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Reading strategies

Reading strategies

Nas provas de Inglês de vestibular em geral, verificamos como predominantes questões de interpretação de texto (reading comprehension).

A gramática da língua inglesa que abordaremos ao longo do ano vai ter fundamentalmente como foco principal a compreensão de estruturas gramaticais visando à potencialização da leitura de textos. Antes de partirmos para os tópicos gramaticais, vamos discutir sobre algumas possíveis estratégias de leitura (reading strategies).

Estratégias de leitura são técnicas que os leitores podem usar para facilitar o processo de entendimento daquilo que estiverem lendo. O ensino de tais estratégias, ao abrir novas perspectivas, busca possibilitar o aluno a ultrapassar dificuldades pessoais, culturais e linguísticas viabilizando a compreensão de leitura, mesmo que ele não conheça todas as palavras em inglês do texto.

O uso de estratégias de leitura compreende três momentos, a saber: o antes, o durante e o após a leitura.

PRÉ-LEITURA E A TÉCNICA SKIMMING

Na pré-leitura recomenda-se uma análise superficial, porém global do texto. Para isso, emprega-se a técnica chamada skimming que consiste em “passar o olho” pelo texto em questão com o objetivo de identificar qual é o assunto do mesmo e extrair a sua ideia geral. Nesta “passada de olho”, o aluno vai inevitavelmente ler o título (e subtítulos, se houver), e palavras-chave vão chamar sua atenção. Por exemplo, se for um texto sobre meio ambiente, seus olhos podem “pescar” palavras como environment (meio ambiente), climate change(mudança climática), global warming (aquecimento global), greenhouse effect (efeito estufa), pollution (poluição), sustainable development (desenvolvimento sustentável), environmentally friendly (favorável ao meio ambiente ou ecologicamente correto), natural resources (recursos naturais), ecosystem (ecossistema), deforestation (desmatamento), dentre outras.

Durante esse reconhecimento de palavras, muitas informações são ativadas na mente do aluno, ou seja, seu conhecimento de mundo é acionado, levando-o a prever fatos ou conteúdos do texto. A predição também é uma técnica de leitura, e a sua aplicação acontece durante o skimming. Antecipar previamente informações úteis consiste em uma estratégia adotada pelo próprio cérebro a fim de otimizar seus mecanismos de processamento de informação. Ao identificar, por exemplo, que o tema do texto é sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, o leitor pode – e deve – pensar no que ele já conhece sobre o assunto.

O “efeito priming” é uma forma de antecipação muito estudada pela neuropsicologia e psicologia social. Ele está relacionado à forma como um estímulo inicial é capaz de afetar, de modo inconsciente, as respostas de uma pessoa a estímulos posteriores. Imagine que, ao começar a “passar o olho” sobre o texto, a palavra banco (bank) logo chama a sua atenção. Em seguida, você nota a presença das palavras dinheiro (money) e economia (economy). O sentido que você vai dar à palavra banco vai inevitavelmente ser afetado por essas outras duas palavras presentes no texto. Você não vai pensar que o assunto tem a ver com bancos (bench/stool) usados para se sentar. Vai estar claro que se trata de bancos enquanto instituições financeiras (financial institutions).

Também faz parte da técnica do skimming olhar as figuras e gráficos, se houver, e verificar a informação normalmente disponível no fim do texto sobre de onde ele foi retirado (se foi de um tipo específico de site, livro, revista, jornal etc, e o ano da publicação). Afinal, identificar previamente o tipo de texto e a época em que foi escrito pode ajudar o leitor a fazer outras antecipações sobre o assunto e sobre os propósitos do autor.

Toda e qualquer antecipação feita durante a pré-leitura precisa ser posteriormente confirmada quando você for de fato fazer a leitura na íntegra. O leitor precisa tomar cuidado para não confiar demais nas pressuposições e hipóteses que levantou durante o skimming a ponto de se esquecer de confirmá-las no texto. Esse cuidado na construção de sentido da leitura é crucial para não haver erros na interpretação daquilo que o autor quer dizer.

A ETAPA DA LEITURA DE FATO

Ao terminar de pôr em prática as estratégias sugeridas para a etapa de pré-leitura, leia as questões relacionadas ao texto. Entenda o que cada questão quer. Assim você vai ser capaz de fazer uma leitura mais direcionada. Você vai ler o texto na íntegra já sabendo o que buscar nele. Isto é, as próprias perguntas das questões vão orientar a sua leitura levando-o a focar nos pontos mais importantes do texto e com a atenção redobrada. Algumas pesquisas já constataram que, em média, o candidato do ENEM tem 3 minutos para responder cada questão da prova do concurso. Portanto, a leitura mais direcionada pode ajudá-lo a evitar a necessidade de ler o texto inteiro pela segunda vez.

