Nos últimos anos, o ensino médio apresentou algumas mudanças significativas na sua estrutura e organização. Com a implantação do Novo Ensino Médio, desde 2022, algumas alterações podem gerar dúvidas em quem está começando essa etapa ou mesmo em quem já está no 2º ou no 3º ano.
O que mudou com o Novo Ensino Médio?
Diante do aumento da evasão escolar, do baixo desempenho dos jovens e da distância entre as aprendizagens e o mundo do trabalho, foi reformulada, em 2017, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para que o ensino médio das escolas públicas e privadas passasse a atender um currículo educacional mais flexível e de acordo com a intenção de carreira de cada estudante.
O primeiro ciclo do novo ensino médio iniciou em 2022 e se encerra em 2024, retirando-se aquele modelo único de disciplinas obrigatórias. Agora o estudante terá tanto conteúdos exigidos quanto as eletivas, uma carga horária maior e também o estudo interdisciplinar.
Aumento da carga horária
O novo Ensino Médio amplia a carga horária mínima de 2.400 para 3.000 horas. Mas calma, essas horas são divididas e diversificadas em áreas de aprendizado distintas ao longo desses 3 anos.
Todos os alunos vão seguir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o conjunto de conteúdos obrigatórios que os alunos devem aprender ao longo dessa etapa. Tal grade deve ocupar 60% da carga horária, ou seja, 1.800 horas divididas entre o 1°, o 2° e o 3° ano.
Além disso, por entender a diversidade de interesses e anseios por carreiras distintas, foi implementada a escolha de disciplinas eletivas que são chamadas de Itinerários Formativos. Elas precisam preencher 40% da grade, o que equivale a 1.200 horas de todo o ensino médio.
Aproxime-se do Enem com a grade por área de conhecimento
Uma mudança muito significativa e que pode causar certa estranheza é a troca de disciplinas para áreas do conhecimento a partir do 1º ano, assim como ocorre na prova do Enem. Essa divisão não exclui as matérias da sua grade horária, por exemplo:
● Literatura;
● Geografia;
● Filosofia;
● História;
● Sociologia;
● Biologia;
● Química;
● Física.
Na verdade, essas disciplinas estão dentro das áreas de conhecimento, ou seja, aproxima mais a nomenclatura do vestibular e, também, de um estudo interdisciplinar.
A grade está dividida em quatro áreas do conhecimento:
● Linguagens e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física);
● Matemática e suas tecnologias (Matemática);
● Ciências da Natureza e suas tecnologias (Biologia, Química e Física);
● Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia);
Como funcionam os itinerários formativos?
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo em que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Eles aprofundam os conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e/ou inserem uma formação técnica e profissional (FTP).
Com o objetivo de aprofundar os aprendizados da base curricular comum, eles foram divididos em quatro eixos temáticos:
- Investigação científica: a capacidade do estudante em investigar e ampliar o conhecimento por meio da prática de pesquisa científica. O processo identifica dúvidas, testar hipóteses e identificar questões-problema.
- Processos criativos: aprender a idealizar e criar projetos, além disso aprofundar o conhecimento sobre artes, mídia, cultura e as ciências aplicadas.
- Mediação e intervenção Sociocultural: utilizar conhecimentos relacionados a uma ou mais áreas, à formação Técnica e profissional, bem como a temas de seu interesse para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente.
- Empreendedorismo: Adquirir habilidades e conhecimentos que permitem se adaptar a diferentes contextos e criar oportunidades para empreender projetos pessoais ou de vida.
Orientação profissional:
Nas eletivas, os jovens terão o “Projeto de Vida” em que irão refletir sobre as possibilidades de escolha profissional através de um espaço de escuta e diálogo. Essa avaliação de interesses e aptidões por áreas de conhecimento tem uma carga horária mínima a ser atingida e é oferecida desde o 1° ano ou nos 3 anos do Ensino Médio, dependendo da rede de ensino.
Assim, o conteúdo do ensino médio passará a ser organizado neste novo arranjo com um base curricular única + eletivas. Os itinerários formativos são ofertados conforme a disponibilidade e estrutura de cada instituição de ensino e por isso, a comunidade escolar pode buscar parcerias locais, aulas on-line e/ou remanejar o aluno para uma instituição que atenda aos objetivos. Lembrando que o novo ensino médio ainda está sendo implementado nas escolas públicas e privadas do Brasil.