEZAS DIRETAMENTE PROPORCIONAIS (GDP)
Uma grandeza A é dita diretamente proporcional a uma grandeza B se, e somente se, as razões entre os valores correspondentes de A e B forem constantes (coeficiente de proporcionalidade), ou seja, se A = (a1,a2,a3,…) e B = (b1,b2, b3, …), então:
(constante de proporcionalidade)
Exemplo:
Quando comparamos a tabela de valores das grandezas preço (em R$) e peso (em kg) de um certo produto:
Notamos que:
= k = constante de proporcionalidade
Logo, nesse exemplo, o preço e o peso são grandezas diretamente proporcionais (G.D.P). Observe que se uma grandeza aumenta, a outra também aumenta, ou se uma grandeza diminui, a outra também diminui (na mesma proporção). Concluindo, uma grandeza afeta a outra de forma direta.
GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS (GIP)
Uma grandeza A é dita inversamente proporcional a uma grandeza B, se, e somente se os produtos entre os valores correspondentes de A e B forem constantes (coeficiente de proporcionalidade), ou seja, se A = (a1, a2, a3, …) e B = (b1, b2, b3, …), então:
k (coeficiente de proporcionalidade)
Exemplo
Quando comparamos a tabela de valores das grandezas velocidade (em km) e tempo (em h) de um certo veículo num determinado percurso:
Notamos que:
coeficiente de proporcionalidade
Logo, nesse exemplo, a velocidade e o tempo são grandezas inversamente proporcionais (GIP). Observe que se uma grandeza aumenta, a outra grandeza diminui ou se uma grandeza diminui, a outra grandeza aumenta. Concluindo, uma grandeza afeta a outra de forma inversa.
OBSERVAÇÃO
Muitas situações remetem problemas interdisciplinares que envolvem a física e a matemática. A relação entre resistência elétrica, comprimento e área é muito bem explorada na situação a seguir que tem como principal objetivo identificar grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais.
EXERCÍCIO RESOLVIDO
02. (ENEM) A resistência elétrica e as dimensões do condutor.
A relação da resistência elétrica com as dimensões do condutor foi estudada por um grupo de cientistas por meio de vários experimentos de eletricidade. Eles verificaram que existe proporcionalidade entre:
• resistência (R) e comprimento (L), dada a mesma secção transversal (A);
• resistência (R) e área da secção transversal (A); dado o mesmo comprimento (L);
• comprimento(L), e área da secção transversal (A); dada a mesma resistência (R).
Considerando os resistores como fios, pode-se exemplificar o estudo das grandezas que influem na resistência elétrica utilizando as figuras seguintes.
As figuras mostram que as proporcionalidades existentes entre resistência (R) e comprimento(L), resistência (R) e área da secção transversal (A); e entre comprimento(L) e área da secção transversal (A) são, respectivamente,
a) direta, direta e direta.
b) direta, direta e inversa.
c) direta, inversa e direta.
d) inversa, direta e direta.
e) inversa, direta e inversa.
Resolução: C
A constante e dobrando l temos r dobrado (l e R diretamente proporcionais).
l constante e dobrando A temos R dividido por 2 (inversamente proporcionais).
R constante e dobrando l temos A dobrado (diretamente proporcionais).
REGRA DE TRÊS
REGRA DE TRÊS SIMPLES
Temos 2 tipos:
I. Direta (multiplica cruzado)
II. Inversa (multiplica reto)
EXERCÍCIO RESOLVIDO
03. (ENEM) Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava dar a seu filho. Na bula, recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2kg de massa corporal a cada 8 horas.
Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a seu filho a cada 8 horas, então a massa corporal dele é de:
a) 12 kg.
b) 16 kg.
c) 24 kg.
d) 36 kg.
e) 75 kg.
Resolução: A
Para definirmos se a relação entre as grandezas é direta ou inversa devemos compará-las, por exemplo:
Quanto mais peso, mais gotas!
Portanto é direta, podemos multiplicar cruzado.
2 . 30 = x . 5 ⇒ 5x = 60 ⇒ x = 12 kg
04.Com a velocidade de 75 Km/h, um ônibus faz um trajeto em 40 min. Devido a um congestionamento, esse ônibus fez o percurso de volta em 50 min. Qual a velocidade média desse ônibus?
Resolução:
Quanto mais veloz, menos tempo de viagem!
Portanto é inversa. Multiplicamos reto.
75 . 40 = 50 . x ⇒ x = 60 km/h
REGRA DE TRÊS COMPOSTA
Quando temos que fazer várias regras de três ao mesmo tempo, com grandezas direta e inversamente proporcionais.