A leitura do texto na íntegra é o momento em que se estabelece relação entre as informações apresentadas pelo autor e as predições feitas pelo leitor na pré-leitura, para confirmá-las ou refutá-las. Este é o momento da real compreensão da mensagem transmitida pelo texto. Sublinhe ou circule todas as informações que você identificar como relevantes para responder as questões que você leu previamente. Use e abuse de grifos, setas e anotações nas margens do texto.

PÓS-LEITURA: A RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES E A TÉCNICA SCANNING

A primeira dica é se fazer a seguinte pergunta: “O que a questão quer realmente saber?” Muitos alunos cometem o erro de responder a questão sem parar para entender o que está de fato sendo pedido. Às vezes mais de uma alternativa traz informações verdadeiras segundo o texto. Tenha cuidado! Só porque a alternativa é uma informação presente no texto não significa que ela seja a resposta da pergunta em questão. Uma outra dica fundamental é não fazer suposições não comprovadas pelo texto. Lembre-se que não podemos colocar “palavras na boca do autor”. É por isso que durante a leitura é tão importante refletir sobre a relação entre as informações realmente apresentadas no texto e as antecipações que nós havíamos feito.

Quando estiver resolvendo a questão, descarte as alternativas mais óbvias. Se você ficar em dúvida entre duas ou mais alternativas, volte ao texto para relembrar o que foi exatamente que o autor disse sobre aquilo. Para poupar tempo que é limitado — e por isso precioso — durante a realização da prova do concurso, lance mão da técnica chamada scanning. Essa estratégia de leitura é nada mais que correr os olhos pelo texto com o objetivo de localizar a informação específica desejada.

OBSERVAÇÃO

Tanto o skimming quanto o scanning pressupõem a “passada de olho” pelo texto. A diferença está na finalidade de cada uma dessas técnicas. Através do skimming busca-se a ideia geral, ao passo que através do scanning busca-se uma informação específica.

Uma última dica importante é desconfiar de palavras extremas quando usadas nas alternativas, como, por exemplo, nunca, sempre, todos, nenhum, ninguém, todas as pessoas, sem exceção. Questione esse tipo de alternativa. Escolha, por fim, como resposta aquela que você consegue justificar para si mesmo que é a verdadeira através de trecho(s) do texto.

APLICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SUGERIDAS

Agora nós vamos trabalhar em cima de um texto e de suas questões de interpretação para que você veja na prática a aplicação das estratégias de leitura em suas respectivas etapas, conforme acabamos de aprender.

• Step 1: Leia e analise o título. Aplique a técnica chamada skimming, ou seja, corra os olhos pelo texto em busca da ideia geral.

The next attempt at mind control

It is not enough for companies to bombard us with visual and auditory advertisements. It’s not that potential customers have become immune to this kind of sensory stimuli. Indeed a catchy jingle or an image that taps into our personal desires is as effective as ever it was. But nowadays the average person experiences over a hundred advertisements per day. How is a company supposed to make an impact when it is basically just one bullet in a continuous barrage?

Subliminal messaging via visual stimuli had been practised worlwide for some time. Such techniques, however, were later judged by a United Nations study to be “a major threat to human rights” and were banned in a large number of countries.

A modern solution is find alternative entry to our subconscious – olfactory. This is a far more primal sense than the ones we have come to depend on, and, if urban legends are true and we do choose our mates according to their pheromones over any other factor, one that we have less control of than we think.

Olfactory advertising has an even more powerful effect on our buying habits. Our sense of smell is directly connected to the limbic system, our emotional centre. Odours nearly always cause emotional reactions, and there is no way for humans to avoid them. Marketers can thus create an atmosphere which effectively encourages customers to spend longer in stores or gravitate to certain products. Awareness is key. Only through a greater control over our most basic instincts can we hope to withstand the marketers’ newest assaults.

Source: https://www.coursehero.com/file/p5abtip/A-modern-solution-is-find -alternati\ve-entry-to-our-subconscious-olfactory-This/

Exemplo de exercícios:

01. This article is written to…

a) inform people about advertising techniques.

b) teach the reader about the different senses.

c) advise marketers on new strategies.

d) warn people about how they can be manipulated by marketers.

