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Arte contemporânea

Arte contemporânea

Este módulo busca apresentar um conjunto de estilos e estéticas artísticas desde o início do século XX e que são frequentemente cobradas nas provas do ENEM.

ABSTRACIONISMO

• Característica comum a vários estilos artísticos do século XX.

• Arte que não representa elementos ou formas da realidade.

• Preocupação com cores, texturas, movimentos e sensações espelhadas na tela.

• Não é um movimento contemporâneo, mas uma espécie de “gênero” que influenciou vários artistas do século XX.

NEOPLASTICISMO

• Abstracionismo geométrico.

• Redução da realidade às formas elementares.

• Uso de cores primárias.

• Linhas retas

• Ênfase na estrutura.

• Equilíbrio assimétrico.

ACTION PAINTING (GESTUALISMO)

• Estilo de “pintura automática”.

• Sinais e gestos de pintar como forma de expressão.

• Técnica artística autoral e subjetiva.

• Liberdade emocional na execução da obra artística.

• Velocidade de execução.

• Uso de materiais não tradicionais.

• Dripping – espalhar a tinta que cai diretamente do tubo sobre a tela ou em um balde.

• Sobreposição de camadas de tinta

ARTE INFORMAL

• Conjunto de tendências abstratas da segunda metade do século XX.

• Recusa de representação da realidade.

• Experimentalismo artístico.

• Gosto pela mancha ao acaso.

• Obra aberta à leitura do espectador: nunca está terminada.

• Espontaneidade do gesto e o automatismo.

• Inexistência de planejamentos ou conceitos preconcebidos na obra: a experiência da arte faz nascer a ideia, não o contrário.

HARD EDGE

• Transições bruscas entre cores.

• Delimitação clara e racionalmente planejada entre as áreas coloridas.

• Pintura “a máquina”, com precisão, nitidez e frieza.

• Contornos marcados e formas geométricas simples.

• Pintura impessoal.

OP ART

• Ilusões óticas.

• Menos expressão, mais visualização.

• O importante é causar impressão a quem vê a obra.

• Muitas das obras ignoram as cores e focam-se em formas em preto e branco que podem criar ilusões.

• Sobreposição de imagens.

• Interação entre fundo e foco da obra.

POP ART

• Resgate do figurativismo.

• Captação de imagens e símbolos de produtos de mídia e da indústria.

• Crítica ou exaltação à sociedade de consumo.

• Transformação de elementos cotidianos em ícones artísticos.

• Repetições de imagens.

• Uso de cores marcantes.

• Colagens, serigrafia e outras técnicas de produção mistas.

• Referências a modelos de histórias em quadrinhos.

ARTE NAÏF

• Também chamada de “arte primitiva moderna”.

• Naïf significa “ingênuo”, “inocente”.

• Arte simples, sem técnicas acadêmicas.

• Intuição e expressividade.

• Falta de inserção em circuitos tradicionais.

• Temática variada.

• Ausência de filiação a círculos artísticos.

MINIMALISMO

• Caráter geométrico bi ou tridimensional.

• Redução formal e representação do básico.

• Busca a quebra de barreiras entre a pintura e a escultura, considerando o espaço das obras e sua interação com o
ambiente.

• Simplicidade.

• Uso de objetos como espelhos, caixas de metal e até tijolos.

NEOEXPRESSIONISMO

• Representações emocionais e subjetivas.

• Mistura de tintas a materiais como areia ou palha, buscando texturas.

• Atualização do modelo expressionista – ligado à angústia europeia pré-guerras – para o cenário das angústias
contemporâneas.

• Primitivismo figurativo e agressividade cromática.

• Arte híbrida com instalações, pinturas e performances.

• Na Itália, o estilo é conhecido também por “transvanguardismo”.

FOTORREALISMO (HIPER-REALISMO)

• Busca a fidelidade fotográfica.

• Uso da fotografia para a transposição para a pintura.

• Uso de “air brushes” e mesmo lápis de grafite comuns.

• Cenas de cotidiano, ambientes e produtos ligados ao desejo de um estilo de vida confortável.

ARTE CONCEITUAL

• Valorização do conceito por trás de um objeto artístico.

• A própria ideia é a obra de arte.

• Herdeira do ‘ready made’ dadaísta.

• Utiliza-se de montagens de objetos retirados de seu contexto comum, provocando ressignificações.

• As instalações possibilitam o espectador entrar na obra e fazer parte dela.

• Arte performática, em que o artista usa o corpo como expressão cênica

ARTE CINÉTICA

• Arte em movimento.

• A própria estrutura é o movimento.

• Objeto móvel.

• Efeitos de luz e sombra.

ASSEMBLAGE

• Designa objetos artísticos tridimensionais em que se incorporem diferentes materiais

• Apesar de confundir-se muitas vezes com a colagem, vai além dela por conta da diversidade de materiais.

• Estética da acumulação: todo material pode ser incorporado à obra de arte.

• Justaposição ou sobreposição de elementos.

INSTALAÇÃO

• Ambiente construído artisticamente.

• Interação com o espectador.

• Disposição específica de elementos no espaço.

• Foco na percepção e na experiência com o espectador.

• Diversidade material.

• Confunde-se por vezes com a assemblage e com o minimalismo

BODY ART

• O corpo é o suporte da arte.

• Corpo como meio de expressão.

• Associação à performance (sem participação do público) ou happening (com participação do público).

• Articulação com diferentes obras de arte

ARTE URBANA (GRAFITE)

• Manifestações de intervenção nos espaços urbanos, tidos como sem vida.

• Cunho político-social.

• Intervenções em pintura de muros e fachadas, instalações em praças e passeios, flash mobs e outras performances
em espaços públicos.

• Ícone da contracultura: retrata a resistência de segmentos minoritários da população.

• Associa-se, portanto, a grupos (“tribos urbanas”) ligados a variados graus de transgressão e resistência cultural.

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