OPERAÇÕES COM SOLUÇÕES 2
Quando se mistura duas soluções que apresentam dois solutos diferentes que reagem entre si, novas substâncias são formadas. Os reagentes e produtos dessa reação apresentam entre si uma relação estequiométrica que permite prever, por exemplo, a quantidade de produto formado..

MISTURA DE SOLUTOS QUE REAGEM ENTRE SI
Por apresentarem esta relação estequiométrica, torna-se possível determinar informações tais como a concentração de soluções desconhecidas.
A operação que permite determinar concentrações desconhecidas a partir da adição de uma solução de concentração conhecida com a ocorrência de uma reação química entre um ácido e uma base chama-se titulação.
A titulação é feita pela reação entre um ácido e uma base, onde a concentração de um deles é conhecida e a do outro não. Conhecida uma das concentrações, adiciona-se lentamente, sobre a solução que se deseja determinar a concentração, o líquido contendo a solução de concentração conhecida. A partir do volume de solução utilizado, é possível determinar a concentração da solução de concentração desconhecida.
A titulação ocorre na presença de um indicador ácido-base, que será o responsável por indicar o ponto em que a reação terminou, a partir da mudança de coloração da solução. Esse ponto é chamado de ponto de equivalência.
A titulação também pode ser realizada pela adição da solução de concentração desconhecida sob a solução de concentração conhecida.
Para realizar a titulação, é necessário conhecer: a concentração de uma das soluções; o volume da solução desconhecida e o volume da solução conhecida. A partir dessas informações, será possível calcular a concentração da solução desconhecida.
OBSERVAÇÃO
Para que o cálculo da concentração esteja correto, a equação química precisa estar corretamente balanceada.
Exemplo:
Suponha que se deseja descobrir a concentração de uma solução de HCl partindo-se de um volume de 25 mL. Para tal, dispõe-se de uma solução 0,1 M de NaOH. Sabe-se que foram necessários 10 mL de NaOH para completa neutralização. Com base no exposto, determine a concentração do ácido.
Resolução:
Determina-se o número de mols de NaOH necessários para a neutralização:
M = n / V
n = M/ V = 0,1 . 0,01 L
n = 0,001 mols = 10-³ mols
NaOH + HCl→ NaCl + H2O
1 mol 1 mol 1 mol 1 mol
10 -³ mol. 10-³ mol
A partir da proporção estequiométrica (1:1) entre o ácido e a base, tem-se que o número de mols de HCl neutralizados foi igual a 10-³. Sendo assim:
M = n / V = 10-³ mol / 0,025 L
M = 0,04 mol/L = 4 . 10-2 mol/L
Esse problema também pode ser solucionado utilizando a seguinte relação:
Mᴬ . Vᴬ . Xᴬ = Mᴮ . Vᴮ e Xᴮ
Onde Xᴬ = quantidade H+ e Xᴮ = quantidade de OH-
EXÉRCICIOS RESOLVIDOS
01. Neutraliza-se 50 mL de solução aquosa de hidróxido de sódio 0,10 mol/L com 50 mL de solução aquosa de ácido clorídrico 0,10 mol/L Nessa reação, há formação de água. As espécies Na+ e Cl- são íons espectadores.
NaOH(aq) + HCl(aq) → H²O(l) + NaCl(aq)
Admitindo como desprezível a expansão de volume como resultado dessa reação, a concentração de Cl- em quantidade de matéria (mol/L) na solução resultante é aproximadamente igual a:
a) 0,05
b) 0,10
c) 0,14
d) 0,18
e) 0,20
Resolução: A
Primeiro, deve-se calcular a quantidade de mols que irão reagir:
NaOH: n = M . V = 0,10 . 50 . 10⁻³ = 50 . 10⁻⁴ mol
HCl: n = M . V = 0,10 . 50 . 10⁻³ = 50.10⁻⁴ mol
Como a proporção de ácido e de base, e de sal, é de 1:1:1, conclui-se que todo a base presente é neutralizada por toda a base presente.
A quantidade de sal formado é, então, igual a 50 · 10⁻⁴ mol.
Para calcular a concentração de íons Cˡ⁻, leva-se em consideração que o sal formado se dissocia:
NaCl ➝ Na⁺ + Cˡ⁻
O volume final, após a mistura, é de 50 + 50 = 100 ml:
[Cl⁻] = n / V = 50 . 10⁻⁴ / 10⁻¹
[Cl⁻] = 50 . 10⁻³
[Cl-] = 0,050 mol/L
02. (UDESC) A molaridade da solução de NaOH, da qual 50 ml requerem 21,2 ml de solução de H²SO⁴ 1,18 mol/L para total neutralização, é:
a) 0,10 mol/L
b) 0,05 mol/L
c) 0,010 mol/L
d) 1,0 mol/L
e) 0,5 mol/L
Resolução: D
A reação de neutralização corretamente balanceada é:
2 NaOH + H²SO⁴ ➝ Na²SO⁴ + 2 H²O
Note pela fórmula do NaOH que este apresenta um íon hidroxila, OH-, enquanto o H²SO⁴ apresenta dois íons H+. Ou seja, Xᴬ = 2; Xᴮ = 1.
Assim:
Mᴬ . Vᴬ . Xᴬ = Mᴮ . Vᴮ . Xᴮ
1,18 . 21,2 . 2 = Mᴮ . 50 . 1
Mᴮ = 1 mol/L