Estamos no início do ano, mas a preparação para o Enem precisa começar agora para que as suas chances de aprovação sejam maiores. Uma boa preparação e, principalmente, antecipada faz toda diferença na hora da prova.
O Proenem foi buscar as principais dificuldades para você estudar para o Enem e como enfrentar esses desafios a fim de você ter sucesso na sua jornada.
1 - Falta de concentração
Para quem estuda, a capacidade de se concentrar é fundamental. Mas apesar de ser importante, manter a concentração nem sempre é fácil. No mundo de hoje, conseguir se concentrar é um desafio. São muitas situações que aparecem para nos distrair. O celular e as redes sociais lideram o ranking de ferramentas responsáveis pelas distrações.
Como resolver ou minimizar a dificuldade de concentração?
O Proenem separou algumas dicas de ouro para você!
1.1 - Fechar a porta do seu quarto, e usar uma plaquinha de “não perturbe” para avisar outras pessoas que morem com você que você está concentrado; Caso você não tenha um espaço só para você, utilize fones de ouvido para evitar os ruídos externos.
1.2 - Deixe o seu celular fora do seu ambiente de estudo. Estabeleça um intervalo para olhar as notificações e um tempo limite para responder as mensagens, caso seja necessário. Por exemplo: a cada 50 minutos de estudo, você faz uma pausa de 10 minutos para olhar o celular, beber água, ir ao banheiro e fazer algo que distraia a mente.
1.3 - Separe um tempo de 10 minutos antes de começar seus estudos para fazer o que gosta, por exemplo: olhar as redes sociais.
2 - Dificuldade em organizar todo o conteúdo do Edital
Sabemos que o edital do Enem é extenso. São muitas matérias e cada matéria exige um nível de preparação alto e uma grande quantidade de tópicos para cada uma delas. É normal entrar em desespero, sem saber por onde começar e o que estudar.
Como resolver?
Para isso, existe o Plano de Estudos. Esse recurso é uma ferramenta indispensável para se obter sucesso e conseguir estudar tudo dentro do tempo disponível e se dedicar ao que realmente é importante.

3 - Falta de foco
Você tem um objetivo. Ter isso em mente é indispensável para manter o foco nos estudos. Não deixar que situações te desvie desse foco, por exemplo: sair com amigos, assistir séries… Tudo isso é importante e também faz parte da preparação, mas no momento certo. Por isso, estabeleça um tempo de estudo de por dia e o conteúdo a ser estudado. Dessa forma, depois do objetivo atingido, você pode ter seu momento de lazer.
Como resolver?
3.1 - Tenha uma rotina.
Seguir uma rotina é a melhor maneira de conseguir estudar, cumprir o cronograma estabelecido e não se atrapalhar com os seus horários. Tenha um horário para acordar, dormir, começar e terminar suas tarefas e estudar. Um dia organizado faz toda diferença.
3.2 Fazer uma lista de tarefas e ir marcando o que já fez;
Tenha uma lista com um check-list de tudo que você precisa fazer, coloque horários para fazê-las e cumpra esses horários. Marque as tarefas que já foram cumpridas para não se perder e ter claro o que ainda falta fazer.
3.3 Concentrar-se em uma atividade por vez;
Não adianta querer fazer tudo de uma vez. Se tentar fazer isso, não vai conseguir cumprir nenhuma tarefa e, se cumprir, não fará com qualidade.
4 - Conciliar tempo escolar ou trabalho com a preparação.
Sabemos que muitos alunos não só estudam, precisam trabalhar também. Além disso, os que só estudam precisam administrar o tempo da escola, provas, trabalhos, cursos. É um grande desafio conseguir fazer tudo isso e ainda se preparar para o Enem. Por isso, quanto mais cedo você começar a sua preparação, mais eficácia você terá.
Como resolver?
O ProEnem possui um plano de estudos personalizado que se adequa ao seu tempo disponível e a quantidade de semanas que você tem para estudar até o Enem. Além disso, existem outras dicas fundamentais.

4.1 - Se você chega cansado do trabalho e não consegue estudar na parte da noite, experimente dormir mais cedo e acordar mais cedo. Ao chegar do trabalho, tome um banho, relaxe, jante e se programe para dormir antes das 21h. Coloque o telefone para despertar às 4h, por exemplo, e estude até a hora de se arrumar e sair. Lembrando que os horários são apenas sugestões. Você conhece a sua rotina e a melhor forma de encaixar o período de estudos.
Da mesma forma se você só estuda. Tente organizar a sua rotina e o tempo que você tem disponível para seus estudos.