Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Search

Estude para o Enem totalmente grátis

The Present Perfect Tense

The Present Perfect Tense

O Present Perfect Tense normalmente não faz sentido para o falante da língua portuguesa se for traduzido ao pé da letra. Neste módulo, veremos sua estrutura e seus possíveis usos para que você possa reconhecer esse tempo verbal nos textos e compreender a ideia que eles transmitem com base no contexto.

 

O Present Perfect Simple pode expressar; (I) algo que já aconteceu, mas sem especificar quando, pois o foco está na consequência de tal acontecimento no presente; (II) uma ação que se repetiu várias vezes em um período não especificado entre o passado e o presente; (III) algo que começou no passado e continua acontecendo no presente.

Já o Present Perfect Continuous, que coincide com o terceiro uso do Present Perfect Simple conforme mencionado no parágrafo anterior, expressa algo que começou no passado e continua acontecendo no presente.

THE PRESENT PERFECT SIMPLE

A ESTRUTURA
Affirmative form

I / You / We / They + have + past participle
He / She / It + has + past participle

• Observação:

Também podemos usar a forma reduzida (contracted form) dos verbos auxiliares do Present Perfect, que são: have = ‘ve e has = ‘s.

• I have bought a new car. = I’ve bought a new car.

• Britney Spears has performed at the MTV Music Awards several times.
She’s performed at the MTV Music Awards several times.

Interrogative form

Have + I / you / we / they + past participle…?
Has + he / she / it + past participle…?

Negative form

I / You / We / They + haven’t + past participle
He / She / It + hasn’t + past participle

• Observação:

Os auxiliares haven’t e hasn’t são, respectivamente, a mesma coisa que have not e has not.

Sobre a formação do past participle:

Verbos regulares recebem o acréscimo de -ed assim como no Simple Past.

Seguem alguns exemplos:

A forma dos verbos irregulares deve ser consultada na terceira coluna da tabela de verbos irregulares que pode ser encontrada em qualquer gramática.

Confira alguns exemplos.

USOS DO PRESENT PERFECT SIMPLE

Conforme mencionado na introdução, um dos usos do Present Perfect Simple é expressar algo que já aconteceu, isto é, começou e terminou no passado, mas sem ser especificado em que momento ocorreu, porque a intenção é focar na consequência de tal acontecimento no presente. Confira o exemplo a seguir:

• Leonardo DiCaprio has won an Oscar for best actor.
(has won = Present Perfect Simple)

– Com base nessa frase, não sabemos quando DiCaprio ganhou um Oscar, mas sabemos que a consequência de ele ter ganhado um é que agora ele possui esse prêmio em sua carreira.

– Visto que em português não existe um tempo verbal equivalente a esse uso do Present Perfect, vamos traduzir como passado. Portanto, a tradução fica assim:
“Leonardo DiCaprio ganhou um Oscar de melhor ator”.

Se estiver escrito em que momento a ação ocorreu no passado, não podemos usar o Present Perfect. Nesse caso, é obrigatório o uso do Simple Past. Note que o acréscimo da informação in 2016 implica a modificação no tempo verbal:

• Leonardo DiCaprio won an Oscar for best actor in 2016.
(won = Simple Past)

Vejamos mais um exemplo:
• Have you visited London? X Did you visit London last year?
(Present Perfect Simple) (Simple Past)

– Na primeira pergunta, não foi especificado momento do passado. Quem fez tal pergunta tem a intenção de saber se seu interlocutor hoje possui a experiência de ter visitado Londres. Já na segunda pergunta há a intenção de saber se a experiência ocorreu especificamente no ano anterior.

– Respectivas traduções: “Você visitou Londres?” X “Você visitou Londres no ano passado?”

OBSERVAÇÃO

defined time in the past → Simple Past

undefined time → Present Perfect Simple

Outro uso do Present Perfect Simple é expressar uma ação que se repetiu várias vezes em um período não especificado entre o passado e o presente.

Exemplos:

• I have listened to this album a million times recently.

• She has been to the USA a few times.

– Com base nas duas frases acima, não sabemos exatamente em que momentos no passado os sujeitos fizeram cada repetição das ações de ouvir um mesmo álbum, no primeiro caso, e de viajar para os Estados Unidos, no segundo. Portanto, trata-se de período não especificado entre o passado e o presente.
– Traduções: “Eu ouvi esse álbum um milhão de vezes recentemente.” / “Ela esteve nos Estados Unidos algumas vezes.”

Por fim, vamos falar do terceiro e último uso do Present Perfect Simple que consiste em expressar algo que começou a acontecer no passado e continua acontecendo no presente. Esse uso do Present Perfect normalmente vem associado a expressões de tempo como since (desde/desde que) e for (há, por, durante).

Confira os exemplos:

• I have studied English for seventeen years. → A ideia transmitida é: comecei a estudar a língua inglesa 17 anos atrás e continuo estudando no presente.
– Podemos traduzir como “Eu tenho estudado Inglês há 17 anos” ou “ Eu estudo Inglês há 17 anos”.

• Christian has lived in Seattle since he was born. → A ideia transmitida é: Christian começou a morar na cidade de Seattle quando nasceu e continua vivendo lá no presente.

