CARTA CONVITE
A seguir, você pode ler uma carta convite da senhora Secretária de Estado a pessoas de interesse comum (sem especificar na carta quem são) a participarem de um seminário que discutiria o enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A carta é composta dos seguintes trechos:
Cabeçalho – Local, data e assunto. |
Vocativo – A quem a carta se destina. Iniciado na margem esquerda, separado por vírgula. |
Corpo da carta – Indicando o evento para o qual se faz o convite, local e data do evento e o órgão que o está promovendo. Depois, passa-se a justificar o que motivou o evento e expões algumas considerações sobre o que deve ser realizado no dia em questão. |
Desfecho – Reafirmando o intuito do convite e apresentando mais detalhes sobre o evento; uma frase de efeito para convencer da importância da participação. |
Saudação e assinatura – Dependendo do interlocutor, a saudação terá maior ou menor caráter de intimidade: Atenciosamente, Respeitosamente, Com abraços etc. A assinatura dependerá da ordem da banca examinadora |
Vejamos agora um tema da UNICAMP em que a universidade propõe a redação de uma carta-convite.
UNICAMP 2015
Em busca de soluções para os inúmeros incidentes de violência ocorridos na escola em que estudam, um grupo de alunos, inspirados pela matéria “Conversar para resolver conflitos”, resolveu fazer uma primeira reunião para discutir o assunto. Você ficou responsável pela elaboração da carta-convite dessa reunião, a ser endereçada pelo grupo à comunidade escolar – alunos, professores, pais, gestores e funcionários.
A carta deverá convencer os membros da comunidade escolar a participarem da reunião, justificando a importância desse espaço para a discussão de ações concretas de enfrentamento do problema da violência na escola. Utilize as informações da matéria abaixo para construir seus argumentos e mostrar possibilidades de solução.
Lembre-se de que o grupo deverá assinar a carta e também informar o dia, o horário e o local da reunião.
Texto motivador
Conversar para resolver conflitos. Quando a escuta e o diálogo são as regras, surgem soluções pacíficas para as brigas.
Alunos que brigam com colegas, professores que desrespeitam funcionários, pais que ofendem os diretores. Casos de violência na escola não faltam. A pesquisa O Que Pensam os Jovens de Baixa Renda sobre a Escola, realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) sob encomenda da Fundação Victor Civita (FVC), ambos de São Paulo, revelou que 11% dos estudantes se envolveram em conflitos com seus pares nos últimos seis meses e pouco mais de 8% com professores, coordenadores e diretores. Poucas escolas refletem sobre essas situações e elaboram estratégias para construir uma cultura da paz. A maioria aplica punições que, em vez de acabarem com o enfrentamento, estimulam esse tipo de atitude e tiram dos jovens a autonomia para resolver problemas.
Segundo Telma Vinha, professora de Psicologia Educacional da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e colunista da revista NOVA ESCOLA, implementar um projeto institucional de mediação de conflitos é fundamental para implantar espaços de diálogo sobre a qualidade das relações e os problemas de convivência e propor maneiras não violentas de resolvê-los. Assim, os próprios envolvidos em uma briga podem chegar a uma solução pacífica. Por essa razão, é importante que, ao longo do processo de implantação, alunos, professores, gestores e funcionários sejam capacitados para atuar como mediadores. Esses, por sua vez, precisam ter algumas habilidades como saber se colocar no lugar do outro, manter a imparcialidade, ter cuidado com as palavras e se dispor a escutar.
O projeto inclui a realização de um levantamento sobre a natureza dos conflitos e um trabalho preventivo para evitar a agressão como resposta para essas situações. Além disso, ao sensibilizar os professores e funcionários, é possível identificar as violências sofridas pelos diferentes segmentos e atuar para acabar com elas.
Pessoas capacitadas atuam em encontros individuais e coletivos
Há duas formas principais de a mediação acontecer, segundo explica Lívia Maria Silva Licciardi, doutoranda em Psicologia Educacional, Desenvolvimento Humano e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A primeira é quando há duas partes envolvidas. Nesse caso, ambos os lados se apresentam ou são chamados para conversar com os mediadores – normalmente eles atuam em dupla para que a imparcialidade no encaminhamento do caso seja garantida – em uma sala reservada para esse fim. Eles ouvem as diversas versões, dirigem a conversa para tentar fazer com que todos entendam os sentimentos colocados em jogo e ajudam na resolução do episódio, deixando que os envolvidos proponham caminhos para a decisão final.
