Você deseja ingressar em uma faculdade, já ouviu falar do Enem, mas não conhece a sua importância e nem as inúmeras chances que o Exame Nacional do Ensino Médio pode te proporcionar para ingressar no Ensino Superior. Nesse post, vamos te contar tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio e porque é importante se dedicar a ele.
Apesar de já fazer parte da vida de milhares de brasileiros, é preciso reforçar a importância da avaliação do Enem, pois alguns não percebem sua relevância. Entender o papel do Enem ajuda a perceber o porquê é tão significativa a realização do exame.
O Enem é o maior exame educacional do Brasil, sendo uma das principais formas de ingresso no Ensino Superior no Brasil atualmente. Entre os programas que utilizam suas notas estão o SiSU, o ProUni e o Fies. Além disso, o Enem também é aceito em Universidades do Exterior.
Entenda os programas do Governo que utilizam a nota do Enem:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): oferece vagas em instituições públicas de ensino superior;
- Programa Universidade para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições particulares;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): concede financiamento sem juros em faculdades particulares.
Hoje, com a nota do Enem, você consegue acesso à maioria das universidades públicas e particulares do País sem a necessidade de fazer inúmeros vestibulares em instituições diferentes.
Segundo o Inep, a ideia foi democratizar as vagas de ensino superior por meio de um processo nacional, dando a possibilidade de estudantes de qualquer estado concorrerem às vagas de qualquer região.
Antes de 2010, para conseguir uma vaga em uma universidade pública, era necessário mapear todas as universidades que ofereciam o curso desejado. Depois disso, precisava fazer a inscrição em cada um dos vestibulares escolhidos, se deslocar (muitas vezes para outras cidades) para fazer a prova e esperar o resultado de cada uma delas. Sem contar que, em muitos casos, as datas das provas de faculdades diferentes caiam no mesmo dia, sendo necessário escolher qual vestibular iria prestar. Além disso, como as provas eram feitas por cada uma das universidades, o aluno ainda tinha que se preocupar com a matéria de cada uma e se preparar para todas.
E depois de tudo isso, caso não fosse aprovado em nenhum vestibular, era obrigado a esperar o próximo ano ou recorrer às faculdade particulares.
E desde 2014, instituições portuguesas passaram a aceitar o Enem para ingresso de brasileiros. As edições aceitas, os cursos, os valores das mensalidades variam conforme a universidade. Mais de 40 instituições portuguesas já aceitam o Enem. Além de Portugal, países como França, Irlanda, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos também aceitam alunos a partir da nota do Enem.
Em 2022, mais de 3 milhões de estudantes fizeram a prova do Enem para tentar uma vaga no Ensino Superior, seja gratuita, seja com bolsa ou financiamento.
As provas do Enem acontecem uma vez ao ano, durante dois dias, normalmente durante dois domingos consecutivos e em novembro. As provas são constituídas por redação e 180 questões divididas entre quatro áreas do conhecimento, sendo elas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. É importante entender que as questões são interdisciplinares e contextualizadas, ou seja, em uma mesma questão pode ser exigido conhecimento em duas áreas, como por exemplo Biologia e Química.
As áreas de conhecimento exigidas no Enem se dividem da seguinte forma:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Calendário do Enem 2023:
Inscrições: 8 a 19 de maio de 2023
Aplicação da prova: 5 e 12 de novembro de 2023
Divulgação do gabarito: 24 de novembro de 2023
Divulgação do resultado: 16 de janeiro de 2024.
Quanto mais cedo começar a estudar para o Enem, melhor, afinal, deixar tudo para última hora pode causar estresse e atrapalhar o seu desempenho. Para evitar essa situação, é preciso traçar um plano de estudos. O ProEnem te ajuda nessa tarefa, principalmente, com relação ao plano de estudos e todo conteúdo a ser estudado adaptado a sua realidade de dedicação e tempo.