Funções inorgânicas: Bases
A partir das ideias de Arrhenius, definiu-se como base inorgânica toda substância que, em meio aquoso, se dissocia, liberando íons hidroxila, OH- no meio.

Exemplo:
Mg(OH)² > Mg²⁺ + 2 OH
As bases são identificadas pela presença do grupo hidroxila ao final da fórmula. Um outro exemplo é o NaOH, conhecido popularmente como soda cáustica, uma base extremamente corrosiva quando em altas concentrações. A soda cáustica é utilizada como desentupidor de pias.
As bases são formadas pelo íon hidroxila e por um metal. Existe uma única base não formada por um metal, que é o NH4OH. Essa base é formada a partir da reação da amônia com a água:
NH³+ H²O ⇌ NH⁴OH
CLASSIFICAÇÕES
As bases podem ser classificadas quanto a:
QUANTIDADE DE HIDROXILAS
• Monobases: possuem apenas uma hidroxila na fórmula.
Exemplos: NaOH e CuOH.
• Dibases: possuem duas hidroxilas na fórmula.
Exemplos: Ba(OH)² e Fe(OH)².
• Tribases: possuem três hidroxilas na fórmula.
Exemplos: Al(OH)³ e Fe(OH)³.
• Tetrabases: possuem quatro hidroxilas na fórmula.
Exemplos: Sn(OH)⁴ e Pb(OH)⁴.
SOLUBILIDADE EM ÁGUA
As bases contendo metais do grupo 1 e o NH4OH são solúveis em água, como por exemplo, NaOH e LiOH. Já as bases do grupo 2 são solúveis, mas apresentam algumas exceções, tais como Mg(OH)² e Be(OH)² que são insolúveis. As demais bases são insolúveis.
FORÇA
A força de uma base está relacionada à sua dissociação. Quanto maior a quantidade de íons hidroxila no meio, mais forte a base. As bases fortes são formadas por metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, com exceção das bases Mg(OH)2 e Be(OH)2, que são insolúveis. As demais bases são fracas.
Exemplo:
NaOH e Ca(OH)², bases formadas por metais do grupo 1 e 2, respectivamente, são classificadas como fortes. Já Ni(OH)² e Fe(OH)³, por exemplo, são bases formadas por metais de transição, e, portanto, são bases classificadas como fracas.
Nomenclatura:
A nomenclatura das bases, quando comparada às demais funções inorgânicas, é mais simples. É dada por:
Hidróxido + nome do metal (ou cátion amônio, NH⁴+)
Exemplos:
NaOH: hidróxido de sódio
Mg(OH)²: hidróxido de magnésio
Ca(OH)²: hidróxido de cálcio
NH⁴OH: hidróxido de amônio
Caso a base seja formada por um metal de número de oxidação variável, deve-se adicionar o número de oxidação do metal ao final do nome, em romanos.
Exemplos:
Fe(OH)²: hidróxido de ferro II e Fe(OH)³: hidróxido de ferro III
CuOH: hidróxido de cobre I e Cu(OH)²: hidróxido de cobre II
Ni(OH)²: hidróxido de níquel II e Ni(OH)⁴: hidróxido de níquel IV
Outra nomenclatura viável para as bases é utilizar os sufixos “ico” para indicar a base cujo metal tem o maior NOx, e “oso” para indicar a base cujo metal tem o menor NOx.
Exemplos:
Pb(OH)²: hidróxido plumboso
Pb(OH)⁴: hidróxido plumbico
Sn(OH)²: Hidróxido Estanoso
Sn(OH)⁴: Hidróxido Estânico