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SISTEMAS LINEARES DE 2 E 3 VARIÁVEIS

Aprenda sobre Sistemas Lineares 2×2 e 3×3.

SISTEMAS LINEARES (2 X 2)

São sistemas lineares de m equações e n incógnitas, todos os conjuntos de m equações lineares e n incógnitas, do tipo:

onde aij e b são coeficientes e x1, x2,…, xn são incógnitas.

Um sistema pode ser classificado em:

Possível (compatível) e determinado: quando o seu conjunto verdade é unitário.

Possível (compatível) e indeterminado: quando o seu conjunto verdade é infinito.

Impossível (incompatível): quando o seu conjunto verdade é vazio.

Exemplo1:




O sistema anterior apresenta solução única, logo, é chamado de sistema possível e determinado (SPD).

FORMA MATRICIAL DE UM SISTEMA LINEAR

Dado o sistema:

Exemplo 1:


SISTEMAS LINEARES (3 X 3)

Dado o sistema , , podemos escrever como





Exemplo 1:





Logo:


I) Se D ≠ 0, então, o sistema será possível e determinado.

II) Se D = 0, o sistema poderá ser possível e indeterminado ou impossível. Em geral:

Se Dx = Dy = Dz = … = 0, o sistema será possível e indeterminado, salvo os casos onde teremos planos paralelos, pois o sistema, neste caso, será impossível.

Se D = 0 e pelo menos um dos outros determinantes é diferente de zero, o sistema será impossível.

ATENÇÃO: cuidado com os planos paralelos. Pois, por Cramer, todos os determinantes são iguais a zero, porém, o sistema é impossível.

Exercícios resolvidos

1) Um parque tem 3 pistas para caminhada, X, Y e Z. Ana deu 2 voltas na pista X, 3 voltas na pista Y e 1 volta na pista Z, tendo caminhado um total de 8.420 metros. João deu 1 volta na pista X, 2 voltas na pista Y e 2 voltas na pista Z, num total de 7.940 metros. Marcela deu 4 voltas na pista X e 3 voltas na pista Y, num total de 8.110 metros. O comprimento da maior dessas pistas, excede o comprimento da menor pista em

A) 1.130 metros.

B) 1.350 metros.

C) 1.570 metros.

D) 1.790 metros.

Solução: A

Calculando:



2) Márcia e Marta juntas “pesam” 115 kg; Marta e Mônica “pesam” juntas 113 kg; e Márcia e Mônica “pesam” juntas 108 kg. Qual é a soma dos “pesos” de Márcia, Marta e Mônica?

A) 205 kg

B) 195 kg

C) 187 kg

D) 175 kg

E) 168 kg

Solução: E

Considerando que:

Márcia “pesa” x kg; Marta “pesa” y kg e Mônica “pesa” z kg, temos o seguinte sistema:

Somando as equações, obtemos:

Portanto,

3) Na Escola de Marinha Mercante, há alunos de ambos os sexos (130 mulheres e 370 homens), divididos entre os Cursos Básico, de Máquinas e de Náutica. Sabe-se que do total de 130 alunos do Curso de Máquinas, 20 são mulheres. O Curso de Náutica tem 270 alunos no total e o Curso Básico tem o mesmo número de homens e mulheres. Quantas mulheres há no Curso de Náutica?

A) 50

B) 55

C) 60

D) 65

E) 70

Solução: C

De acordo com o texto do problema e considerando que cada aluno não poderá fazer dois cursos ao mesmo tempo, temos:

Temos então o seguinte sistema linear:

Somando as equações, temos:

Portanto, o número de mulheres no curso de Náutica é

4) Uma pessoa comprou 2 pacotes de algodão, 5 rolos de gaze e 3 rolos de esparadrapo. Na farmácia onde realizou a compra, o preço de um pacote de algodão mais um rolo de gaze e mais um rolo de esparadrapo é R$ 16,00. Um rolo de esparadrapo custa R$ 2,00 a menos que um pacote de algodão e R$ 1,00 a mais que um rolo de gaze. Sabendo que essa pessoa pagou a compra com uma nota de R$ 50,00, o valor do troco recebido foi

A) R$ 0,50

B) R$ 1,00

C) R$ 1,50

D) R$ 2,50

E) R$ 2,00

Solução: B

Considerando que x é o preço do pacote de algodão, y o preço do rolo de gaze e z o preço do rolo de esparadrapo, temos o seguinte sistema:

Resolvendo o sistema por substituição, temos a seguinte equação:

Portanto, temos:

 e 

O valor do troco será dado por:

O troco recebido foi de R$ 1,00.

