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Sistemas Lineares

Sistemas Lineares

Aprenda mais sobre os Sistemas Lineares.

SISTEMAS LINEARES

São sistemas lineares o conjunto de m equações lineares e n incógnitas, do tipo:

{ a¹¹X¹ + a¹²X² + … + aⁿXⁿ= b¹
{a²¹X¹ + a²²X² + … + a²ⁿXⁿ = b²
{ ……………………………………………………….
{aᵐ¹X¹ + aᵐ²X² + … + aᵐⁿXⁿ = bⁿ

onde aᵐⁿ e bᵐ são coeficientes de X¹, X², …, Xⁿ são incógnitas.

• Sistemas lineares 2 x 2: são sistemas com duas equações lineares e duas variáveis.

• Sistemas lineares 3 x 3: são sistemas com três equações lineares e três variáveis.

CLASSIFICAÇÃO

Um sistema pode ser classificado em:

• Possível (compatível) e determinado – SPD: quando o seu conjunto verdade é unitário.

• Possível (compatível) e indeterminado – SPI: quando o seu conjunto verdade é infinito.

• Impossível (incompatível) – SI: quando o seu conjunto verdade é vazio.

Exemplo 1:

{ x + y = 3
{ x + y = 1

2x = 4         2 + y = 3

x = 2             y = 1

S = {2, 1}

O sistema acima apresenta solução única, logo, é chamado de sistema possível e determinado (SPD).

Exemplo 2:

{ x – 2y = 5
{ 2x – 4y = 7

Resolvendo pelo método da adição, temos:
{ x – 2y = 5 (-2) → { -2x – 4y = -10
{ 2x – 4y = 7            { 2x – 4y = 7     
                                    0x + 0y = -3

Observe que, para qualquer valor de x e y, a sentença obtida nunca será satisfeita, pois o primeiro membro sempre será 0 ≠ –3. Assim, o sistema não admite solução e é classificado como SI (sistema impossível).

Exemplo 3:

{ 2x + y = 5
{ 4x + 2y = 10

Perceba que a segunda equação é o dobro da primeira, assim as duas equações serão iguais à 2x + y = 5. E essa equação admite mais de uma solução: (2, 1); (4, -3); (0, 5); etc. Assim o sistema admite infinitas soluções e é classificado como SPI (sistema possível e indeterminado).

FORMA MATRICIAL DE UM SISTEMA LINEAR

Dado o sistema:

{ a¹X + b¹y + c¹z = K¹
{ a²X + b²y + c²z = K²
{ a³X + b³y + c³z = K³

[a¹ b¹ c¹]  [x]      [k¹]
[a² b² c²] [y] = [k²]  ← matriz dos termos independentes
[a³ b³ c³] [z]     [k³]

↑                        ⇱

matriz de coeficientes              ⇱ matriz de incógnitas 

Exemplo 1:

{ 2x + 5y = 12
{ x – 3y = -5

[ 2   5] . [x] = [12]
[1   -3]   [y]    [-5]

Exemplo 2:

{ 3x + 2y – z = 4
{ x + 3y + z = 1
{ 2x + 2y – 2z = 2

[3    2   -1]    [x]   [4]
[1    3     1]   . [y] = [1]
[2   2     2]     [z]     [2]

Exemplo 3:

{ x + y = 4
{ 3x – y = 1
{ 2x – y = 0

[1      1]       [4]
[3    -1]   .  [x] = [1]
[2    -1]       [y]   [0]

OBSERVAÇÃO

É chamado de matriz incompleta a matriz formada somente pelos coeficientes do sistema e de matriz completa a matriz formada pelos coeficientes e uma coluna com os termos independentes.

Observe o sistema abaixo:

{ 2x + y = 3
{ x – y = 4

a matriz incompleta é [2   1]
                                          [1   -1]

a matriz completa é [2    1   3]
                                      [1    -1    4] 

EXERCÍCIO RESOLVIDOS 

01. (UPE-SSA 2) Márcia e Marta juntas “pesam” 115 kg; Marta e Mônica “pesam” juntas 113 kg; e Márcia e Mônica “pesam” juntas 108 kg. Qual é a soma dos “pesos” de Márcia, Marta e Mônica?

a) 205 kg.
b) 195 kg.
c) 187 kg.
d) 175 kg.
e) 168 kg.

Resolução: E

Considerando que:

Márcia “pesa” x kg, Marta “pesa” y kg, e Mônica “pesa” z kg, temos o seguinte sistema:

{ x + y = 115
{ y + z = 113
{ x + z = 108

Somando as equações, obtemos:
2x + 2y + 2z = 336
Portanto, x + y + z = 168 kg

02. (EFOMM) Na Escola de Marinha Mercante, há alunos de ambos os sexos (130 mulheres e 370 homens), divididos entre os Cursos Básicos, de Máquinas e de Náutica. Sabe-se que do total de 130 alunos do Curso de Máquinas, 20 são mulheres. O Curso de Náutica tem 270 alunos no total e o Curso Básico tem o mesmo número de homens e mulheres. Quantas mulheres há no Curso de Náutica?

a) 50
b) 55
c) 60
d) 65
e) 70

Resolução: C

De acordo com o texto do problema e considerando que cada aluno não poderá fazer dois cursos ao mesmo tempo, temos:

Temos então o seguinte sistema linear:

{ x + y = 110
{-x + y = 10

Somando as equações, temos:
2y = 120 ⇒ y = 60
Portanto, o número de mulheres no curso de Náutica é 60.

