HIDROSTÁTICA – EMPUXO
O módulo do Empuxo é igual ao módulo do peso de líquido deslocado pelo corpo. Temos:
O empuxo justifica o fato de um corpo boiar em um fluido; quando isso acontece, é porque o empuxo é igual ao peso do corpo.
A unidade de empuxo no Sistema Internacional é o Newton(N).
Vale a pena lembrar que o corpo pode boiar estando completamente dentro do líquido ou parcialmente imerso, nesse último caso o aluno deverá ter cuidado, pois, na fórmula do empuxo, ele deverá considerar somente o volume imerso.
PESO APARENTE
Quando a densidade de um corpo homogêneo for maior que do líquido no qual ele está imerso, o seu peso será maior que o empuxo sofrido e assim sendo, haverá uma resultante para baixo. Esta resultante recebe o nome especial de peso aparente.
PAPARENTE = P – E
COMO FLUTUAÇÃO DE CORPOS PODE CAIR NO ENEM?
A flutuação de corpos é um fenômeno que está diretamente relacionado com a razão entre a sua densidade e a densidade do líquido em que o corpo está imerso. Devido a essa relação, alguns objetos, quando imersos em água, podem flutuar, como o isopor, e outros afundam. A questão a seguir explora a relação entre o volume do corpo que fica submerso e o volume total do objeto.
Exercícios resolvidos
1) Uma rolha de cortiça tem a forma de um cilindro circular reto cujo raio mede 2 cm. Num recipiente com água, ela flutua com o eixo do cilindro paralelo à superfície. Sabendo que a massa específica da cortiça é 0,25 g/cm3 e que a da água é 1,0 g/cm3, a correta representação da rolha no recipiente está indicada em:
Gabarito: B
A medição da densidade das águas de um lago é fundamental para controlar a qualidade da água, de modo a identificar contaminações e evitar uma possível morte em massa dos animais que vivem ali. A questão aborda a medição da densidade de um lago.
2) Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais, conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.
Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s2, a densidade da água do lago, em g/cm3, é:
A) 0,6
B) 1,2
C) 1,5
D) 2,4
E) 4,8
Gabarito: B
CADASTRE-SE
E receba em primeira-mão todas as novidades dos Vestibulares, Ofertas, Promoções e mais!