PIRÂMIDES ECOLÓGICAS
PIRÂMIDES DE NÚMEROS
Representa a quantidade de organismos vivos em um nível trófico. Esse número demonstra quantos indivíduos são necessários para alimentar um outro nível. À medida que os níveis vão aumentando, o número de indivíduos pode diminuir ou aumentar, dependendo das características dos organismos envolvidos.
Quando a cadeia alimentar envolve a participação de organismos pequenos ou parasitas, os últimos níveis tróficos são mais numerosos; a pirâmide de números, então, fica invertida.
Veja como fica a pirâmide invertida, representada de forma plana, outra maneira de construí-la, além da forma tridimensional.
A pirâmide de número, também, pode ser indireta e direta como podemos observar na figura abaixo.
PIRÂMIDES DE BIOMASSA
Representa a quantidade de matéria orgânica desidratada presente nos seres vivos de um nível trófico. Isso implica dizer que a água e os sais minerais, por exemplo, não fazem parte dessa representação.
Como no caso das pirâmides de números, o tamanho dos níveis tróficos varia de acordo com as relações entre os organismos. Assim, é possível encontrar pirâmides com base larga e ápice estreito quando é necessário uma grande quantidade de biomassa para abastecer de energia o próximo nível trófico. Este caso está representado na figura a seguir onde o capim representa os produtores e a coruja representa um consumidor quaternário.
No entanto, é comum notarmos pirâmides invertidas em ecossistemas aquáticos. Isto ocorre pois os produtores destas comunidades são, comumente, fitoplanctônicos, como microalgas e cianobactérias. Apesar de ser formado por organismos microscópicos, o fitoplâncton contém uma grande quantidade de energia. Assim, uma pequena biomassa de produtores é capaz de suportar uma biomassa maior de consumidores primários, como representado na figura a seguir.
PIRÂMIDES DE ENERGIA
Representa a produtividade de um ecossistema, ou seja, a quantidade de energia que cada nível trófico possui.
Como discutido ao falar sobre cadeias e teias alimentares, a energia apresenta um fluxo unidirecional e sempre diminui de um nível trófico para o seguinte. Desta maneira, as pirâmides de energia são as únicas que só apresentam o formato tradicional, com a base mais larga que o topo. Analise a imagem a seguir onde são representadas as quantidades de energia necessárias para suprir cobras em uma comunidade terrestre.