03. (FAMEMA) Uma pessoa comprou 2 pacotes de algodão, 5 rolos de gaze e 3 rolos de esparadrapo. Na farmácia onde realizou a compra, o preço de um pacote de algodão mais um rolo de gaze e mais um rolo de esparadrapo é R$ 16,00. Um rolo de esparadrapo custa R$ 2,00 a menos que um pacote de algodão e R$ 1,00 a mais que um rolo de gaze. Sabendo que essa pessoa pagou a compra com uma nota de R$ 50,00, o valor do troco recebido foi

a) R$ 0,50
b) R$ 1,00
c) R$ 1,50
d) R$ 2,50
e) R$ 2,00

Resolução: B

Considerando que x é o preço do pacote de algodão, y o preço do rolo de gaze e z o preço do rolo de esparadrapo, temos o seguinte sistema:

{ x + y + z = 16           { x + y + z = 16
{ z = x – 2          ⇔      {         x = z + 2
{ z = y + 1                    {        y = z – 1

Resolvendo o sistema por substituição, temos a seguinte equação:

z + 2 + z – 1 + z = 16 ⇒ 3z = 15 ⇒ z = 5

Portanto, temos:

z = 5, x = 7 e y = 4.

O valor do troco será dado por:

50 – (2x + 5y + 4z) = 50 – (2 . 7 + 5 . 4 + 3 . 5) = 1,00

O troco recebido foi de R$ 1,00.

04. (FAC. ALBERT EINSTEIN – MED) Saulo sacou R$ 75,00 do caixa eletrônico de um Banco num dia em que este caixa emitia apenas cédulas de R$ 5,00 e R$10,00. De quantos modos poderiam ter sido distribuídas as cédulas que Saulo recebeu?

a) 6
b) 7
c) 8
d) Mais do que 8.

Resolução: C

Considerando que foram retiradas x notas de R$ 5,00 e y notas de R$ 10,00, temos a seguinte equação:

5x + 10y = 75

Ou seja:

x + 2y = 15
x = 15 – 2y

O que nos leva a concluir que x poderá ser qualquer inteiro de 0 (zero) até 7, para que x seja um número inteiro não negativo. Temos, portanto, 8 possibilidades para se sacar o dinheiro utilizando apenas notas de R$ 5 e de R$ 10.

05. (PUC-SP) Dizem que o autor do poema seguinte não foi outro senão o próprio geômetra Euclides da Alexandria – nascido por voltado ano 330 a.C. -, o que prova que também os grandes matemáticos se dedicam, ocasionalmente, a pequenos problemas, sem baixar a sua dignidade.

Asno e mulo vinham pela estrada carregados de sacos.
Sob o peso dos fardos, o asno gemia e resmungava, inconformado.

Aquele o notou, e assim falou ao apoquentado companheiro:

“Dize-me, velhinho, que choras e lamentas qual inocente rapariga,
O dobro do que tu levas carregaria eu, se me desses um volume;
Se me tomasses um, ah!, então sim, conduziríamos ambos a mesma carga.”

Tu, geômetra perito, dize-me quantos fardos transportavam?

Fonte: A Magia dos Números; Paul Karlson – Coleção Tapete Mágico XXXI – Editora Globo, RJ – 1961

Com base nas informações dadas pelo mulo, é correto afirmar que, o produto das quantidades de sacos que cada um carregava é um número

a) primo.
b) múltiplo de 7.
c) divisível por 6.
d) quadrado perfeito.

Resolução: B

Considerando que o asno carregava x volumes e mulo carregava y volumes, podemos escrever, partindo das observações do mulo, o seguinte sistema.

{ y + 1 = 2 . (x – 1)    ⇒    { y = 2x – 3      ⇒ 
{ y – 1 = x + 1                    { y = x + 2

⇒ 2x – 3 = x + 2 ⇒ x = 5 e y = 7

Portanto, o produto das quantidades de sacos é 35 (múltiplo de 7).

06. (FAC. ALBERT EINSTEIN – MED) Juntas, Clara e Josefina realizaram certo trabalho, pelo qual Clara recebeu, a cada hora, R$ 8,00 a mais do que Josefina. Se, pelas 55 horas que ambas trabalharam, receberam o total de R$ 1760,00, a parte dessa quantia que coube a Clara foi

a) R$ 660,00
b) R$ 770,00
c) R$ 990,00
d) R$ 1100,00

Resolução: D

Equacionando as informações dadas no enunciado, tem-se:

Valor recebido por Clara C
Valor recebido por Josefina J

C = J + 8
55J + ( J + 8) . 55 = 1760 →
→ 55J + 55J + 440 = 1760 → 110J = 1320 →
→ J = 12
C = 12 + 8 → C = 20
20 . 55 horas = R$ 1100,00

07. (ESPM) Bia é 6 anos mais velha que Carla. Há 2 anos, a idade de Bia era o triplo da idade de Ana e daqui a 1 ano será igual à soma das idades de Ana e Carla. Podemos afirmar que:

a) Ana tem 7 anos.
b) Bia tem 12 anos.
c) Ana é mais velha que Carla.
d) Carla tem 6 anos.
e) Ana e Carla têm a mesma idade.

Resolução: E

Calculando:

⇒ { C = 3A – 10
     { A = 5

⇒ C = 5 → B = 11

08. (PUC-MG) Cada grama do sal P custa R$ 1,20 e cada grama do sal Q, R$ 1,15. Cada quilo de certa mistura desses dois sais, feita por um laboratório, custa R$ 1.179,00. Com base nesses dados, pode-se afirmar que a quantidade do sal P, utilizada para fazer um quilograma dessa mistura, é:

a) 420 g
b) 480 g
c) 520 g
d) 580 g

Resolução: D

Calculando:

{ 1200 . P + 1150 . Q = 1179
{ P + Q = 1

1200P + 1150 . ( 1- P ) = 1179
50P = 29 → P = 0,58 KG = 580g

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