A fração com a variável é sempre igual ao produto das outras todas frações, mantendo elas em caso de diretamente proporcional e invertendo as mesmas quando são inversamente proporcionais.
EXERCÍCIO RESOLVIDO
05. Uma indústria tem um reservatório de água com capacidade para 900m³. Quando há necessidade de limpeza do reservatório, toda a água precisa ser escoada. O escoamento da água é feito por seis ralos, e dura 6 horas quando o reservatório está cheio. Esta indústria construirá um novo reservatório, com capacidade de 500m³, cujo escoamento da água deverá ser realizado em 4 horas, quando o reservatório estiver cheio. Os ralos utilizados no novo reservatório deverão ser idênticos aos do já existente.
A quantidade de ralos do novo reservatório deverá ser igual a
a) 2
b) 4
c) 5
d) 8
e) 9
Resolução : C
Quanto mais capacidade, mais ralos.
Quanto mais horas, menos ralos.
06. Uma confecção possuía 36 funcionários, alcançando uma produtividade de 5 400 camisetas por dia, com uma jornada de trabalho diária dos funcionários de 6 horas. Entretanto, com o lançamento da nova coleção e de uma nova campanha de marketing, o número de encomendas cresceu de forma acentuada, aumentando a demanda diária para 21 600 camisetas. Buscando atender essa nova demanda, a empresa aumentou o quadro de funcionários para 96. Ainda assim, a carga horária de trabalho necessita ser ajustada.
Qual deve ser a nova jornada de trabalho diária dos funcionários para que a empresa consiga atender a demanda?
A) 1 hora e 30 minutos.
B)2 horas e 15 minutos.
C) 9 horas.
D) 16 horas.
E) 24 horas.
Resolução: C
Quanto mais funcionários, menos horas por dia.
Quanto mais camisetas, mais horas por dia.
Escala
Escala é a razão entre as dimensões representadas em um desenho e o objeto real por ele representado.
E = Representação/Real
Por exemplo, se um mapa é representado por uma escala 1/20000, que também pode ser escrito como 1 : 20000, isso significa que a cada 1 cm do desenho representa 20000 cm no real.
E para indicar que cada centímetro de um mapa representa 10 metros na região real, podemos utilizar a escala 1 : 1000. Observe que foi necessário converter 10 metros para 1000 centímetros, pois as duas unidades de medidas precisam estar na mesma unidade.
TAMANHO DA ESCALA
Escala maior – menor área representada, mais detalhes.
Escala menor – maior área representada, menos detalhes.
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
07. Um mapa de escala 1:300.000 apresenta uma distância de 15 cm entre os pontos A e B. Dessa forma, a correta distância entre esses dois pontos, na realidade, é:
a) 30 km
b) 45 km
c) 75 km
d) 90 km
e) 150 km
Resolução: B
15 × 300000 = 4.500.000 cm ⇒ 45 km
08. O esporte de alta competição da atualidade produziu uma questão ainda sem resposta: Qual é o limite do corpo humano?
O maratonista original, o grego da lenda, morreu de fadiga por ter corrido 42 quilômetros. O americano Dean Karnazes, cruzando sozinho as planícies da Califórnia, conseguiu correr dez vezes mais em 75 horas.
Um professor de Educação Física, ao discutir com a turma o texto sobre a capacidade do maratonista americano, desenhou na lousa uma pista reta de 60 centímetros, que representaria o percurso referido.
Se o percurso de Dean Karnazes fosse também em uma pista reta, qual seria a escala entre a pista feita pelo professor e a percorrida pelo atleta?
a) 1:700
b) 1:7.000
c) 1:70.000
d) 1:700.000
e) 1:7 000.000
Resolução: D
420 km = 42.000.000 cm
60:42.000.000
1:700.000
09. A figura apresenta dois mapas, em que o estado do Rio de Janeiro é visto em diferentes escalas.
Há interesse em estimar o número de vezes que foi ampliada a área correspondente a esse estado no mapa do Brasil.
Esse número é:
a) menor que 10.
b) maior que 10 e menor que 20.
c) maior que 20 e menor que 30.
d) maior que 30 e menor que 40.
e) maior que 40.
Resolução: D
Para ver em quanto aumentou a escala, basta dividir uma pela outra.
25.000.000/4.000.000 = 6,25
Contudo, esse aumento é linear. Como ele quer saber em quanto a ÁREA aumentou, devemos elevar ao quadrado.
(6,25)² = 39,0625