Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Pesquisar

Estude para o Enem totalmente grátis

Introdução à ecologia

Introdução à ecologia

Ecologia é a parte da Biologia que estuda as relações dos seres  vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez em 1866 por Ernest Haeckel, vem da junção de duas palavras gregas: Oikos, que significa casa, e logos, que quer dizer estudo, assim sendo, ecologia significa o “estudo da casa” ou o “estudo do habitat dos seres vivos”.

A Ecologia preocupa-se com o entendimento do funcionamento de toda a natureza. Assim como vários outros campos de estudo da Biologia, ela não é uma ciência isolada.

A seguir definiremos alguns conceitos importantes na ecologia.

ESPÉCIE 

É o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.

Exemplo: Homo sapiens.

OBSERVAÇÃO 

DUAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE UMA ESPÉCIE

Habitat: é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu “endereço” dentro do ecossistema.

Exemplo: o leão pode ser encontrado nas savanas africanas etc.

Nicho ecológico: é o papel que o organismo desempenha no ecossistema, isto é, a “profissão” do organismo no ecossistema. O nicho informa à custa de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz etc.

Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmissor da malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue); o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.

POPULAÇÃO

É o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área e num determinado período.

Exemplo: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996 etc.

COMUNIDADE OU BIOCENOSE

É o conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período. O estudo de uma comunidade se restringe aos organismos vivos daquele local.

Exemplos: seres de uma floresta, de um rio, de um lago, de um brejo, dos campos, dos oceanos etc.

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO 

É o conjunto formado pelo meio ambiente físico ou seja, o biótopo (formado por fatores abióticos – sem vida – como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos – seres vivos) que com o meio se relaciona.

ECÓTONO

É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIÓTIPO

Área física na qual os biótipos adaptados a ela e as condições ambientais se apresentam praticamente uniformes.

BIOSFERA

Toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. Por exemplo, a determinação das preferências térmicas de uma espécie permitirá explicar (ao menos em parte) sua localização nos diversos meios, sua repartição geográfica, abundância e atividade.

CAPACIDADE-LIMITE

Capacidade máxima de indivíduos de uma população que o ambiente pode suportar.

RESISTÊNCIA AMBIENTAL 

Conjuntos de fatores que limitam o crescimento de uma população, como por exemplo alimento, doenças, predadores, espaço etc.

POTENCIAL BIÓTICO

Capacidade que uma população tem decrescer em condições ideais.

A curva (a) representa o potencial biótico da espécie; a curva (b) representa o crescimento populacional padrão; (c) é a capacidade limite do meio. A área entre (a) e (b) representa a resistência ambiental.

ORGANIZAÇÃO DO MUNDO VIVO

Podemos dividir o mundo vivo em estratos para um melhor entendimento da gradação da complexidade, por isto, existem níveis de organização segundo os quais podemos entendê-lo. Partindo do mais simples ao mais completo teremos:

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook COMO ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno