Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Pesquisar

Estude para o Enem totalmente grátis

África – África do Norte

África – África do Norte

A África é o terceiro maior continente do globo e corresponde a cerca de 20% das terras emersas do globo.

O CONTINENTE AFRICANO

Seu território é delimitado ao norte pelo Mar Mediterrâneo, ao sul pelos oceanos Índico e Atlântico, a leste pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico.

OBSERVAÇÃO

Até o século XIX a África esteve unida a Ásia por uma estreita faixa de terra localizada entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho, que era chamada de istmo de Suez. Concluído em 1869, o Canal de Suez articulou o Mediterrâneo com o Oceano Índico através do Mar Vermelho e se transformou em uma importante rota comercial.

A figura acima representa o Mapa político da África. 

O continente, que é considerado o berço da humanidade, é o segundo mais populoso do globo. Atualmente a África possui uma população absoluta de 1.34 bilhão de habitantes que correspondem a 16,72% da população mundial.

Os países mais populosos do continente são a Nigéria (206.134.880 habitantes), Etiópia (114.960.969 habitantes) e Egito (102.332.646 habitantes), Em 2020, os países citados, estão entre as 20 maiores populações do globo, sendo a 7ª, 12ª e 14ª posições, respectivamente.

A distribuição da população pelo continente ocorre de forma irregular e é condicionada por fatores como o clima, o relevo e o solo. Nos desertos, devido ao clima árido, as densidades demográficas são baixas (inferiores a 1 hab./km²), já em partes do Vale do Nilo, a presença de terras férteis justifica as maiores densidades demográficas (superiores a 100 hab./km²).

Na África, entre as aglomerações urbanas com população maior que 10 milhões de habitantes destacam-se duas: Cairo (Egito) e Lagos (Nigéria).

A figura abaixo representa a África: População Total.

A figura abaixo representa a População Urbana Mundial – 2018. 

CARACTERÍSTICAS NATURAIS DA ÁFRICA

RELEVO E HIDROGRAFIA

O relevo africano é formado principalmente por extensos planaltos que são atravessados por extensos e importantes rios que formam planícies fluviais. Nesses planaltos encontram-se as principais montanhas do continente, como o monte Kilimanjaro na Tanzânia que é o ponto mais elevado do continente (5.895 metros).

O principal rio africano é o Nilo, que se forma no Sudão pelo encontro entre dois rios originados em planaltos: Rio Nilo Azul e o Rio Nilo Branco. Esse importante curso natural de água segue na direção norte do continente, e após atravessar o Deserto do Saara tem a sua foz em delta no Mar Mediterrâneo.

A fertilidade do Vale do Nilo garante a esse rio uma importância histórica. Desde os povos antigos do Egito até os dias atuais, a agricultura garante a sobrevivência de diversas pessoas. Isso ocorre pois sedimentos de rochas vulcânicas, do Planalto da Etiópia, são trazidos e depositados nos solos junto as margens nos períodos de cheia.

A figura acima representa o Rio Nilo. 

CLIMA E VEGETAÇÃO

Com a maior parte do território localizada na zona de baixa latitude, ou seja, a Zona Tropical, o continente é caracterizado principalmente pela presença de climas quentes (Equatorial e Tropical). Mas pela existência de montanhas com maior altitude e terras na Zona Temperada, o continente apresenta climas temperados (Temperado e Mediterrâneo).

A África é composta por seis formações vegetais: Floresta Equatorial, Savana, Estepe, Vegetação Desértica, Vegetação Mediterrânea e Vegetação de Altitude. Entre estas, a que ocupa a maior parte do território é a Savana (cerca de 40%).

Dois desertos se destacam na paisagem africana: Saara, na porção setentrional e Kalahari, na porção sul. Nestas regiões, em que predominam os climas desértico e semiárido, encontram-se atividades como o pastoreio nômade, além da caça e da coleta que são a base da sobrevivência desses povos nômades.

A REGIONALIZAÇÃO DA ÁFRICA

Com base no critério étnico ou cultural e tendo como divisor natural o Deserto do Saara, a África é regionalizada em dois grandes conjuntos: África do Norte e África Subsaariana.

A figura acima representa a Regionalização da África. 

ÁFRICA DO NORTE

Essa região, formada por sete unidades políticas e que corresponde a cerca de 25% do continente, apresenta uma forte influência árabe em seus aspectos culturais (prática do islamismo e língua árabe) devido a invasão dos árabes nos séculos VII e VIII.

As planícies férteis, que se estendem entre a Cadeia do Atlas e o Mar Mediterrâneo são densamente povoadas, e nelas são cultivados produtos como oliveiras, cereais e uva. Mais ao sul, onde surge o deserto do Saara o principal recurso explorado é o Petróleo.

OBSERVAÇÃO
O que é a região do Magreb?
A sub-região denominada de Magreb compreende o Marrocos, a Argélia e a Tunísia, que no passado pertenceram
ao império colonial francês.
O termo Magreb, de origem árabe, o significado é “o Poente”, e essa nomenclatura foi aplicada devido a essa região ser “onde o sol se põe” em relação ao centro do Islamismo, situado na atual Arábia Saudita (Península Arábica).
Essa denominação, recentemente, foi estendida ao Saara Ocidental, a Mauritânia e a Líbia, que junto ao Magreb tradicional, formou a União do Magreb Árabe (UMA) em 1989.
ÁFRICA SUBSAARIANA

Essa região, que abrange a maior parte do continente (75%), e que está situada ao sul do Deserto do Saara, apresenta uma população predominantemente negra e uma minoria formada por brancos (descendentes de colonizadores europeus e asiáticos).

A África subsaariana se caracteriza como uma região no continente marcada por uma diversidade de crenças religiosas, problemas relacionados a pobreza, aos baixos valores que correspondem ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e as guerras civis.

OBSERVAÇÃO
Outra regionalização da África
Uma outra forma de regionalizar a África é utilizando como critério a posição geográfica dos países. Observe o exemplo.

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno