CALORIMETRIA – REVISÃO
Energia térmica é a média das energias cinéticas das moléculas de um corpo, Quando há transferência de energia térmica denominamos de Calor, o sempre flui de forma espontânea da região de maior temperatura para região de menor temperatura. Quando as temperaturas dos corpos se igualam, ocorre o equilíbrio térmico e a transferência de calor se encerra.
Existem três formas de ocorrer transferência de calor: CONDUÇÃO, CONVECÇÃO e IRRADIAÇÃO.
Condução: calor transferido de molécula por molécula, sem que haja movimento de matéria.
Convecção: calor transferido por diferença de pressão e densidade, com movimento de matéria.
Irradiação: calor transferido sob a forma de onda eletromagnética, única maneira de transferir calor através do vácuo.
CALOR ESPECÍFICO
Propriedade da substância, taxa que indica quanto de energia é necessário para aumentar em 1°C a temperatura de 1g da substância.
ou como costuma ser escrito:
CAPACIDADE TÉRMICA
Propriedade do corpo que depende da substância constituinte e de sua massa. É uma taxa que indica a quantidade de energia necessária para aumentar em 1°C a temperatura desse corpo
CALOR SENSÍVEL
Responsável pela variação da temperatura sem que haja mudança no estado físico.
CALOR LATENTE
Responsável pela mudança de estado físico sem que haja variação de temperatura
ÁGUA
Lfusão= 80 cal/g
Lvaporização = 540 cal/g
TROCAS DE CALOR
Quando dois ou mais corpos entram em contato, uma transferência de energia, espontânea, do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura é iniciada até que o sistema atinja o equilíbrio térmico. Suponha que o conjunto esteja no interior de um recipiente que evita a troca de energia entre o sistema e o meio externo, mantendo-o isolado. Chamaremos esse recipiente de ADIABÁTICO.
Todo calor cedido por um corpo será recebido por outro, uma vez que a entrada e a saída de energia está impossibilitada de ocorrer graças ao recipiente adiabático. Portanto, temos:
ΣQcedido + ΣQrecebido = 0