Estude com quem mais aprova. escolha um plano e faça parte dos milhares de alunos que são aprovados todos os anos com o Proenem
Search

Estude para o Enem totalmente grátis

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS I

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS I

Os seres vivos retiram constantemente do ambiente os elementos químicos de que necessitam. No entanto, ao contrário da energia, a matéria retirada do ambiente é reciclada e acaba retornando.  

Podemos dizer, portanto, que a biosfera é autossuficiente em termos de matéria, embora necessite do fornecimento constante de energia pelo Sol. É claro que tal autossuficiência não é encontrada em ecossistemas agrícolas, que necessitam, portanto, de uma constante reposição através de adubos e fertilizantes. A reciclagem dos diversos elementos químicos ocorre nos ciclos biogeoquímicos.

CICLO DO CARBONO

A maior parte do carbono do planeta encontra-se nos compostos minerais e nos depósitos orgânicos fósseis, como o carvão e o petróleo. Tal carbono pode chegar à atmosfera na forma de CO2, que é a forma utilizável pelos seres vivos. Os autotróficos fixam o COatravés da fotossíntese, permitindo a sua circulação pelos seres vivos na cadeia alimentar, o carbono retorna à atmosfera através da respiração e da decomposição de animais e vegetais após a morte. Fósseis de organismos submetidos a imensas pressões das camadas da Terra originam os depósitos orgânicos.

CICLO DO OXIGÊNIO

A presença de oxigênio na forma molecular (O2), que é a utilizável pela maioria dos seres vivos na respiração, depende da fotossíntese. Enquanto essa produz o O2, a respiração consome, mostrando estreita relação entre o ciclo do carbono e do oxigênio.

O oxigênio é fundamental também na formação da camada de ozônio (O3), fabricada pela ação dos raios UV sobre o oxigênio molecular. A camada de ozônio protege a biosfera contra a ação dos raios UV que, por apresentar capacidade de interação com as moléculas de DNA, pode alterá-las, provocando mutações aleatórias nos organismos vivos.

CICLO DA ÁGUA

A água é o composto inorgânico encontrado em maior quantidade nos organismos vivos e o mais abundante na biosfera. Daí a inexistência de vida, como a conhecemos, na ausência absoluta de água.

Maior parte da água encontrada na biosfera localiza-se nos oceanos. Esta água, e as demais encontradas nas superfícies líquidas, como mares, rios, lagos e partes úmidas da crosta terrestre, sofre evaporação constante graças à energia solar, passando à atmosfera na forma de vapor. Este, por resfriamento, pode se condensar, formando nuvens. Pode também se precipitar na forma líquida, como chuva ou neblina, ou na forma sólida como neve ou granizo. De uma forma ou de outra, a água retorna aos continentes e oceanos.

A água que volta aos continentes pode se infiltrar no solo, renovando os lençóis subterrâneos ou freáticos, que constituem reservatórios disponíveis para os vegetais terrestres. Parte dessa água é absorvida pelo vegetal e devolvida à atmosfera, pela evapotranspiração, ou pode mais uma vez se evaporar diretamente do solo.

Os organismos vivos, animais e vegetais, entram no ciclo da água em diversos pontos. Parte da água continental é usada pelos seres vivos direta ou indiretamente. Os vegetais absorvem a água diretamente do solo pelas suas raízes. Uma porção dessa água é devolvida à atmosfera pela transpiração, gutação ou respiração. Outra porção é utilizada nos fenômenos biológicos, como a fotossíntese.

Os animais podem ingerir a água direta ou indiretamente, quando se alimentam de plantas ou de outros animais. A água absorvida pelos animais é devolvida à atmosfera pela transpiração, micção, respiração e pelas fezes. A água retida nos tecidos animais e vegetais retorna ao meio quando eles morrem, pela ação dos decompositores.

As águas dos rios, lagos e oceanos retornam à atmosfera pela evaporação.

Quer aquele empurrãozinho a mais para seu sucesso?

Baixe agora o Ebook COMO ORGANIZAR OS SEUS ESTUDOS, gratuitamente!

Precisando de ajuda?

Entre em contato agora

👋E aí, ProAluno! Em que posso te ajudar?
Central de Vendas Central do Aluno