Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Search

Estude para o Enem totalmente grátis

KARL MARX E A IDEOLOGIA

KARL MARX E A IDEOLOGIA

A luta de classes ocorre por relações de desigualdade entre os indivíduos, necessitando assim ser encerrada, para que acabe a desigualdade.

FILOSOFIA, HISTÓRIA E CONFLITOS

Um dos autores mais discutidos da humanidade, o pensador alemão é amplamente conhecido, entre outros motivos, por suas teorias sociais e entendimentos acerca do Socialismo, mas Marx (1818 – 1883) representou no século XIX muito mais do que um teórico, foi um ativo autor da realidade social europeia, concebendo a realidade como algo passível de alteração. Marx é um autor da “Práxis”, compreende que a obra deva-se tornar prática, que deva servir para alterar a realidade e não somente compreendê-la.

A obra marxista sofreu grande influência de Hegel, a dialética hegeliana serviu como inspiração para o entendimento histórico das sociedades. Marx construiu o conceito de “Materialismo Histórico”, em que estabelece a história humana como história das disputas econômicas e produtivas, essa percepção marxista trouxe para o debate o conflito entre classes sociais.

Marx vai estabelecer que se a sociedade é modificada por suas relações produtivas, aqueles que estão inferiores nesse processo tendem a sofrer opressão e exploração, e vão buscar reagir em relação a elas. As classes sociais são antagônicas e conflituosas, passando por um processo que Marx chama de “Luta de Classes”.

Karl

Estátua representando Karl Marx em Tréveris (Alemanha), sua cidade natal.

A “Luta de Classes” ocorre de forma incessante ao longo da história, ao ponto de Marx dizer que a “A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.”. Sempre ocorreu e na visão Marxista vai ocorrer até acabarmos com sua força motriz.

ALIENAÇÃO E IDEOLOGIA

A luta de classes ocorre por relações de desigualdade entre os indivíduos, necessitando assim ser encerrada, para que acabe a desigualdade. Entretanto, na visão marxista, as relações sociais de produção estão amparadas em um cenário tão amplo de desigualdades, exploração e opressão que a manutenção desse cenário demanda que a classe dominante lance mão de estratégias para o controle de iniciativas transformadoras.

Nessa conjuntura de relações sociais no modo capitalista de produção, o trabalhador estabelece relações nas quais a sua força de trabalho é transformada em mercadoria: há o trabalho, a produção de riqueza e a remuneração por isso. Entretanto, para Marx, há um elemento central nesse processo para entendimento da manutenção da exploração. O trabalho e o fruto do trabalho do proletariado não pertencem completamente a ele. A jornada, o ritmo, o que será produzido e, especialmente, o resultado do trabalho não pertencem ao trabalhador, mas são apropriados pela burguesia. Dessa forma, ocorre um fenômeno chamado de alienação no qual o trabalho e o fruto do trabalho tornam-se estranhos, alheios ao trabalhador, portanto, alienado.

É nesse cenário que atua a ideologia. Em sua vasta obra, especialmente em A Ideologia Alemã, Marx entende a ideologia como um conjunto de ideias e representações acerca da realidade que buscam camuflar, encobrir e naturalizar a opressão, a desigualdade e os conflitos de classes existentes. São visões de mundo provenientes da classe dominante que busca transmitir suas perspectivas como universais, dando a ilusão de que todos compartilham daquelas mesmas formas de agir e interpretar a realidade, mantendo certa harmonia social e a dominação de uma classe sobre a outra.

Marx vai estabelecer que a única maneira de encerrar essa luta é com o Socialismo, por estabelecer uma sociedade sem propriedade privada e consequentemente sem relações dispares nas relações produtivas. Após esse período conhecido como Socialismo, estaríamos prontos para o Comunismo, um período em que não existiriam mais classes e nem propriedade privada, gerando assim o “fim da história”, já que sua força motriz estaria encerrada.

Aumente sua nota em matemática no ENEM

Reunimos uma análise detalhada dos assuntos
mais recorrentes e relevantes de matemática no ENEM