– Podemos traduzir como “Christian tem vivido em Seattle desde que ele nasceu” ou “Christian mora em Seattle desde que ele nasceu”.

• Mr. and Mrs. Miller have had that old red car since 1989.
→ A ideia transmitida é: o senhor e a senhora Miller começaram a possuir aquele carro velho e vermelho em 1989 e continuam em posse do mesmo no presente.
– Podemos traduzir como “O senhor e a senhora Miller têm/possuem aquele carro velho e vermelho desde 1989”.

• Lauren has known her best friend, Hailey, for over a decade now. → A ideia transmitida é: Lauren conheceu sua melhor amiga Hailey há mais de uma década atrás e elas continuam sendo amigas no presente.
– Podemos traduzir como “Lauren conhece sua melhor amiga, Hailey, já faz mais de uma década”.

OBSERVAÇÃO

Observe a diferença entre as seguintes duas situações:

(a) I have been sick since last week.  (Present Perfect Simple)

(b) I was sick last week. (Simple Past)

No exemplo A, eu comecei a ficar doente na semana passada e ainda estou doente. Ou seja, continuo doente no presente. Já no exemplo B, last week define o exato momento em que estive doente aconteceu. Eu estava doente na semana passada, porém não estou mais.

THE PRESENT PERFECT CONTINUOUS

A ESTRUTURA
Affirmative form

I / You / We / They + have + been + main verb with -ING
He / She / It + has + been + main verb with -ING

Interrogative form

Have + I / you / we / they + been + main verb with -ING…?
Has + he / she / it + been + main verb with -ING…?

Negative form

I / You / We / They + haven’t + been + main verb with -ING
He / She / It + hasn’t + been + main verb with -ING

O USO DO PRESENT PERFECT CONTINUOUS

Usa-se o Present Perfect Continuous para expressar algo que começou no passado e continua acontecendo no presente. A ênfase está na duração da ação, ou seja, há quanto tempo ela já vem acontecendo.

• We’ve been waiting here in this line for thirty minutes! → Nós comecamos a esperar aqui nessa fila há 30 minutos atrás e vamos continuar esperando. Faz 30 minutos que seguimos esperando. A duração da ação de esperar é de 30 minutos até agora e vai continuar…

Conforme já vimos, o Present Perfect Simple também pode ser usado para expressar algo que começou no passado e continua acontecendo no presente. Esse uso do Present Perfect Simple coincide justamente com o uso do Present Perfect Continuous.

Compare:
• I have studied English for 17 years. ≅
• I have been studying for 17 years.

– Os dois exemplos possuem basicamente o mesmo significado. A única diferença é que o Present Perfect Continuous dá mais ênfase na continuidade da ação, ou seja, no fato de que vem acontecendo há 17 anos e contando.

• Christian has lived in Seattle since he was born. ≅
• Christian has been living in Seattle since he was born.

Aqui vai uma observação importante: visto que usamos “How long…?” para perguntar sobre a duração de uma ação, vamos dar preferência a fazer tal pergunta com Present Perfect Continuous em vez de Present Perfect Simple.

Exemplos:

• How long have you been studying English?
• How long has he been living in Seattle? ≅
How long has Katie been working as nurse?

OBSERVAÇÃO

Atenção!
Nos próximos exemplos o Present Perfect Simple também foi usado no sentido da ação ter começado a acontecer no passado e continuar acontecendo no presente. Teoricamente, você poderia reescrever essas frases no Present Perfect Continuous, porém nesses exemplos você não pode fazer essa equivalência. Por quê?

• Mr. and Mrs. Miller have had that old red car since 1989. (correto)
– Mr. and Mrs. Miller have been having that old red car since 1989. (incorreto)

• Lauren has known her best friend, Hailey, for over a decade now. (correto)
– Lauren has been knowning her best friend, Hailey, for over a decade now. (incorreto)

Porque existem verbos que não são usados na forma contínua. Normalmente são os verbos ligados aos sentidos, como hear, smell, taste, e verbos ligados a processos mentais, como like, know, understand, believe. Mas cabe salientar que, apesar de think designar processo mental, ele pode ser usado normalmente no tempo contínuo.

Exemplo:

• I’ve been thinking about it for hours.

Embora hear e see designem verbos ligado aos sentidos, não fazemos essa classificação com listen e look. Portanto, listen e look podem ser usados sem problema algum no tempo contínuo.

Exemplo:

• They have been looking at us since we got here.

CURIOSIDADE 

Você sabe qual é a diferença entre dizer “Lizzie’s mom has gone to the supermarket” e “Lizzie’s mom has been to the supermarket”?

A diferença está no uso entre gone to e been to! Usamos gone to para indicar que o sujeito foi, porém ainda não retornou. Já quando usamos been to, queremos dizer que o sujeito já foi e voltou.

Portanto…
• Lizzie’s mom has gone to the supermarket. (A mãe de Lizzie foi ao mercado, mas não retornou ainda.)

• Lizzie’s mom has been to the supermarket. (A mãe de Lizzie esteve no mercado. Já voltou para casa.)