ADJECTIVES
Os adjetivos atribuem características a substantivos e a pronomes com função substantiva.
Analise os seguintes exemplos:
• Rachel is a smart girl. (O adjetivo smart está qualificando o substantivo girl.)
• She looks happy. (O adjetivo happy está qualificando o pronome pessoal she.)
Tenha em mente que há palavras que, dependendo do contexto, podem assumir função de adjetivo, de substantivo e até mesmo de verbo. Vamos tomar a palavra learning como exemplo.
• Exemplo 1 → “I prefer teaching methods that activelyinvolve students in learning”
– A tradução do exemplo 1 é: “Eu prefiro métodos de ensino que envolvam ativamente os alunos na aprendizagem”. Nesse caso, a palavra learning é substantivo e significa aprendizagem.
• Exemplo 2 → “I enjoy studying learning theories.”
– A tradução do exemplo 2 é: “Eu curto estudar teorias de aprendizagem”. Nesse caso, a palavra learningé adjetivo, pois está qualificando o tipo de teorias. Em português, diríamos que «de aprendizagem» é locução adjetiva.
• Exemplo 3 → “We are learning new theories.”
– A tradução do exemplo 3 é: “Nós estamos aprendendo novas teorias”. Nesse caso, a palavra learning é verbo. Em “are learning” temos o verbo learn (aprender) conjugado no Present Continuous.
ADJECTIVES ARE INVARIABLE WORDS
Em inglês, os adjetivos são invariáveis, isto é, não sofrem flexão de número e de gênero, diferentemente dos adjetivos na língua portuguesa. Observe os exemplos a seguir:
• garota legal → nice girl
• garotas legais → nice girls
• garoto legal → nice boy
• garotos legais → nice boys
Note que, em inglês, o substantivo sofreu variação de gênero (girl/boy) e de número (girls/boys), mas o mesmo não aconteceu com o adjetivo. Nice se manteve inalterado ao ser usado com girl(s)e boy(s).
ADJECTIVE ORDER
Uma outra diferença entre os adjetivos em inglês e em português é a ordem na qual eles são usados. Na língua portuguesa, o adjetivo costuma ser colocado depois do substantivo. Já na língua inglesa os adjetivos vêm obrigatoriamente antes do substantivo. Compare os exemplos:
• uma clássica cadeira de madeira → a classic wooden chair
• brincos de diamante lindos → beautiful diamond earrings
• uma faca afiada e cara → an expensive sharp knife
• mulheres brasileiras idosas → elderly Brazilian women
Se houver mais de um adjetivo qualificando um mesmo adjetivo, eles normalmente são posicionados na seguinte ordem:
Source: https://dictionary.cambridge.org/pt/gramatica/
Exemplos:
• Those were good old days.
(1) (5)
• Taylor Swift is a gorgeous tall young blonde American singer.
(1) (2) (5) (6) (7)
• I found a lot of large broken ancient Greek clay flower vases.
(2) (3) (5) (7) (8) (9)
Você não precisa decorar a ordem, mas é importante saber que os adjetivos que antecedem um mesmo substantivo não são ordenados aleatoriamente.
THE SUFFIXES USED TO FORM ADJECTIVES
CONFIRA OS SUFIXOS FORMADORES DE ADJETIVOS E ALGUNS EXEMPLOS RESPECTIVOS:
ADJECTIVES ENDING IN -ING AND -ED
Usamos -ING em adjetivos que descrevem como o sujeito causa o efeito, e -ED naqueles que descrevem como o sujeito sofre/experimenta o efeito.
Exemplos:
• English Literature is interesting.
– A Literatura Inglesa desperta interesse.
• I am interested in English Literature.
– Eu experimento o interesse.
• The news was surprising.
– A notícia causou surpresa.
• Norman got surprised.
– Norman sofreu o efeito da surpresa.
• Snakes are terrifying.
– Cobras causam medo, terror
• Kim is terrified of snakes.
– Kim experimenta o medo causado pelas cobras.
COMPOUND ADJECTIVES
Compound adjectives são adjetivos compostos, ou seja, são uma espécie de locução adjetiva que contém duas ou mais palavras geralmente separadas por hífen e que, juntas, qualificam o substantivo que antecedem.
OBSERVAÇÃO
Atenção! Os compound adjectives não podem ter palavras no plural. Afinal, adjetivos são palavras invariáveis em inglês!
Exemplos:
• uma palestra de duas horas:
– a̶ ̶t̶w̶o̶-̶h̶o̶u̶r̶s̶ lecture (incorreto)
– a two-hour lecture (correto)
• um cachorro de quatro anos de idade:
– a –̶ ̶a̶ ̶f̶o̶u̶r̶-̶y̶e̶a̶r̶s̶-̶o̶l̶d̶ dog (incorreto)
– a four-year-old dog (correto)
Quais são as possíveis combinações para formar o compound adjective? Confira a seguir:
• number + noun in the singular form = compound adjective
Exemplos:
one-way street; thirty-question test; second-hand cars; five-dollar bill, ten-minute call; three-kilometer tunnel.
• adjective + noun in the singular form = compound adjective
Exemplos:
last-minute cancellation; full-length gown.
• adjective/adverb + verb with -ING = compound adjective
Exemplos:
good-looking guy; easy-going teenager; long-legged models; long-lasting kiss; hard-working secretary; never-ending story.
• adjective + past participle = compound adjective
Exemplos:
green-eyed cat; two-faced politician; bad-tempered boy; kind-hearted mother; curly-haired baby; left-handed student; old-fashioned clothes; absent-minded people.
• noun in the singular form + adjective = compound adjective
Exemplos:
duty-free goods; gluten-free bread.
• noun + verb with -ING = compound adjective
Exemplos:
mouth-watering meal; time-saving strategies; English-speaking countries.
• noun + past participle = compound adjective
Exemplos:
wind-powered technology; sun-dried tomatoes; self-centered men.
• adverb + past participle = compound adjective
Exemplos:
well-known writers, densely-populated country, brightly-lit room.
OBSERVAÇÃO
Observe as imagens abaixo e reflita sobre a diferença de sentido entre as frases.
Na primeira frase man-eating é um compound noun que qualifica o substantivo alligator (jacaré). Trata-se de um jacaré que come pessoas.
Já na segunda frase a ausência de hífen entre as palavras man e eating denota que elas não formam um compound adjective. Na frase em questão, man atua como substantivo e eating como verbo.
Enquanto a primeira frase afirma: “Eu vi um jacaré que come pessoas”, a segunda, por sua vez, afirma: “Eu vi um homem comendo (carne de) jacaré”. E aí, você conseguiu perceber a grande diferença que o hífen (ou a ausência dele) pode fazer no sentido da frase?