Polímeros
Polímeros são macromoléculas formadas pela união de unidades básicas chamadas de monômeros. Os monômeros são moléculas pequenas, de baixa massa molecular que, ao se unirem, formam os polímeros, macromoléculas de elevada massa molecular.
A unidade que se repete em um polímero é chamada de mero, o que justifica o nome dado à essas substâncias: poli, que traz a ideia de muitos, vários; e mero, que é a unidade que se repete. Ou seja, um polímero é formado pela união de várias unidades, os monômeros.
Os polímeros podem ser classificados de acordo com sua origem:
POLÍMEROS SINTÉTICOS
Produzidos industrialmente pelo ser humano.
Exemplo: copos plásticos
POLÍMEROS NATURAIS
Existem na natureza sem interferência humana.
Exemplo: celulose presente nas árvores.
As reações de formação de polímeros são chamadas de reações de polimerização.
Observe o exemplo abaixo:
Onde o valor de n pode variar de 2.000 a 50.000, dependendo das condições em que a reação é feita.
Essa polimerização pode ocorrer de duas formas:
• Reações de adição.
• Reações de condensação
POLÍMEROS DE ADIÇÃO
Os polímeros de adição são formados pela junção de monômeros. Essa reação ocorre com a ruptura da ligação pi. Sendo assim, os polímeros de adição derivam de moléculas insaturadas.
Nesse tipo de reação de adição, não há formação de subproduto.
Exemplo:
PRINCIPAIS POLÍMEROS DE ADIÇÃO
Abaixo estão relacionados os principais polímeros de adição, suas utilizações mais comuns e suas reações de formação:
Polietileno
Por ser um polímero de baixo custo, é largamente utilizado na fabricação de objetos como garrafas plásticas e brinquedos.
Polipropileno
Polímero altamente resiste à tração, é utilizado em objetos como cordas e em para-choque de carros, por exemplo.
Poliestireno
Largamente utilizado na produção de copos, pratos e seringas, por exemplo. Pode dar origem também ao isopor
Policloreto de vinila
Utilizado na fabricação de tubos e encanamentos, apresenta propriedades isolantes.
Teflon (politetrafluoretileno)
Utilizado na fabricação de panelas antiaderentes e fitas
OBSERVAÇÃO
O uso cada vez mais crescente de plásticos tem afetado a natureza de maneira imensurável. Pela necessidade de utilizar embalagens leves e práticas no dia a dia, a produção de plásticos de diversos tipos tem sido cada vez maior. Mas a preocupação com seu descarte não acompanha o ritmo de sua utilização, o que é um perigo; os plásticos demoram, em média, 400 anos para se decompor.
O descarte irregular de plásticos causa muitos impactos na natureza. Nos mares e oceanos, é comum a mortandade de tartarugas marinhas, por exemplo, que se alimentam de plásticos acreditando serem águas vivas, por exemplo; quando não os consomem, podem entrar em contato com canudos, por exemplo, e estes se alojarem em suas vias respiratórias.
Mas não são apenas os animais marinhos que sofrem com o descarte de plásticos na natureza. As aves também podem entrar em contato com os plásticos, não apenas com sua ingestão, mas também podem acabar se prendendo em restos de plásticos.
Assim, é preciso ir além do descarte correto e da reciclagem destes plásticos; é necessário reduzir o consumo. Por essa razão, diversas leis vêm sendo implementadas no Brasil e no mundo, com o objetivo de reduzir ou até mesmo proibir o consumo. No Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, a lei que proíbe a distribuição e venda de canudos plásticos em ambientes comerciais já está em vigor.
POLÍMEROS DE CONDENSAÇÃO
Alguns polímeros são formados em reações de polimerização que envolve a união de dois monômeros, que podem ser iguais ou diferentes. Além da formação do produto principal, o polímero, há a eliminação de uma molécula pequena. Normalmente, a molécula eliminada é a água (H2O).
Observe a reação genérica de polimerização, envolvendo a eliminação de uma molécula de água:
Os polímeros de condensação são muito utilizados no nosso dia a dia. Observe a seguir a reação de formação dos principais polímeros de condensação, bem como suas principais utilizações.
Poliéster
É formado pela reação entre um monômero que apresenta grupo carboxílico e outro que apresenta grupamento hidroxila, ou seja, entre um ácido carboxílico e álcool. Nessa reação, há a formação de um polímero que apresenta grupamento carboxilato, e há também a eliminação de água. O poliéster mais conhecido é o PET, que é utilizado na fabricação de garrafas de refrigerante.
Baquelite
Primeiro polímero sintético produzido pela indústria, é formado pela reação entre fenol e formol. Nessa reação, há a eliminação de uma molécula de água. É um polímero altamente resistente ao calor. Rádios e telefones mais antigos, da década de 1990, eram formados por esse polímero.
Silicone
Polímero largamente utilizado no dia a dia, o silicone difere dos demais por apresentar silício como átomo central. São utilizados na produção de próteses de cirurgia plástica e em produtos capilares, por exemplo.
Abaixo, estão representadas as etapas de formação de um dos polímeros de silicone:
Kevlar
É um polímero altamente resistente, e, por isso, é muito utilizado na produção de coletes à prova de balas, roupas de pilotos de fórmula 1 e em aviões, por exemplo.
Náilon
É muito utilizado em roupas, como meias-calças, e cordas de violão, por exemplo. É classificado como poliamida, por ser formado a partir de um ácido carboxílico e uma amina. O polímero mais conhecido é o náilon-66. É um polímero bastante resistente e rígido.
Policarbonato
É um polímero largamente utilizado na produção de CD’s. É muito semelhante visualmente ao vidro, mas difere na resistência, pois é altamente resistente ao impacto. Por serem moldáveis após aquecidos, são chamados de termoplásticos.