O Enem digital é o modelo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio realizado de forma on-line através de computadores.
Desde 2020, os participantes podem escolher entre realizar a prova do Enem impresso ou digital. Esse é o período de transição para o projeto de tornar o exame totalmente on-line até 2026.
O objetivo do Inep é modernizar o modelo de aplicação do exame e trazer alguns benefícios para o participante, tais como: várias aplicações de provas ao longo do ano e questões mais interativas com gráficos e vídeos.
Além disso, diminuir os custos por impressão da prova e realizar uma economia de papel para um modelo mais sustentável. Só em 2019, segundo o Inep, os custos de aplicação da prova impressa superaram R$500 milhões.
Diferença entre o Enem digital e o impresso
As provas são iguais. Em ambas, na digital e na impressa, possuem dois dias de aplicação, a mesma quantidade de questões e tempo.
A redação tem o tema igualmente idêntico, porém o participante do exame digital terá que escrever manualmente o texto dissertativo-argumentativo, assim como na versão impressa. Cada candidato recebe uma folha de rascunho e uma folha oficial de redação.
Período de inscrição
O período de inscrição do Enem digital ocorre junto com o do Enem impresso, e o candidato poderá escolher qual formato de prova deseja realizar. A diferença é que o exame on-line possui um limite de vagas preenchidas por ordem de inscrição.
O exame on-line não é realizado em casas ou computadores domésticos, mas em locais de provas estipulados pelo MEC.
Quem pode participar do Enem Digital?
Estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir na data da realização do exame nacional. Os treineiros só podem realizar a prova impressa.