DNA e RNA
Aprenda tudo sobre DNA e RNA.
FUNÇÃO
DNA: Determina as características de um organismo
RNA: Intermediário na síntese de proteínas
NUCLEOTÍDEOS
São monômeros utilizados na síntese de ácidos nucléicos como DNA e RNA. Sua estrutura envolve um grupamento fosfato, uma pentose (carboidrato com cinco carbonos) e uma base nitrogenada.
BASES NITROGENADAS
Purinas: apresentam dois anéis nitrogenados e correspondem a Adenina (A) e Guanina (G)
Pirimidinas: apresentam um anel nitrogenado e correspondem a Timina (T), Uracila (U) e Citosina (C)
COMPOSIÇÃO DOS ÁCIDOS NUCLEICOS
DNA: estrutura em dupla-fita formada pela polimerização de nucleotídeos caracterizados por apresentares como pentose uma desoxirribose, e como bases nitrogenadas, adenina (A), timina (T), guanina (G) ou citosina (C)
RNA: estrutura em simples-fita formada pela polimerização de nucleotídeos caracterizados por apresentares como pentose uma ribose, e como bases nitrogenadas, adenina (A), uracila (U), guanina (G) ou citosina (C)
POLIMERIZAÇÃO
A união de nucleotídeos na formação de uma fita de DNA ou de RNA envolve ligações fosfodiéster entre o a hidroxila (OH) presente no carbono 3’da pentose de um nucleotídeo e o fosfato de outro nucleotídeo.
A enzima responsável por catalisar esta reação na síntese de fitas de DNA é conhecida como DNA Polimerase. Na síntese de moléculas de RNA, a enzima responsável é a RNA Polimerase.
PARAMENTO DE BASES NITROGENADAS
Segundo a Regra de Chargaff, Adeninas pareiam-se com Timinas (ou Uracilas) através de duas pontes de hidrogênio, enquanto Guaninas pareiam-se com Citosinas por três pontes de hidrogênio.
COMPACTAÇÃO DO DNA
Cromatina: associação entre o DNA e proteínas histonas encontrada durante a intérfase
Eucromatina: trechos de cromatina ativa (genes ativados)
Heterocromatina: trechos de cromatina inativa (genes inativados)
Cromossomo: associação entre o DNA e proteínas histonas encontrada durante a divisão celular
CARIÓTIPO
Visualização do número e estrutura dos cromossomos durante a divisão celular. Possibilita realizar a identificação da espécie estuda e do gênero biológico do organismo.
Mulheres: 44 autossômicos + XX
Homens: 44 autossômicos + XY
A cromatina sexual (corpúsculo de Barr) corresponde à compactação parcial de um dos cromossomos X presentes em mulheres. Este fenômeno, que não ocorre em células masculinas, pode ser visualizado em células femininas mesmo durante a intérfase.
CADASTRE-SE
E receba em primeira-mão todas as novidades dos Vestibulares, Ofertas, Promoções e mais!