5) Saulo sacou R$ 75,00 do caixa eletrônico de um Banco num dia em que este caixa emitia apenas cédulas de R$ 5,00 e R$10,00. De quantos modos poderiam ter sido distribuídas as cédulas que Saulo recebeu?

A) 6

B) 7

C) 8

D) Mais do que 8.

Solução: C

Considerando que foram retiradas x notas de R$ 5,00 e y notas de R$ 10,00, temos a seguinte equação:

Ou seja:


O que nos leva a concluir que  poderá ser qualquer inteiro de 0 (zero) até 7 para que x seja um número inteiro não negativo. Temos portanto, 8 possibilidades para se sacar o dinheiro utilizando apenas notas de R$ 5 e de R$ 10.

6) Dizem que o autor do poema seguinte não foi outro senão o próprio geômetra Euclides da Alexandria – nascido por volta do ano 330 a.C. -, o que prova que também os grandes matemáticos se dedicam, ocasionalmente, a pequenos problemas, sem baixar a sua dignidade.

Asno e mulo vinham pela estrada carregados de sacos.
Sob o peso dos fardos, o asno gemia e resmungava, inconformado.
Aquele o notou, e assim falou ao apoquentado companheiro:
“Dize-me, velhinho, que choras e lamentas qual inocente rapariga,
O dobro do que tu levas carregaria eu, se me desses um volume;
Se me tomasses um, ah!, então sim, conduziríamos ambos a mesma carga.”
Tu, geômetra perito, dize-me quantos fardos transportavam?

Fonte: A Magia dos Números; Paul Karlson – Coleção Tapete Mágico XXXI – Editora Globo, RJ – 1961

Com base nas informações dadas pelo mulo, é correto afirmar que, o produto das quantidades de sacos que cada um carregava é um número

A) primo.

B) múltiplo de 7.

C) divisível por 6.

D) quadrado perfeito.

Solução: B

Considerando que o asno carregava   volumes e mulo carregava   volumes, podemos escrever, partindo das observações do mulo, o seguinte sistema.

Portanto, o produto das quantidades de sacos é 35 (múltiplo de 7).

7) Juntas, Clara e Josefina realizaram certo trabalho, pelo qual Clara recebeu, a cada hora, R$ 8,00 a mais do que Josefina. Se, pelas 55 horas que ambas trabalharam, receberam o total de R$ 1760,00, a parte dessa quantia que coube a Clara foi

A) R$ 660,00

B) R$ 770,00

C) R$ 990,00

D) R$ 1100,00

Solução: D

Equacionando as informações dadas no enunciado, tem-se:

Valor recebido por Clara = C

Valor recebido por Josefina = J

C = J + 8



8) Bia é 6 anos mais velha que Carla. Há 2 anos, a idade de Bia era o triplo da idade de Ana e daqui a 1 ano será igual à soma das idades de Ana e Carla. Podemos afirmar que:

A) Ana tem 7 anos.

B) Bia tem 12 anos.

C) Ana é mais velha que Carla.

D) Carla tem 6 anos.

E) Ana e Carla têm a mesma idade.

Solução: E

Calculando:


9) Cada grama do sal   custa R$ 1,20 e cada grama do sal Q, R$ 1,15. Cada quilo de certa mistura desses dois sais, feita por um laboratório, custa R$ 1.179,00. Com base nesses dados, pode-se afirmar que a quantidade do sal P, utilizada para fazer um quilograma dessa mistura, é:

A) 420 g

B) 480 g

C) 520 g

D) 580 g

Solução: D

Calculando



10) O transporte aéreo de pessoas entre as cidades de Belo Horizonte e Campinas é feito por uma única companhia em um único voo diário. O avião utilizado tem 180 lugares, e o preço da passagem p relaciona-se com o número x de passageiros por dia pela equação p(x) = 285 – 0,95x. Nessas condições, o número de passageiros que torna a receita máxima possível por viagem é:

A) 150

B) 160

C) 170

D) 180

Solução: A

Calculando (sendo R a receita proveniente da venda de passagens), tem-se:





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