A difícil escolha da profissão: o que você ama ou o que dá dinheiro?
Home » Dicas » A difícil escolha da profissão: o que você ama ou o que dá dinheiro?
Se você é estudante de ensino médio ou cursinho preparatório para o Enem, eu tenho a certeza de que já ouviu as seguintes frases no momento da escolha da profissão:
“Faça o que você ama e nunca terá que trabalhar” x “Escolha a profissão que dá dinheiro.”
Ficar entre esses dois dilemas não é nada fácil; afinal você tem que considerar as suas preferências pessoais e o mercado de trabalho.
Algumas pessoas já nascem sabendo o que querem fazer, já outras estão indecisas e angustiadas para decidir em tão pouco tempo o seu futuro com tantas opções de carreira.
Se você está em dúvida, veja as 4 dicas para escolher a sua profissão:
Autoconhecimento: faça uma reflexão sobre si mesmo e identifique quais atividades e hobbies você gosta de fazer desde a infância. Depois liste o que você lê, vê, escuta e que sempre tem aquela vontade de saber mais.
Área de interesse: nesta etapa, você vai fazer uma lista de quais matérias e conteúdos mais gosta de estudar e aquelas em que possui maior facilidade.
Pesquise sobre a profissão: identifique as matérias de que você mais gosta com as áreas do conhecimento e, depois, quais profissões fazem parte desse grupo.
Ciências Exatas e da Terra: Utiliza cálculo e lógica e compreende os cursos de matemática, probabilidade, estatística e outros.
Ciências Biológicas: Estudo da vida, incluindo os cursos de Biologia, bioquímica, farmacologia e outros.
Engenharias: Utilizam Cálculo, lógica e uso de recursos naturais para construir e criar. Inclui os cursos de engenharia civil, ambiental, elétrica e outras.
Ciências da Saúde: Diferente da Ciência Biológica, a ciência da saúde tem foco nas doenças e em diagnósticos com o curso de Medicina, Enfermagem, Odontologia e outros.
Ciências Agrárias: Mistura ciências exatas, biológicas e agronomia e é voltado para a pesquisa tecnológica e científica.
Linguística, Letras e Artes: Comunicação e expressões artísticas. Inclui o curso de letras, música, teatro, cinema.
Ciências Humanas: Comportamento, reflexões e necessidades da sociedade enquanto indivíduos. Cursos: sociologia, história, ciência política e outros.
Ciências Sociais Aplicadas: Diferente das Ciências Humanas, essa área foca nos interesses da sociedade como um todo. Cursos: direito, jornalismo, administração e outros.
Conheça a profissão: É importante que você se informe sobre a profissão escolhida, pois isso vai ajudá-lo a se preparar para a carreira. Busque por informações sobre tendências de mercado, salários e outras informações que podem ajudar a definir a sua profissão.
A escolha da profissão não precisa ser uma decisão para toda a vida; você pode mudar de opinião e escolher outro caminho, caso não se identifique. Essas dicas vão te ajudar, principalmente, a planejar a sua rotina de estudos para o Enem e, também, nos processos seletivos como o Sisu.