02. Why are auditory and visual stimuli less effective these days?

a) People are no longer influenced by these messages.

b) They do not tap into a person’s subconscious.

c) People come across too many of them.

d) They are not used as much as the olfactory sense.

• Continuação do Step 1: A tradução do título é “A próxima tentativa de controle da mente”. Ao passar o olho pelo texto em busca da ideia geral (skimming), você deve ter notado as seguintes palavras — ou pelo menos algumas delas: advertisement (anúncio/propaganda), personal desires (desejos pessoais), sensory stimuli (estímulos sensoriais), subconscious (sunconsciente), olfactory advertising (propaganda olfativa), buying habits (hábitos de compra), marketers (especialistas em marketing), awareness (conscientização), customers (clientes), basic instincts (instintos básicos).

• Step 2: As palavras destacadas nos levam a pressupor que o texto é sobre as estratégias de marketing que fazem uso de estímulos sensoriais para manipular os consumidores. Quem sabia o significado da palavra awareness ainda poderia levantar a hipótese de que o autor quer promover a conscientização do leitor.

• Step 3: Agora leia as questões 1 e 2. A primeira questão pede o objetivo do autor, a finalidade do artigo que ele escreveu. Já a segunda pergunta quer saber por que estímulos auditivos e visuais são menos eficazes atualmente.

• Step 4: Já sabemos o que é preciso responder após a leitura. Chegou a hora de ler o texto na íntegra.

• Step 5: Ao terminar a leitura direcionada, você vai constatar que nossas hipóteses se confirmaram. Você já pode responder a questão 1. A resposta dela é a alternativa em que se afirma que a finalidade do texto é alertar as pessoas sobre o quanto elas podem ser manipuladas pelos especialistas em marketing (letra D).

• Step 6: Com o intuito de responder a questão 2, você pode usar a técnica scanning para encontrar a parte específica do texto que justificará a sua resposta nessa questão.

Está no primeiro parágrafo tal informação: “…nowadays the average person experiences over a hundred advertisements per day. How is a company supposed to make an impact when it is basically just one bullet in a continuous barrage?”

Em uma tradução livre, temos: “…atualmente uma pessoa comum tem como parte da sua experiência diária mais de cem propagandas. Como uma empresa pode causar impacto quando [uma propaganda que se baseia no estímulo visual ou auditivo] é basicamente apenas um tiro no meio de um tiroteio?”

Logo, a resposta da questão 2 é a alternativa C, isto é, as pessoas se deparam com excessivamente muitos estímulos visuais e auditivos atualmente, por isso eles se tornaram menos eficazes.

OBSERVAÇÃO

Mortimer Adler, filósofo americano que viveu de 1902 a 2001, escreveu uma famosa e importante obra intitulada “Como ler livros”, publicada em 1940. Nessa obra, Adler ensina como praticar a leitura em quatro níveis diferentes. Ele os chama, do primeiro ao último, de: (1) leitura elementar, (2) leitura inspecional, (3) leitura analítica e (4) leitura sintópica. Segundo o filósofo, não há como evoluir para um nível mais alto sem ter dominado os anteriores.

Adler também chama atenção para o fato de que não se lê um romance da mesma forma que se lê ciência, assim como não se lê ciência da mesma forma que se lê história. Seu método nos ajuda a adequar não só as técnicas de leitura, como também nossas próprias expectativas ao tipo de livro que pretendemos ler.

Confira uma passagem da obra “Como ler um livro” (1940) com alguns dos ensinamentos de Mortimer Adler.

A Segunda Etapa da Leitura Analítica: Regras para interpretar o Conteúdo de um Livro

1. Assimile os termos do autor interpretando-lhe as palavras-chave.
1. Aprenda as principais proposições do autor (…)

2. Conheça os argumentos do autor, descobrindo-os nas sequências dos períodos ou construindo-os à base dessas sequências.

3. Determine quais os problemas que o autor resolveu e quais não resolveu; e dentre estes, indique quais o autor sabia que não conseguiria resolver.

A Terceira Etapa da Leitura Analítica: Regras para Criticar um Livro encarado sob o prisma da Comunicação de Conhecimentos

1. Não comece a crítica enquanto não completar o delineamento e a interpretação do livro. Não diga que concorda ou discorda (…) enquanto não puder dizer ‘Entendo’. (…)”

Disponível em: https://citacoes.in/autores/mortimer-adler/ADLER, Mortimer J. & DOREN, Charles Van. Como Ler Livros. O guia clássico para a leitura inteligente.
São Paulo: É Realizações, 2015.

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