CIRCUITOS ELÉTRICOS – REVISÃO
1ª LEI DE OHM
A ddp entre os terminais de um circuito gera uma força elétrica nos elétrons do condutor submetido a ddp. Para resistores ôhmicos, a razão entre ddp e a intensidade da corrente elétrica é constante.
U – tensão, ddp, diferença de potencial [volt (V)]
R – Resistência [ohm (Ω)]
i – Corrente elétrica [ampère (A)]
2ª LEI DE OHM
A resistência elétrica de um condutor ôhmico é constante e depende de suas dimensões e do material que constitui o condutor.
– Comprimento ()
– Área da secção transversal ()
– Resistividade ()
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
EM SÉRIE
Quando dois ou mais resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica (cargas elétricas).
EM PARALELO
Quando dois ou mais resistores são ligados nos mesmos potenciais, ou seja, submetidos à mesma ddp.
Para dois resistores em paralelo:
Req = R¹ . R²
R¹ + R²
Para n resistores idênticos:
Req = R
n
Amperímetro: aparelho que a mede a corrente elétrica, deve ser ligado em série. O amperímetro ideal possui resistência nula.
Voltímetro: aparelho que mede a ddp, deve ser ligado em paralelo. O voltímetro ideal possui resistência infinita.
Fusível: aparelho que protege o circuito, permite a passagem de uma corrente limite.
Curto-circuito: quando dois pontos do circuito são ligados por um condutor de resistência desprezível, serão percorridos por toda a corrente, não ocorrendo divisão das cargas nesse ponto.
OBSERVAÇÃO
COMO POTÊNCIA ELÉTRICA PODE CAIR NO ENEM?
A potência de determinados aparelhos está diretamente relacionada com a voltagem que este aparelho irá receber. Devemos sempre ficar atentos à voltagem indicada nas especificações técnicas, pois uma voltagem superior àquela indicada pode causar uma sobrecarga e queimar o aparelho. A questão relaciona a potência do aparelho descrito com a voltagem na qual este será ligado, percebendo se ocorrerá aumento ou redução da potência.
Exercício Resolvido
01. (ENEM) Observe a tabela seguinte. Ela traz especificações técnicas constantes no manual de instruções fornecido pelo fabricante de uma torneira elétrica.
Considerando que o modelo de maior potência da versão 220 V da torneira suprema foi inadvertidamente conectada a uma rede com tensão nominal de 127 V, e que o aparelho está configurado para trabalhar em sua máxima potência, qual o valor aproximado da potência ao ligar a torneira?
a) 1.830 W
b) 2.800 W
c) 3.200 W
d) 4.030 W
e) 5.500 W
Resolução: A
Relação de potência: P = U²/R
Considerando a resistência R um valor constante do chuveiro, temos que P varia de forma diretamente proporcional a U². Na tabela, observamos que o modelo de 220 V com o maior valor de potência (Quente) opera com a potência máxima de 5500 W.
Com os dados apresentados podemos fazer a razão entre a situação antes e depois. Colocaremos ‘ para identificar as grandezas depois.
P’/P = (U’/U)²
P’/5500 = (127/220)²
P’ = 1833 W.