A segunda forma é utilizada quando acontece um problema coletivo – um aluno é excluído pela turma, por exemplo. Diante disso, o ideal é organizar mediações coletivas, como uma assembleia. Nelas, um gestor ou um professor pauta o encontro e conduz a discussão, sem expor a vítima nem os agressores. “O objetivo é fazer com que todos falem, escutem e proponham saídas para o impasse. Assim, a solução deixa de ser punitiva e passa a ser formativa, levando à corresponsabilização pelos resultados”, diz Ana Lucia Catão, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC- SP). Ela ressalta que o debate é enriquecido quando se usam outros recursos: filmes, peças de teatro e músicas ajudam na contextualização e compreensão do problema.
No Colégio Estadual Federal (CEF) 602, no Recanto das Emas, subdistrito de Brasília, o Projeto Estudar em Paz, realizado desde 2011 em parceria com o Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos da Universidade de Brasília (NEP/UnB), tem 16 alunos mediadores formados e outros 30 sendo capacitados. A instituição conta ainda com 28 professores habilitados e desde o começo deste ano o projeto faz parte da formação continuada. “Os casos de violência diminuíram. Recebo menos alunos na minha sala e as depredações do patrimônio praticamente deixaram de existir. Ao virarem protagonistas das decisões, os estudantes passam a se responsabilizar por suas atitudes”, conta Silvani dos Santos, diretora. (…) “Essas propostas trazem um retorno muito grande para as instituições, que conseguem resultados satisfatórios. É preciso, porém, planejá-las criteriosamente”, afirma Suzana Menin, professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
(Adaptado de Karina Padial, Conversar para resolver. Gestão Escolar. São Paulo, no. 27, ago/set 2013. http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/conversar-resolver-conflitos-brigas-dialogo-762845.shtml?page=1. Acessado em 02/10/2014.)
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CONSIDERAÇÕES
Espera-se que o candidato se coloque no lugar de um grupo de alunos e, em nome desse coletivo, redija uma carta-convite endereçada à sua comunidade escolar, que compreende alunos, professores, pais, gestores e funcionários. Para elaborar a carta, terá de argumentar no sentido de convencer os destinatários a participarem da reunião, justificando a relevância do evento. A justificativa deve estar relacionada com (1) a ocorrência de vários episódios de violência na própria escola e (2) com a importância do envolvimento coletivo da comunidade escolar no enfrentamento desse problema, princípio explicitado na matéria que inspira a carta. O candidato deverá também assinar a carta e fornecer informações essenciais relativas ao evento, como dia, local e horário de realização.
A proposta instrui ainda que o candidato apresente possibilidades de solução do problema, explicitadas na matéria jornalística. De modo geral, as soluções indicadas sugerem a implementação de projetos institucionais de mediação de conflitos para a construção de uma cultura de paz. Tais projetos visam, essencialmente, a implantar espaços de diálogo sobre a qualidade das relações e os problemas de convivência e demandam planejamento de ações, tais como levantamento da situação de violência escolar e capacitação dos mediadores. O candidato pode mencionar as formas distintas de mediação para conflitos, desde os que envolvem duas pessoas até aqueles que atingem muitas pessoas ao mesmo tempo. Outra informação que pode compor o texto do candidato é a menção à iniciativa bem sucedida na escola em Brasília, na qual se investiu no protagonismo estudantil nas mediações e na formação dos mediadores (alunos e educadores).
Leia com atenção às considerações anteriores. Para ajudar na formulação da redação, propomos o esquema seguinte.
Cabeçalho |
Vocativo (endereçada à sua comunidade escolar, que compreende alunos, professores, pais, gestores e funcionários). |
Corpo da carta (argumentar no sentido de convencer os destinatários a participarem da reunião, justificando a relevância do evento) 1. relate a ocorrência de vários episódios de violência na própria escola 2. explicite a importância do envolvimento coletivo da comunidade escolar no enfrentamento desse problema 3. apresente possibilidades de solução do problema, explicitadas na matéria jornalística 4. mencionar a iniciativa bem sucedida na escola em Brasília |
Desfecho (e fornecer informações essenciais relativas ao evento, como dia, local e horário de realização) |
Saudação e assinatura – |
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