O Enem é uma das principais formas de ingresso para a educação superior no Brasil. Com a nota do Enem, o aluno pode fazer sua matrícula em Universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em Faculdades Particulares através de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, muitas universidades que possuem vestibulares isolados aceitam a nota do Enem para ingresso no Ensino Superior.
Com a nota do Enem, você pode se inscrever:
- No SISU
- No ProUni
- No Fies
- Em Instituições privadas
- Em Universidades internacionais
O que é o Sisu?
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para universidades públicas.
Pré-requisitos: ter feito a prova do Enem 2021 e não ter tirado zero na Redação.
Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro.
Resultados: 28 de fevereiro.
O que é o Prouni?
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do MEC que oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares.
Para participar do Prouni, o candidato deve, obrigatoriamente, ter cursado os três anos do ensino médio em escolas da rede pública. Caso tenha cursado em colégio privados, é necessário comprovar bolsa integral (100%) durante os três anos do Ensino Médio. Além disso, o candidato deve pertencer a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.
Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março.
Resultados: 7 a 16 de março (1ª chamada) e 21 a 30 de março (2ª chamada).
O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades privadas. O crédito, fornecido pelo Governo pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, com juros que dependem da renda familiar do candidato. O aluno começa a quitar o financiamento após a formatura.
Inscrições: de 7 a 10 de março.
Resultados: 14 de março.