Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Pesquisar

Estude para o Enem totalmente grátis

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS

Cadeias e teias alimentares são formas de representar as relações entre organismos de uma comunidade. Sua representação, no entanto, pode ser complementada pelas pirâmides ecológicas.

PIRÂMIDES DE NÚMEROS

Representa a quantidade de organismos vivos em um nível trófico. Esse número demonstra quantos indivíduos são necessários para alimentar um outro nível. À medida que os níveis vão aumentando, o número de indivíduos pode diminuir ou aumentar, dependendo das características dos organismos envolvidos.

Quando a cadeia alimentar envolve a participação de organismos pequenos ou parasitas, os últimos níveis tróficos são mais numerosos; a pirâmide de números, então, fica invertida.

Veja como fica a pirâmide invertida, representada de forma plana, outra maneira de construí-la, além da forma tridimensional.

A pirâmide de número, também, pode ser indireta e direta como podemos observar na figura abaixo.

PIRÂMIDES DE BIOMASSA

Representa a quantidade de matéria orgânica desidratada presente nos seres vivos de um nível trófico. Isso implica dizer que a água e os sais minerais, por exemplo, não fazem parte dessa representação.

Como no caso das pirâmides de números, o tamanho dos níveis tróficos varia de acordo com as relações entre os organismos. Assim, é possível encontrar pirâmides com base larga e ápice estreito quando é necessário uma grande quantidade de biomassa para abastecer de energia o próximo nível trófico. Este caso está representado na figura a seguir onde o capim representa os produtores e a coruja representa um consumidor quaternário.

No entanto, é comum notarmos pirâmides invertidas em ecossistemas aquáticos. Isto ocorre pois os produtores destas comunidades são, comumente, fitoplanctônicos, como microalgas e cianobactérias. Apesar de ser formado por organismos microscópicos, o fitoplâncton contém uma grande quantidade de energia. Assim, uma pequena biomassa de produtores é capaz de suportar uma biomassa maior de consumidores primários, como representado na figura a seguir.

PIRÂMIDES DE ENERGIA

Representa a produtividade de um ecossistema, ou seja, a quantidade de energia que cada nível trófico possui.

Como discutido ao falar sobre cadeias e teias alimentares, a energia apresenta um fluxo unidirecional e sempre diminui de um nível trófico para o seguinte. Desta maneira, as pirâmides de energia são as únicas que só apresentam o formato tradicional, com a base mais larga que o topo. Analise a imagem a seguir onde são representadas as quantidades de energia necessárias para suprir cobras em uma comunidade terrestre.

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook COMO ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno