O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já passou por diversas mudanças desde a sua criação. Após a reestruturação do Novo Ensino Médio, a prova de ingresso à universidade pública também sofrerá algumas alterações a partir de 2024.
A previsão é de que seja aplicado o modelo tradicional de questões objetivas (múltipla escolha) e também uma etapa com questões discursivas mais específicas para a área de conhecimento do curso em que o estudante deseja ingressar, assim como ocorre nos vestibulares isolados, como a Fuvest.
Serão duas provas:
1° prova: Questões interdisciplinares de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o novo currículo do ensino médio. Essa prova será comum a todos os participantes e terá várias áreas de conhecimento com maior foco para português e matemática, além da redação dissertativo-argumentativa.
A prova de inglês também será integrada às outras áreas de conhecimento. Segundo o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, “Pode ter uma questão de história com o texto escrito em língua inglesa para o estudante avaliar” (Agência Brasil, 2022).
2° prova: Já na prova discursiva, o participante do Enem terá que escolher, no momento da inscrição, para qual área de conhecimento deseja realizar a prova específica, sendo elas:
- Linguagens, Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Matemática, Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Matemática, Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Ciências da natureza, Ciências humanas e sociais aplicadas.
A segunda etapa avaliará o aprendizado dos itinerários formativos, ou seja, das disciplinas optativas do ensino médio, e possuem maior proximidade com a formação específica do curso superior.
Além disso, os alunos que escolherem a eletiva de ensino técnico no Novo Ensino Médio irão participar do sistema de bonificação, ou seja, uma pontuação de bônus no momento de concorrer a vagas no ensino superior através do Enem.
O MEC ainda não publicou o edital com a confirmação de todas as mudanças previstas para 2024. Porém, em coletiva de imprensa após o Enem 2022, informou:
“A equipe do Inep hoje, já pensando na aplicação dos exames do futuro, está trabalhando na elaboração das matrizes do Enem de 2024, vinculado à BNCC. Claro que isso será aplicado em 2024, mas ainda neste ano queremos publicar o cronograma do Enem 2023, para que as pessoas possam se programar com antecedência”, disse o presidente substituto do Inep, Carlos Moren. ( Agência Brasil, nov 2022).
No momento não tem nenhuma confirmação de mudança para o Enem 2024 e no momento, são apenas informações prévias.
Em breve, a partir de novas atualizações, o ProEnem irá divulgar mais informações sobre o Novo Enem aqui no Blog.😉